TCC - Letras - Artes e Mediação Cultural
URI Permanente para esta coleção
ILAACH - Centro de Letras e Artes - Bacharelado em Letras
Navegar
Navegando TCC - Letras - Artes e Mediação Cultural por Assunto "Biblioteca"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora(2019) Farias, Lais Dias de; Cortez, MarianaO objetivo principal deste trabalho é relatar e refletir sobre o processo de mediação de leitura literária realizado na biblioteca do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, localizado no bairro Vila C Nova, em Foz do Iguaçu, durante o contraturno escolar com o intuito de demonstrar a prática literária da perspectiva da própria mediadora, ademais das problemáticas e dos avanços enfrentados nos momentos de negociações de ações e saberes. Para tanto, optou-se pela pesquisa participativa (pesquisa-ação) com a metodologia da etnografia, ou seja, por meio dos relatos das atividades realizadas faremos uma análise, que busca conciliar teorias sobre a leitura, a mediação e suas práticas e a recepção do leitor, dando ênfase à concepção de literatura como um direito inalienável do cidadão, como propõe Candido (1988), e a arte como possibilidade de conhecer-se, conhecendo o outro Petit (2009) (HIRSCHMAN, 2011). Assim, execução do projeto de mediação de leitura que realizamos visa ter importância tanto prática quanto teórica, para contribuir com comunidade local de maneira objetiva, empreendendo práticas de mediação de leitura na biblioteca escolar, mas também para o campo da pesquisa a respeito da mediação de leitura na região.