I SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando I SIEPE - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão por Autor "ANDRADE, Ligia K.M."
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural"(Proex/UNILA, 2018-11-30) CAMPOS, Richard L.F.; CASTILLO, José; FARIA, Fernando Mesquita; ANDRADE, Ligia K.M.O presente curso visa promover o desenvolvimento do pensamento artístico por meio da sensibilização, reflexão e prática sobre a arte dramática. A partir da reflexão e da prática da consciência corporal por meio do desenvolvimento de alguns aspectos a serem contemplados, tais como: a expressão do corpo, a imaginação, a criatividade, a improvisação, etc, queremos promover o trabalho individual e em grupo por meio da interação, num processo dialógico consciente e crítico entre os participantes. A metodologia empregada parte da proposta triangular de Ana Mae Barbosa e da tese de doutorado de Cebulski sobre o teatro associado à perspectiva de Vygotsky como potencializadores do desenvolvimento intelectual e afetivo dos participantes. Além disto, trata-se de trabalhar os aspectos relacionados ao ensino plurilíngue e intercultural, visto que a Unila possui estes eixos norteadores de seu projeto institucional e esta diversidade está presente no cotidiano da instituição. Os resultados parciais apontam a interação entre os participantes, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao conhecimento do próprio corpo e suas potencialidades e limites e o reconhecimento do outro e da possibilidade de criação artística. Além disto, a partir da proposta de Geirola, os sujeitos buscam soluções corporais, sonoras e linguísticas desde sua própria experiência e também frente ao coletivo.Item Projeto de Extensão "UNILA e Unati em Integração"(Proex/UNILA, 2018-11-30) SANTOS, Ricardo L.; ANDRADE, Ligia K.M.Este projeto constitui uma ação de extensão que visa a integrar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) a partir de atividades culturais e artísticas e da promoção de uma série de debates sobre as questões que envolvem ambas as comunidades, tais como: cultura, educação, direitos humanos e políticas públicas, integração, acessibilidade, diversidade, diálogos e trocas de saberes intergeracional. O objetivo central é criar um espaço de discussão e compartilhamento de ideias para promover a integração e o reconhecimento de temáticas de interesse da comunidade de Foz do Iguaçu e região. A metodologia pauta-se pela teoria de Paulo Freire e da toca de saberes e diálogo entre os educandos e educadores, uma vez que os estudantes da terceira idade possuem uma aprendizagem autônoma e direcionada aos objetivos individuais. Neste sentido, a aprendizagem individual almeja a coletividade e a comunidade, num processo de (auto)descoberta do novo e daquilo que já se sabe. Os resultados parciais apontam para uma troca de experiências e saberes e uma possível melhoria na qualidade de vida e integração de ambas as universidades.Item Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"(Proex/UNILA, 2018-11-30) MARTINS, André Vitor de Lima; ASSIS, Wall; ANDRADE, Ligia K.M.O presente visa analisar os resultados da ação de extensão “Literatura e Ecocrítica na Escola III”, promovida no município de Foz do Iguaçu (Brasil) a partir da experiência realizada na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima. Partimos de uma metodologia baseada na perspectiva de ação e reflexão proposta por Paulo Freire e de um conhecimento produzido em rede por Maturana, com o objetivo de buscar, por meio das atividades de extensão na escola, favorecer a construção de uma prática reflexiva, crítica e ativa com relação ao meio ambiente e à construção significativa de conhecimento para a comunidade local. Observamos ainda de que modo a perspectiva da Ecocrítica favorece o diálogo interdisciplinar, intercultural e bilíngue a partir da relação entre os gêneros literários e as artes em geral e ainda às questões relacionadas ao meio ambiente, numa perspectica de criar novos percursos de sentido e reconfigurar o conhecimento sobre a vida na comunidade. Os resultados parciais obtidos demonstram um maior envolvimentos dos participantes no processo de ensino, sobretudo com relação às questões do meio ambiente e os fatores de agressão e depreciação dos recursos naturais acelerados pelo modo de vida da sociedade de consumo. Isto levou os participantes a se posicionarem como agentes e sujeitos de sua própria transformação, alterando as pautas do ensino ao promoverem vivências novas a partir da perspectiva do “Buen Vivir” ou “Bem Viver” e do Teko Porã, o que resultou numa vivência e entendimento das possibilidades de formas de comunhão com os seres humanos e os não humanos e o meio ambiente, numa melhoria para toda a comunidade.Item Projeto Extensão "Panambi: Poesia para crianças"(Proex/UNILA, 2018-11-30) ROJAS, Liliana E.Z.; ASSIS, Wall; ANDRADE, Ligia K.M.; QUINTEIRO, Luis CastroO projeto Panambi: poesia para crianças busca a transformação dos sujeitos por meio da poesia, da leitura, da imaginação e da criatividade. Trata-se de continuação de um trabalho desenvolvido com a atuação e participação de uma série de pessoas tanto da comunidade acadêmica quanto externa, além do público-alvo de crianças e pré-adolescentes. Este ano de 2018, a ênfase recaiu sobre a poesia e a música, com a participação da bolsista Wall Assis até julho, e a continuidade se deu com a bolsista incorporada a partir desta data, Liliana Ester Zabaleta Rojas, que já participou como bolsista do projeto e atua no campo da difusão da cultura boliviana e da língua espanhola. Os resultados obtidos apontam para um interesse e sensibilização da(o)s envolvida(o)s com a música e a poesia, sendo que se tratam de duas artes ligadas desde o início, mas que foram separadas por áreas de estudo. Outro ponto forte do projeto é a perspectiva de formar leitores no campo da literatura, e, neste ano de 2018, de também introduzi-los no universo da escrita, utilizando-se de “poéticas da oralidade” que têm na performance o seu eixo norteador, buscando ampliar o diálogo interdisciplinar entre diferentes modalidades artísticas (literatura, música, teatro, dança, cinema, etc.) e despertando a criatividade e a curiosidade, além da reflexão e crítica sobre a criação em artes e poéticas.