PPGIELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos
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Navegando PPGIELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos por Autor "Arisi, Bárbara Maisonnave"
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Item De plumas a estampados: una configuración de la imagen maká(2016-05-13) Cantero Benitez, Marina Aurelia; Arisi, Bárbara MaisonnaveEste trabajo reflexiona en torno a la configuración de la imagen del indígena Maká quienes desde el inicio de relacionamiento e intercambio con la sociedad envolvente han sacado a relucir la “imagen de indio”, también han perfeccionado el trabajo manual de elaboración de piezas ornamentales como una forma de adscribirse a las transformaciones culturales, económicas y tecnológicas de los escenarios a los cuales están insertos. Los Maká originarios del Chaco Boreal pertenecen a la familia lingüística Mataco. Mediante influencia de su protector el Gral. ruso Juan Belaieff fueron trasladados en 1944 en una colonia del lado occidental de río Paraguay, en la otra orilla de la capital, Asunción. Actualmente se encuentran asentados en cuatro comunidades, todas ellas ubicadas en fronteras territoriales y desde allí se desplazan a los lugares turísticos donde comercializan piezas propias así como de otras comunidades En estos espacios los Maká configuran la escena de la fantasía, la imagen que se demanda de ellos. Del mismo modo en los eventos oficiales y folclóricos estos aparecen como referentes de lo indígena en el Paraguay ya que son los convocados a representar el componente étnico de la nación paraguaya. Dadas estas características esta investigación entiende que la producción material como la de reinterpretación de lo propio, apropiación y transformación de lo ajeno; esta elaboración de la imagen personal y colectiva responde a una demanda de la “diferencia” tanto del sector turístico como de la sociedad nacional.Item Entre o corpo cotidiano e o corpo cênico: uma perspectiva pós-colonial(2017-10-19) Simão, Marina Fazzio; Arisi, Bárbara Maisonnave; Sampaio, Juliano Casimiro de CamargoEsta pesquisa se desenvolve por meio do diálogo entre as artes cênicas, antropologia e filosofia e pretende responder à questão: o processo artístico pode ser entendido como meio de descolonização ou descolonialidade do corpo cotidiano? O debate proposto aborda os estados de corpo cotidiano e de corpo cênico. Os aspectos ligados ao corpo e suas convenções são pensados a partir das perspectivas de Greiner e Katz (2005) e Foucalt (1987). Procuro mostrar como podemos compreender o corpo como um corpo colonizado, em diálogo com a produção dos autores pós-coloniais Mignolo (2005) e Quijano (2005) e seus respectivos conceitos de descolonialidade e descolonização. Realizo uma aproximação desses conceitos com as teorias das artes cênicas com foco no corpo cênico. A discussão proposta se dá entre as teorias pós-coloniais e as do teatro de Barba (2012) e de Casimiro (2011) em relação ao corpo em estado de representação. Deste modo, busco compreender como os processos conduzidos pelos diretores citados podem (ou não) auxiliar na percepção de um corpo colonizado e descobrir se seus processos levam (ou não) à descolonização ou descolonialidade dos corpos cotidianos. Partindo da minha experiência como docente em teatro, reflito sobre os conceitos propostos por esses autores póscoloniais na prática artistico-pedagógica, a fim de pensar sobre minha prática como uma abordagem (des)colonial/colonizadora e sobre a possibilidade de um corpo mais consciente de seus automatismos.Item Examinar a consciência é a primeira lição: fatores terapêuticos do Santo Daime no norte do Paraná(2018-11) Aguiar, Rodrigo Américo; Varella, Alexandre Camera; Arisi, Bárbara MaisonnaveO Santo Daime é uma bebida sacramental que possui propriedades psicoativas e seu uso está relacionado a práticas religiosas com referências ao sagrado e ao plano espiritual. Em outros contextos essa bebida é chamada de outros nomes, o mais conhecido é Ayahuasca. Tem origem indígena entre os povos da Amazônia e no Brasil passou a ser utilizada como sacramento em diferentes cultos religiosos. Neste país seu uso está assegurado por lei somente em contexto religioso, sendo vedado outros usos, por exemplo o terapêutico. Estudos recentes indicam que a bebida apresenta um forte potencial terapêutico tendo em vista suas propriedades farmacológicas e neuroquímicas. Assim, a bebida está historicamente vinculada a práticas de cura e sanación, constituindo-se como importante elemento nas culturas dos povos e grupos que a utilizam. Com a expansão da cultura ayahuasqueira para o meio urbano e para diferentes regiões do planeta, uma discussão atual se refere ao chamado movimento de terapeutização da Ayahuasca. Trata-se da ideia de usar a bebida de forma terapêutica e não estando necessariamente vinculada ao contexto religioso. No entanto, suas características específicas se diferem dos fármacos convencionais e o uso terapêutico estaria relacionado a uma combinação de práticas e saberes de diferentes sistemas de cura. O presente estudo buscou investigar os fatores terapêuticos do uso da bebida em um grupo daimista do norte do estado do Paraná. Assim, o potencial terapêutico do Daime envolve outros fatores além das propriedades das substâncias da bebida.