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HUELLAS DEL OCTUBRE NEGRO: MEMÓRIAS DE LA GUERRA DEL GAS (2003) EN LA CIUDAD DE EL ALTO, BOLIVIA
(2023) Carol Salluco Tenorio; Orientação
As a conflict that crossed the political, social, and temporal boundaries of an entire territory, the so-called "Gas War" in the city of El Alto in 2003 has become a singular event in Bolivia's collective memory. El Alto, a city with a large indigenous population from different parts of the country, was deeply affected by this event. Given the extreme circumstances in which they found themselves involved, the inhabitants of the city created a set of strategies of attachment and rebellion which, as in the case of the Water War in Cochabamba three years earlier, reconfigured the history and direction of the country. Based on the social memory of this historical episode, this study explores the social context of its outbreak; the ideological-cultural strategies of the revolts; the testimony of some of the people directly involved in the events, as well as some of the resulting cultural productions, particularly linked to popular music, the journalistic chronicle and the theater. Interweaving memory, history, testimony and art, the research draws on texts by Silvia Cusicanqui Rivera, Luis Tapia Melia, Walter Benjamin, Georges Didi-Huberman, René Zavaleta Mercado, Álvaro García Linera, Xavier Albó, among others, to create a mnemonic archive of voices, images and artistic expressions about the event. With this, we hope to contribute to the study of Latin American cultural memory, especially regarding the constant clashes between the colonial-capitalist past-present and popular attempts to build a fairer society and collective well-being. Key words: social memory; Gas War; social movements; cultural resonances.
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A migração haitiana no brasil entre alienação de trabalho e integração sociocultural: caso de Caçador-SC 2015-2024.
(2024) Honneur, Fritznel
O presente trabalho de pesquisa sobre a migração haitiana em Caçador-SC, é um conjunto de reflexões sobre a integração sociocultural e a alienação do trabalho desenvolvido por Karl Marx em relação às questões salarial, capital e de trabalho. É uma mirada sobre a migração como um fenômeno social total ligado ao sistema economia-mundo capitalista na contemporaneidade. O objetivo deste trabalho é mostrar o processo de inserção do ser haitiano nesta cidade do interior do Estado de Santa Catarina, onde o mercado de trabalho se torna um espaço de acolhimento e ao mesmo tempo um lugar de alienação que priva o migrante das outras perspectivas de inserção. De fato, é um trabalho que mostra como a migração sul-sul e a migração sul-norte se insere na mesma dinâmica, onde o ser em mobilidade é um ser que está procurando mais possibilidade de estabilidade econômica possível. Assim, destacamos que o migrante haitiano é um corpo-fronteira que vende a única coisa que possui que é sua força de trabalho. Para realizar o trabalho utilizamos a autoetnografia e a etnografia como metodologia antropológica, para entender melhor as dinâmicas de integração sociocultural da diáspora haitiana na cidade de Caçador-SC de 2015 até 2024. Além de observar o contexto histórico do Brasil em relação às questões étnico-raciais e de gênero, que esta migração enfrenta. Conseguimos concluir este trabalho com a ideia de que a divisão internacional de trabalho cria o centro atrativo e a periferia repulsiva. Assim sendo, os migrantes haitianos se integram no mercado de trabalho, portanto criaram seus próprios espaços de integração sociocultural onde a língua materna se impõe.
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Movimento pró-cultura lixo zero na América Latina - uma pesquisa-participante.
(2024) Soares, Fatima Auxiliadora Langbeck
O surgimento do conceito de Zero Waste ou Desperdício Zero ou, ainda, Lixo/Resíduo Zero marca um ponto de destaque na história da conscientização ambiental e na busca por soluções sustentáveis para a problemática da geração, gestão e destinação dos resíduos sólidos. Embora não haja um marco temporal preciso para o início do movimento Desperdício Zero, suas raízes podem ser observadas nas décadas de 1970 e 1980, quando surgiram as primeiras discussões sobre a necessidade de reduzir o desperdício e repensar os padrões de consumo. A gestão dos resíduos constitui um dos maiores desafios para a sustentabilidade em países da América Latina e Caribe (ALC), com destaque para a fronteira trinacional no Sul do Brasil. A região, caracterizada pela convergência entre Brasil, Paraguai e Argentina, enfrenta desafios ambientais relacionados à gestão de resíduos devido à densidade populacional, à atual aplicabilidade do sistema de gerenciamento de resíduo urbano, à lenta propagação de uma educação ambiental efetiva e a uma infraestrutura compartilhada limitada. Esta pesquisa é motivada pelo sentido de urgência em encontrar soluções ou amenizantes sustentáveis para a crise de resíduos que assola diversos pontos do globo. A aplicação do conceito Zero Waste/ Desperdício Zero na América Latina pode ter impacto na redução do desperdício, na mitigação da poluição e na melhoria da qualidade de vida da população, além de representar incremento de renda para os setores mais marginalizados da sociedade. A relevância e originalidade da pesquisa residem no fato de que ela aborda uma temática ainda pouco explorada no contexto da integração regional na América Latina. O movimento Desperdício Zero, embora seja uma filosofia aplicada em todo o mundo, ainda não recebeu a devida atenção no contexto da integração regional na América Latina. O estudo investigou a internacionalização das práticas do Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, umas das instituições pioneiras na propagação deste conceito no território nacional, através do marco temporal de um ano, iniciando no II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero realizado em Brasília/DF em 2021, até um mês após o I Congresso Lixo Zero LATAM realizado em Foz do Iguaçu/PR em 2022. Através da metodologia pedagógica aplicada no ILZB, são examinadas as ações do instituto para uma gestão mais sustentável de resíduos, elegendo como recorte geográfico de investigação a fronteira trinacional de Foz do Iguaçu/PR. A pesquisa também aborda o contexto da diplomacia ambiental atual, visando identificar estratégias para superar desafios transfronteiriços e desenvolver soluções integradas. A abordagem da pesquisa-participante aqui adotada incorpora não apenas uma análise teórica, mas também uma perspectiva prática da pesquisadora, que na ocasião atuava como embaixadora do ILZB. Esse envolvimento direto com a propagação da noção de lixo zero permite uma compreensão das complexidades e desafios envolvidos na internacionalização do conceito. Observações participantes em eventos relacionados ao tema e análises de documentos e dados pertinentes são componentes essenciais do processo de pesquisa. Adicionalmente, são realizadas entrevistas com embaixadores/as Lixo Zero da América Latina, nas quais se destacam dois principais campos semânticos relativos a vivências e reconhecimentos. Ao final, a pesquisa aspira oferecer perspectivas para formuladores de políticas públicas, ativistas ambientais e líderes comunitários interessados em implementar ações para uma transição cultural ao comportamento relacionado à produção de resíduos na região trinacional. A construção de parcerias colaborativas e a disseminação de melhores práticas emergem como fatores essenciais para avançar nessa agenda de sustentabilidade ambiental.
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Estudo do efeito da moagem de alta energia nas características microestruturais do pó compósito GDC-AL₂O₃.
(2024) Gonzaga, Ana Beatriz Rodrigues
A céria dopada com gadolínio (GDC) é uma alternativa promissora como eletrólito sólido para células a combustível de óxido sólido (SOFC), devido à sua boa atividade catalítica e alta condutividade de íons de oxigênio. No entanto, apresenta algumas impraticabilidades, como a baixa resistência mecânica. A adição de alumina em amostras de óxidos de estrutura de fluorita (céria ou zircônia), tem-se mostrado capaz de intensificar a resistência mecânica. De semelhante forma, tem efeito na condutividade do grão e a condutividade do contorno do grão, que dependem de parâmetros como, microestrutura, impureza, solubilidade, processamento, etc. (KIM; PARK; CHOI, 2006). Tanto a condutividade do interior do grão quanto no contorno de grão, contribuem para a condução total de eletrólitos sólidos (ZHANG, 2006). Considerando isso, temos que a etapa da mistura e moagem é de grande importância no processo de fabricação do material compósito, pois define a homogeneidade microestrutural e a distribuição do tamanho de partícula (GUTIÉRREZ, 2002). No presente trabalho estuda-se o efeito da moagem de alta energia nas características do pó compósito GDC-Al₂O₃, buscando informações referentes ao refinamento de partículas, microdeformação da rede cristalina e a ocorrência de reações químicas, relacionando-as com a variação dos seguintes parâmetros: aumento da porcentagem de massa de alumina (5, 10, 20 e 30%), da razão entre corpos moedores e pó (10:1 e 20:1), e do tempo de moagem 93h e 6h). Através de análises microestruturais comprovou-se a presença de uma nova fase originada durante a moagem, o Óxido de Gadolínio de Alumínio. Similarmente por intermédio de uma análise comparativa entre os valores da largura à meia altura, notou-se um refino de cristalito da fase reforço (alumina) e uma microdeformação da rede cristalina verificada pelo deslocamento do pico e cálculo da variação da distância interplanar.
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Ambientes de ensino de arquitetura e urbanismo: análises e proposições para a construção de um espaço pedagógico.
(2024) Moreira, Thays de Carvalho
Este trabalho investiga a influência dos ambientes de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com foco na área de arquitetura e urbanismo na região sul do Brasil. Utilizando uma abordagem interdisciplinar que incorpora conceitos da neuroarquitetura, psicologia ambiental, sociologia e educação, o estudo busca compreender como os espaços físicos de aprendizagem impactam o desempenho dos estudantes e sua experiência de aprendizado. A pesquisa inclui análises de dados quantitativos e qualitativos, como questionários e observações, para examinar os aspectos físicos, sensoriais, emocionais e sociais dos ambientes de ensino. Os resultados esperados contribuirão para o desenvolvimento de proposições e recomendações para o projeto de espaços educacionais mais eficazes e estimulantes. Essa abordagem visa promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, inspirador e propício ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.