TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química
URI Permanente para esta coleção
ILACVN - Centro de Ciências da Natureza - Licenciatura em Ciências da Natureza
Navegar
Navegando TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química por Autor "Ferreira, Thiago Vinicius"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Investigação sobre o uso dos dispositivos móveis por professores de Química nas escolas públicas de Foz do Iguaçu (PR): realidades e desafios(2016-12-16) Ferreira, Thiago Vinicius; Porto, Maria das Graças CleophasOs constantes avanços tecnológicos obrigam a sociedade a andar em novos ritmos, neste contexto, a escola e o professor também passam a ter os seus papéis modificados pelo advento das novas tecnologias. Nesse sentido, os dispositivos móveis são os aparatos tecnológicos com maior inserção no viés escolar, pois, muitas vezes são os próprios estudantes que as inserem no contexto da escola. Neste cenário, vem se popularizando o fomento de leis e decretos com o objetivo de barrar a entrada desenfreada de tais tecnologias no âmbito da escola, promovendo uma perseguição aos dispositivos móveis e promoção de uma opinião dicotômica no interior da escola. O grande desafio da escola do século XXI está em como aliar os dispositivos móveis inseridos pelos estudantes ao planejamento do professor, com o claro objetivo de se alcançar um ensino de maior qualidade. Assim, o presente trabalho objetivou verificar o processo de inserção dos dispositivos móveis no viés do ensino de Química ancorado a estratégia do mobile learning (aprendizagem móvel), além de verificar, quais consequências às medidas legais proibitivas, como a lei estadual n°18.118, implicam na promoção do ensino de Química mediado através dos dispositivos móveis. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada com professores de Química que atuam nas escolas da rede pública estadual da cidade de Foz do Iguaçu, do Estado do Paraná. Através dos instrumentos de coleta de dados, foi possível verificar que a inserção dos dispositivos móveis no ensino de Química é utópica, pois, os professores apresentam muitas dificuldades e desconhecimento sobre o tema. As atividades pedagógicas promovidas dentro ou fora do contexto escolar que utilizam o suporte dos dispositivos móveis são pouco significativas aos alunos e por não fazerem sentido aos mesmos, os dispositivos móveis acabam sendo utilizados para outros fins não pedagógicos. Sobre as implicações da lei estadual n°18.118, se verificou um grande desconhecimento sobre a mesma, o que caracterizou que não há implicações diretas da lei no trabalho pedagógico do professor de Química. Ainda se verificou um grande interesse por parte dos professores participantes da pesquisa por cursos de formação continuada ou materiais didáticos que os auxilie na inserção de tais tecnologias no âmbito de sua área do saber.