Humanidades - Artigos científicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Humanidades - Artigos científicos por Autor "André, Tamara Cardoso"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A implantação do registro de classe online (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades(2017-10) Scherer, Danielle Severo; Silva, Luciane Cristina; André, Tamara CardosoO presente artigo versa sobre a implantação do Registro de Classe Online (RCO), em um Colégio Estadual, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um sistema informatizado que permite aos professores realizarem os registros de frequência, conteúdos e avaliações de forma online substituindo o tradicional Livro de Registro de Classe impresso. Esse sistema foi desenvolvido a partir de 2012 por uma comissão formada pelos departamentos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná-SEED e CELEPAR. Em 2013 foi implantado em 16 escolas piloto no Paraná e em 2016 iniciou a implantação gradativa neste município. Aponta os benefícios e a otimização que o ambiente virtual disponibiliza neste sistema de Registro de Classe. Suas funções facilitam o acesso aos dados sobre a vida escolar dos estudantes aos demais dados referentes ao funcionamento e a organização didático e pedagógica estabelecendo contraponto com as dificuldades de manejo do programa pelos docentes. Analisa os desafios encontrados, refletindo sobre as possíveis causas e soluções para esta problemática com vistas à melhoria de utilização deste recurso. Os subsídios necessários à pesquisa foram obtidos pela revisão de literatura, pesquisa de campo e da análise dos dados pesquisados. Para tanto, valeu-se de aportes teóricos que tratam da temática, bem como de questionário investigativo, a fim de obter os resultados apresentados por meio de gráficos. As entrevistas foram realizadas com diretores das escolas onde foi implantada a tecnologia RCO. Os resultados que poderão auxiliar os usuários do sistema e ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria e ajustes das ferramentas.