TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química
URI Permanente para esta coleção
ILACVN - Centro de Ciências da Natureza - Licenciatura em Ciências da Natureza
Navegar
Navegando TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química por Autor "Fellini, Dinéia Ghizzo Neto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino das Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química no Ensino Médio: um estudo a partir da “visão” dos estudantes dos 3 os anos, surdos e ouvintes, em relação a questão de conteúdo, estrutura física, materiais pedagógicos e da metodologia(2017-07-18) Silva, Lucas Mateus Felipe da Silva; Fellini, Dinéia Ghizzo NetoO desafio atual imposto à escola, baseia-se no discurso da inclusão, atribuindo ao contexto escolar, espaço de acolhimento às diferenças e o direito de todos à uma educação de qualidade, do qual a instituição e todos que dela fazem parte, adaptem-se as particularidades de todos os estudantes, respeitando à todos independente de suas condições físicas, psíquicas, econômicas ou culturais. Observa-se que muitas pesquisas têm demonstrado que a comunidade surda tem conquistado seu espaço, e na escolarização, esses sujeitos tem comprovado competências acadêmicas que vão além do desempenho de muitos estudantes ouvintes, apesar da limitação auditiva dos mesmos. Diante destas perspectivas, o objetivo desta pesquisa foi investigar como se constitui o ensino das disciplinas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), aplicado à turmas de Ensino Médio onde estudantes surdos estão matriculados, considerando portanto, a visão dos discentes dessas turmas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracteriza-se, portanto, por um estudo teórico e prático, do qual o aporte teórico contribuiu significativamente para o levantamento de dados, bem como, para a apresentação e discussão dos resultados, cujo o método de abordagem de investigação, foi um estudo de campo. Para responder o problema da pesquisa, foi aplicado um questionário aos estudantes surdos e ouvintes dos 3os anos do Ensino Médio do Colégio Estadual de codinome Hellen Keller, situado na cidade de Foz do Iguaçu, resultando como amostra dessa pesquisa, um total de 38 estudantes. Entre as questões levantadas, destaca-se aspectos relacionados as metodologias e estratégias utilizadas pelos docentes para o ensino das disciplinas. Observou-se que os professores ainda se utilizam de práticas tradicionais de ensino, não levando em consideração atividades adaptadas para surdos, nem tão pouco o uso de estratégias visuais no processo ensino aprendizagem. Denota-se que uso de recursos didáticos diferenciados não beneficiam somente o aprendizado dos estudantes surdos, mas também dos estudantes ouvintes e que atividades práticas contribuem para a abstração dos conceitos científicos aplicados na área de Ciências da Natureza, portanto, são edificantes e necessários.Item O Ensino de Física na Educação Inclusiva: um estudo sobre as metodologias e estratégias utilizadas pelos professores da disciplina frente à presença de alunos surdos em sala de aula(UNILA, 2017-09) Lima, Marciana Kotz de; Fellini, Dinéia Ghizzo NetoEste trabalho teve por objetivo analisar quais metodologias e estratégias de ensino, os professores da disciplina de Física utilizam em sala de aula frente a presença de alunos surdos inclusos no Ensino Médio, na rede regular de ensino. Por se tratar de um tema ainda pouco investigado e considerando que as escolas que atendem exclusivamente alunos surdos são ambientes conhecidos por poucos, a opinião desses profissionais adquire maior importância, permitindo-nos uma incursão nessa realidade incógnita. Diante da política de inclusão atualmente defendida e objetivando a inserção do aluno surdo na escola regular, coloca-se como fundamental, o conhecimento que os professores tem a respeito das limitações e potencialidades de seus alunos, bem como, das suas necessidades para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, tomando como prioridade, neste caso em especifico, a sua prática pedagógica. Embora, acredita-se que a presença do TILS nas situações de ensino-aprendizagem é o fator mais importante, pois é por meio deste profissional que ocorre a maioria das interações em sala de aula, apenas a presença do mesmo em sala não é o suficiente para que o aluno surdo aprenda, afinal, entende-se que este profissional é responsável apenas pela mediação da comunicação e não pelo ensino propriamente dito. Diante dessas circunstancias, desenvolveu-se uma pesquisa de campo e abordagem qualitativa, onde a coleta de dados ocorreu em quatro colégios estaduais pertencentes ao Núcleo Regional de Foz do Iguaçu que apresentaram alunos surdos matriculados no Ensino Médio no ano de 2017. Foram realizadas cinco observações das aulas de física e a aplicação de um questionário aos professores da disciplina de Física desses colégios, amostra dessa pesquisa. Caracteriza-se por ser um estudo teórico e prático, cuja fundamentação teórica baseia-se em autores como Sacks (1989), Goldfeld (1997), Lacerda (2007; 2011), Quadros (2004), entre outros que abordam a questão da inclusão de alunos surdos. Ficou evidente que muitos são os fatores que contribuem para a segregação dos surdos no contexto inclusivo, desde a falta de materiais pedagógicos, a falta de profissionais Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, a falta de metodologias diferenciadas de ensino, o desconhecimento a respeito da surdez e da língua, entre outros aspectos