TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química
URI Permanente para esta coleção
ILACVN - Centro de Ciências da Natureza - Licenciatura em Ciências da Natureza
Navegar
Navegando TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química por Assunto "Ação docente"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino da Física numa perspectiva interdisciplinar: Teoria e prática(2016-12-15) Oliveira, Ana Maria Correa de; Fernandes, Catarina CostaEsta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino da física numa perspectiva interdisciplinar propondo uma reflexão sobre a prática docente e a concepção/visão do professor acerca do ensino da Física. Pensar em interdisciplinaridade exige desacomodação e comprometimento do conhecimento, uma vez que ela deve ir além da mera justaposição de disciplinas, ou seja, ser o eixo integrador das disciplinas nos diferentes saberes e nas diferentes áreas do conhecimento, possibilitando relacioná-las com a realidade do educando, minimizando assim os efeitos da compartimentalização. A prática interdisciplinar no ensino da física pressupõe mudança em toda a estruturação de educação, uma vez que ela substitui a concepção fragmentada, unitária do ser humano; vendo-o como energia ativa, ser complexo e único, que une e interage em sociedade, sentindo as interferências de outras culturas ou gerações. Com o pressuposto de que existem representações sociais dos atores envolvidos com a avaliação escolar e tomando como referencial teórico e metodológico a Teoria das Representações Sociais, iniciada por Serge Moscovici, buscou-se conhecer, através do discurso de quatro professores de física. Os resultados das análises indicam que os professores de Física entrevistados procuram articular sua prática com os desafios da atualidade e que se preocupam também em desenvolver uma ação docente de qualidade, entretanto admitem que tem dificuldade no ensino de física devido a falta de pré requisitos trazidos pelo alunos, mas procuram trabalhar em sala de aula de forma completa mobilizada principalmente pelas questões do cotidiano para que os alunos consigam entender.