Ensino de História e América Latina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de História e América Latina por Autor "Alparone, Rafaella Barbosa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio(2022) Alparone, Rafaella Barbosa; Franzi, Juliana; Fiorotti, Cíntia; OrientaçãoA implementação do Novo Ensino Médio e da BNCC são duas mudanças resultantes de um mesmo processo de ampliação de políticas neoliberais no campo educacional em curso atualmente, porém, este ainda é um campo em disputa. Há amplos debates entre os profissionais de educação que acompanham e questionam este processo, apontando, continuamente, os erros e as consequências futuras para o desmonte da educação pública no país. O objetivo da pesquisa é investigar o posicionamento das entidades representativas dos profissionais de educação, com foco no estado do Rio de Janeiro, incluindo ainda as principais entidades nacionais. Assim, a investigação se faz por meio do levantamento de manifestos, notas e registros da promoção de debates em formação continuada, publicados e realizados com o intuito de se posicionarem e colocarem em pauta a execução da reforma educacional. Os agentes envolvidos na implementação se situam em diversos campos, favoráveis ou não a ela. Essa pesquisa busca apresentar e analisar parte destas discussões, de modo que sejam melhor observados os processos envolvidos em tal etapa de materialização do currículo no dia a dia das escolas.