Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: Imaginários e Culturas Latino-Americanas por Autor "Diniz, Alai Garcia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Murro em ponta de faca: o teatro como denúnica e enfrentamento(2017-10) Gomes, Gislaine; Diniz, Alai GarciaAugusto Boal, teatrólogo brasileiro, contribuiu para que a dramaturgia tivesse uma nova configuração, o que lhe trouxe, além de reconhecimento, enfrentamentos por parte da parcela social que se via em posição de desvantagem, sob quebras ideológicas, propostas do Teatro do Oprimido, desenvolvidas em território nacional. Uma das consequências, e provavelmente a mais significativa, foi o exílio enfrentado por Boal, caracterizado como oportunidade de disseminação de sua estética ao redor do mundo, cruzando fronteiras geográficas e discursivas que puderam romper com paradigmas e pensamentos de sociedades opressoras. Murro em ponta de faca (1978) é uma das peças escritas por Boal que exemplificam a experiência do exílio, a complexidade da liberdade ideológica e os enfrentamentos a favor da defesa da pátria em períodos de ditadura e forte repressão em diferentes espaços e contextos, inclusive latino-americanos. Esta análise terá como objetivo a compreensão do processo de escrita de identidade e ruptura presente da peça em relação a relatos de experiências vividas pelo escritor em seus anos de exílio e propagação do Teatro do Oprimido dentro e fora da América Latina