I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila "Conhecer e Transformar"
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila "Conhecer e Transformar" por Autor "Alonso Marichal, Rodrigo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item América Latina: Formando uma Consciência Integracionista(2012-06-05) Oliveira, Karina Fernandes de; Oliveira, Adelmo Laurentino de; Lima Pérez, Keren Cris; Alonso Marichal, Rodrigo; Souza, Nilson Araújo de“Formando uma consciência integracionista” é um projeto que consiste em levar à comunidade a visão de uma necessidade histórica da integração latino-americana. Assim, a partir de noções básicas de história, geografia, política e economia, foram discutidos os métodos de integração latino-americana baseados na cooperação. No primeiro mês de trabalho, realizou-se a preparação dos integrantes do projeto com o material bibliográfico para introdução ao tema da integração latino-americana. Posteriormente, foi feito o contato com a coordenação pedagógica e os professores do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, onde o projeto está sendo implementado. Neste contato, o projeto foi apresentado, com o respectivo cronograma e suas perspectivas. Terminada esta primeira fase, começaram-se as preparações das aulas, oportunidade em que os integrantes estudaram o tema de cada aula específica. Logo depois, realizaram-se reuniões para intercambiar o conteúdo estudado. A seguir, preparava-se o material da aula, o qual tem sido entregue antes ou durante a aula para os estudantes. Terminado este processo, preparavam-se as aulas coletivamente. Após a preparação de cada aula, entrava-se em contato com a coordenação pedagógica do colégio para que esta marcasse uma data para ministrá-la. Foram dadas quatro aulas, durante as quais não somente apresentava-se o material elaborado, mas também apresentava-se o conteúdo por meio de aulas expositivas com uma certa variedade entre elas. Houve aulas com música, imagens, jogos e questionários individuais. Além das aulas no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, os integrantes do projeto o apresentaram no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) e se enviou um resumo para o Congresso do Congresso de Cultura e Educação para Integração da América-Latina(CEPIAL), esperando-se apresentar no mês de julho de 2012. Dentre os resultados alcançados, destaca-se o primeiro contato dos estudantes do Terceiro Grau (Magistério) do Colégio Estadual Barão do Rio Branco com uma temática nova e ausente em suas grades curriculares: a questão da América Latina como um todo, a construção histórica de sua condição de região periférica e dependente e o problema da integração entre os países que a conformam. Relacionado ao anterior, visualizamos uma formação de consciência por parte dos alunos a respeito da importância da temática para nossos povos. Quanto à equipe de bolsistas e voluntários, identificamos um aumento importante na interação com a temática da América Latina, assim como uma aprendizagem no terreno pedagógico derivada do próprio exercício de preparar os conteúdos e ministrar as aulas. Analisando em perspectiva, outro saldo registrado foi a própria experiência, no sentido de que se desenvolveu um projeto-piloto que será replicado e melhorado para futuros colégios e um número maior de países. Logrou-se também reunir materiais didáticos que servirão como insumo para próximos projetos. Por fim, acreditamos haver contribuído para uma maior aproximação entre a UNILA e a comunidade na qual se insere.Item Una caracterización del neoliberalismo en Venezuela(2012-06-05) Alonso Marichal, Rodrigo; Souza, Nilson Araújo deLa mayoría de los países latinoamericanos en el último tercio del Siglo XX atravesaron la llamada etapa neoliberal. Los resultados fueron unas economías desindustrializadas, altos niveles de pobreza, desem - pleo, mayor desigualdad y Estados desarmados en sus potestades interventoras sobre la economía. En este trabajo tenemos por objetivo central caracterizar el período neoliberal transitado por la República Boliva - riana de Venezuela. El mismo se realiza a partir de una metodología que integra elementos de las teoría de internacionalización del capital, del padrón de reproducción capitalista y de la dependencia. Se toma en cuenta los grandes ciclos de la economía mundial y el impacto que estos tienen para nuestro continen - te. Las herramientas de la investigación son la consulta de bibliografía especializada, el relevamiento in - formativo en diversas instituciones de investigación y gubernamentales y la realización de entrevistas a agentes relevantes. Si bien el neoliberalismo fue un proceso de dimensión continental en América Latina y por tanto la enorme mayoría de los países lo recorrieron bajo un patrón similar, las especificidades de cada territorio implican la concreción específica y diferenciada en cada uno de éstos. Los niveles de in - dustrialización alcanzados en la etapa anterior a la neoliberal, la dinámica del proceso de transición al ne - oliberalismo, la existencia de una matriz productiva particular, por ejemplo com fuerte presencia de la in - dustria petrolera como es el caso venezolano, las características de la estructura de clases y la forma de in - serción internacional de cada país le impusieron características propias al desarrollo del modelo en cada territorio.