TCC - Matemática - Licenciatura
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ILACVN - Centro de Ciências da Natureza - Licenciatura em Matemática
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Navegando TCC - Matemática - Licenciatura por Autor "Orientação"
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Item Uma Análise Matemática do Quadro Melancolia I, de Albrecht Dürer(2022) Ferreira, Micaelli T.; OrientaçãoEste trabalho tem como objetivo compreender o conhecimento matemático presente no quadro Melancolia I (1514), do artista alemão Albrecht Dürer (1471-1528). Para isso, analisamos a obra através da teia dos importantes movimentos que ocorreram na época e que influenciaram a vida do autor, como o Renascimento, a Reforma Protestante e o debate acerca do humor melancolia, vinculando estas ideias com a matemática. Para tal análise foi necessário buscar referências nos escritos de Erwin Panofsky sobre iconografia e iconologia, tendo como base os três níveis por ele estipulados: descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e interpretação iconológica. Desta forma, foi possível compreender, ainda que de forma sugestiva, como a matemática - com elementos que carregam significados além da própria matemática e que integram diversos espectros da realidade - constitui uma relação íntegra com a vida e obra do autor e uma ferramenta para a sua produção artística.Item A Docência, o Ensino da Matemática e o Período Pandêmico entre 2020 e 2022: Fatores que Refletem na Precariedade Educacional(2022) Angeli, Luciane Schllemer; OrientaçãoEste trabalho pretende abordar a docência de matemática, bem como o processo de ensino e aprendizagem da mesma a partir das metodologias utilizadas, buscando demonstrar que falta de formação dos professores aliada a falta de infraestrutura estão prejudicando o processo de ensino e aprendizagem de matemática, refletindo nos resultados de indicadores educacionais como o Ideb e o Saeb que demonstram que o nível de conhecimento adequado dos estudantes brasileiros em matemática está muito longe do ideal. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a bibliográfica, com leitura de artigos, reportagens, livros e legislações relacionadas ao tema proposto. A pandemia de COVID-19 trouxe como aprendizado aos educadores bem como aos governos que a educação brasileira não está preparada para metodologias ativas, uso de tecnologias e para ensino remoto, a distância. O ensino remoto refletiu uma realidade que os professores já conheciam em sala de aula: a desmotivação dos alunos, aliado com questões sociais como a falta de recursos tecnológicos que os possibilite de enxergar os conteúdos de outras maneiras faz que o processo de ensino e aprendizagem fique muito prejudicado.Item Um Estudo sobre os Sistemas de Numeração e a Base Duodecimal(2022) Schrippe, Bianca Lais; OrientaçãoA necessidade da contagem é um processo histórico indispensável à organização da vida humana na sociedade. Antigamente, vários grupos possuíam um sistema de numeração próprio. Desde meados do século XVI, adotou-se o sistema Hindu-Arábico de base decimal como ferramenta política facilitadora entre a comunicação social, sendo padrão aos sistemas de numeração. O sistema foi construído, aperfeiçoando estruturas de demais sistemas. Existe um debate de que a base decimal não é necessariamente a base mais facilitadora de ensino, mas sim a base duodecimal. E o objetivo central do trabalho é apresentar a vertente desta base duodecimal como contribuinte ao ensino da matemática. A pesquisa foi realizada sob referencial bibliográfico, tendo caráter exploratório e qualitativo, além de buscar a compreensão do funcionamento do sistema de numeração Mesopotâmico e Egípcio. Sendo a matemática uma ciência que se desenvolve pela e a partir da sociedade, não se invalida a possibilidade de mudanças, mas tão pouco se faz necessário haver essa troca.Item Geometria e Óptica no Primeiro Livro do Tratado da Pintura de Leon Battista Alberti(2022) Barbosa, Midiã; OrientaçãoO tratado “Da Pintura”, de Leon Battista Alberti, é compreendido por nós como um código de linguagem que limita o que pode ser dito e torna possível a mensagem. Partindo desse ponto, orientamos a investigação de modo a privilegiar o contexto de elaboração do tratado albertiano. Ainda, reconhecendo a coexistência da perspectiva naturalis e da perspectiva artificiales, interpretamos o tratado “Da Pintura” como um elo entre os saberes práticos e teóricos compartilhados por geômetras e artífices na Itália do século XV. Desse modo, a presente pesquisa objetivou reconhecer o vínculo entre a pintura, geometria e a óptica euclidiana. Discutimos ainda o emprego, pelo tratadista, dos conceitos geométricos que constituem a pirâmide visual e definem a pintura enquanto intersecção da mesma, considerando que Alberti permeia a perspectiva naturalis com sua prática artística. Ao mesmo tempo, tratamos de seu questionamento acerca do método compartilhado entre os artífices para a construção das transversais no plano da pintura, bem como do estabelecimento de seu próprio método. Alberti, demonstrando como procede enquanto pinta, configura-se em agente transformador e transmissor do saber em questão.Item Logaritmos: uma Abordagem Histórico-Pedagógica(2022) Santos, André Marques dos; OrientaçãoEste trabalho é parte de uma investigação realizada junto ao Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM) e tem como objetivo apresentar uma discussão sobre logaritmos levando em consideração seus aspectos histórico e pedagógico. Para tanto, foi realizada uma atividade de logaritmos, com cinco itens de exercícios sob uma perspectiva histórica e para compor a discussão utilizamos um conjunto de literaturas selecionadas referentes ao tema, bem como o uso da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC). Como parte dos resultados, temos que a resolução/discussão da atividade pode possibilitar uma compreensão mais clara e ampliada a respeito dos conceitos de logaritmos, por permitir fazer correlações entre conceitos e propriedades com progressões aritméticas (pa) e progressões geométricas (pg), que até então nos pareciam desconexos. Consideramos a história da matemática mais que um complemento ou motivador para as aulas matemática, trata-se de um potencial pedagógicos para o uso em sala de aula.Item Sobre a Métrica de Funk no Plano Cartesiano: Modelando um Problema de Navegação(2022) Moyses, Junior Rodrigues; Orientação; Chávez, Newton Mayer SolórzanoNeste trabalho, abordamos um problema de navegação de Zermelo no plano, onde foram consideradas presentes forças externas (como vento ou correnteza) concêntricas e simétricas. Este problema físico foi transformado num problema geométrico bidimensional, onde um disco aberto unitário centrado na origem do plano cartesiano foi munido de uma métrica de Randers, denominada “métrica de Funk sobre o disco unitário”, na qual obtivemos uma distância não simétrica, portanto não euclidiana. Caracterizamos as circunferências nesta nova geometria construída e, logo, obtivemos fórmulas para as distâncias de ponto a ponto, de ponto a reta, de reta a ponto e entre retas.Item Teoremas do Ponto Fixo de Banach e de Brouwer(2022) Souza, Eduardo Felipe; OrientaçãoEste trabalho tem como objetivo estudar dois teoremas clássicos da teoria do ponto fixo e algumas de suas aplicações. O Teorema de Banach assegura que toda contração contínua de um espaço métrico completo em si mesmo admite um único ponto fixo e o Teorema de Brouwer que afirma a existência de ao menos um ponto fixo de uma aplicação contínua com domínio e contra-domínio na bola fechada unitária n-dimensional.