Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.
Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.
Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.
Comunidades no DSpace
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
- Dissertações e Teses (Stricto sensu) de Programas de Pós-graduação
- Artigos, Monografias e TCC dos cursos de Graduação e Especialização (Lato sensu)
- Normativas, Relatórios e Tutoriais
- Publicações e documentos da Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
- Trabalhos de Eventos Acadêmicos realizados pela UNILA
- Trabalhos Científicos da Comunidade Acadêmica da UNILA
Submissões Recentes
Guia Educacional para Refugiados no Município de Foz do Iguaçu
(2023-01-15) Fabiana Cristiane Lagasse; Orientação
Soldaderas: imagens femininas da revolução, traduções e transformações simbólicas
(2024) Acom, Ana Carolina
Este artigo apresenta a figura das soldaderas para pensar a estética da Revolução Mexicana em traduções femininas, que perpassam múltiplas camadas da cultura ao longo do tempo: entre discursos sobre seus papéis domésticos na Revolução até as suas condições de emancipação. Ao serem popularizadas como Adelitas, foram transformadas em belas imagens idílicas, em que a feminilidade é exacerbada e qualquer traço de agressividade deve ser escondido e apagado. A estética nas representações das soldaderas pode ser pensada como ferramenta política e decolonizadora, sobretudo, na inversão da expectativa de gênero feminino.
A cultura de objetificação como tática de guerra: uma análise do sistema de escravidão sexual japonês
(2023) Brandão, Júlia Portela Malta
A Segunda Guerra Mundial foi um marco significativo na história contemporânea, não apenas pela magnitude do conflito, mas também pelos graves crimes contra a humanidade cometidos, como o genocídio de judeus e a exploração sexual forçada de mulheres, especialmente no contexto do sistema japonês de “conforto”. Este sistema, estabelecido pelo governo japonês, envolveu o tráfico e escravização sexual de mulheres e meninas, usado como tática de controle militar e "desestresse" para os soldados. Este fenômeno reflete as estruturas patriarcais, sexistas e misóginas, onde as mulheres foram objetificadas e sexualizadas. O estudo foca na interseção entre essas estruturas de poder e a opressão de mulheres durante o conflito, destacando como o patriarcado e a objetificação das mulheres estavam intrinsecamente ligados às práticas de guerra. A exploração sexual feminina foi não apenas uma prática de guerra, mas também uma política de Estado, como exemplificado pelo sistema de “conforto” japonês, que foi institucionalizado, contrariamente a outras práticas de prostituição que eram muitas vezes ignoradas ou marginalizadas. A pesquisa se baseia em uma análise feminista e de gênero, considerando o conceito de patriarcado, sexismo, misoginia e objetificação das mulheres. Através de uma abordagem qualitativa, são analisados depoimentos de mulheres vítimas do sistema de conforto, com ênfase na exploração sexual e no tráfico de mulheres durante a Segunda Guerra Mundial. O trabalho busca compreender o papel das estruturas patriarcais na criação e manutenção do sistema de “conforto”, explorando como a objetificação das mulheres foi usada como uma tática de guerra para apaziguar e controlar as tropas japonesas. Além disso, a pesquisa analisa a construção do sistema de conforto japonês e seu impacto nas relações internacionais e nos direitos humanos, com foco nas violações específicas contra mulheres. O estudo propõe uma reflexão sobre o lugar da mulher em contextos de guerra, destacando a necessidade de identificar, problematizar e discutir o papel das mulheres, sejam elas vítimas, soldados ou civis, dentro das dinâmicas de conflito e violência sexual. O trabalho integra teorias de gênero e feminismo para investigar como a cultura patriarcal foi crucial na exploração de mulheres durante o conflito, e como tais práticas ainda reverberam nas análises das relações internacionais e na proteção dos direitos humanos.
O Cartel de Sinaloa e a política bilateral de México-Estados Unidos a partir da chave da violência
(2024) Sousa, Rafael Ramos
Esta dissertação analisa a Organização Criminosa Transnacional a partir da política da “Guerra contra o Narcotráfico” que aconteceu entre 2006 a 2018 está marcada pelas relações bilaterais entre México e Estados Unidos e as violências e a dialética entre Crime Organizado e Estado. Para isso, estabelecemos principalmente o conceito de Violência e analisaremos a partir dos Estudos Para a Paz (EPP), e do Capitalismo Gore. A metodologia a ser utilizada usaremos documentos como fonte histórica e revisão bibliográfica a partir das 4 leis fundamentais de Marx. No primeiro capítulo realizaremos reflexões teóricas sobre a Violência e as estruturas que são partes dela, e a Violência no México enquanto relação com o Estado, o Capitalismo e o Crime Organizado Transnacional. No seguinte capítulo, partiremos da política que os Estados Unidos vai desenvolver com os países da América Latina, principalmente a Colômbia com o “Plano Colômbia” e o México com as relações econômicas e posterior de segurança com a “Iniciativa Mérida”. No terceiro capítulo analisaremos o século 20 como um momento em que o crime organizado no México irá se formar e a organização “Cartel de Sinaloa” ganhará destaque dentro do México por conta das políticas proibicionistas dos Estados Unidos. Já no último capítulo discutiremos as lideranças dessa organização e a busca do Estado pelos líderes através da “Estratégia do Rei” desenvolvendo um ambiente de Violência e Instabilidade dentro do México e com isso debateremos as consequências como o nascimento do “Cartel Jalisco Nueva Generación” e o fortalecimento de “Los Chapito”.
O círculo de conciliação em políticas públicas da JFPI como ferramenta de implementação de políticas públicas na JFPR
(2024) Silva, Deny Sávia Martins da
Esta dissertação trata do Círculo de Conciliação em Políticas Públicas da Justiça Federal do Piauí (JFPI) como ferramenta de implementação de políticas públicas na Justiça Federal do Paraná (JFPR). A partir do projeto já implementado com êxito no estado do Piauí, propõe-se apresentar uma alternativa viável no judiciário federal do Paraná para que se promova com maior celeridade a implementação de políticas públicas na região. O objetivo é apresentar o referido Círculo como uma ferramenta de implementação em políticas públicas, acessível ao judiciário federal do Paraná. De forma específica busca-se tratar sobre a judicialização da Política Pública, trazer o surgimento do Círculo na JFPI e o seu funcionamento, tratar sobre a funcionalidade do círculo em matérias de Políticas Públicas, Desenvolvimento e Territorialidade e analisar empiricamente as condições do judiciário federal do Paraná para que se implemente este tipo de atividade. A abordagem é qualiquantitativa, com metodologia de pesquisa bibliográfica e exploratória, com levantamento de informações através dos dados estatísticos do CNJ. Com o levantamento de dados, foi possível abstrair que o Círculo não apenas é possível e compatível, mas desejável, além de ser uma nova ferramenta de implementação de políticas públicas em que se considera a articulação entre o governo e a sociedade.