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Análise dos cursos de licenciaturas da UNILA: um olhar acerca das contribuições, desafios e lacunas na formação pedagógica.
(2024) Dier, Nicole Sayumi
Diante do cenário contemporâneo global, que envolve e implica políticas públicas, preocupadas com questões de ordens econômicas e sociais, à sociedade que almejamos, a educação e o papel do professor estão cada vez mais em evidência. O avanço da tecnologia, a criação de novos cursos, a possível extinção de outros, as diferentes modalidades de ensino, as adaptações nas legislações, currículos e aos anseios do mercado são apenas alguns fatores que demonstram a necessidade de uma formação de professores atenta às transformações nas mais diversas áreas do conhecimento. Ao analisar a formação pedagógica dos cursos de licenciaturas da UNILA, busca-se compreender o processo de formação inicial dos profissionais da educação, bem como os desafios encontrados e quais as contribuições da UNILA neste processo. Entre os materiais investigados, cita-se os Projetos Políticos Pedagógicos dos sete Cursos de Licenciatura da UNILA: Ciências na Natureza: Biologia, Física e Química, Filosofia, Geografia, História, Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Matemática e Química e as legislações atuais, que regem o Ensino Superior e a Educação Básica no Brasil. Entre as metodologias empregadas neste estudo, cita-se a pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2002), e a aplicação de questionário, aos professores em formação, com o intuito de traçar um panorama dos processos formativos e das experiências estabelecidas na formação inicial desses diferentes cursos e nas relações construídas entre a universidade e as escolas, a partir dos estágios obrigatórios supervisionados, na região da tríplice fronteira. Não pretende-se com esta pesquisa, esgotar a temática a respeito do processo de formação inicial nas licenciaturas da UNILA, mas subsidiar a discussão no âmbito interno e externo a universidade almejando contribuir na melhoria da qualidade da educação pública no Brasil e nos países da América Latina e Caribe.
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Trabalho de campo na geografia escolar: aprendendo sobre a segregação socioespacial com aulas de campo.
(2024) Carvalho, Fellipe Thiago Lopes
O presente trabalho objetivou investigar a potencialidade do trabalho de campo na Geografia Escolar, considerando o ensino sobre o conceito de segregação socioespacial na cidade de Foz do Iguaçu/PR, numa perspectiva histórico-crítica. O recorte espacial abarcou a cidade de Foz do Iguaçu, tendo como população da pesquisa uma turma de 2º ano do Ensino Médio de um colégio estadual público no município de Foz do Iguaçu, localizado no Oeste do Estado do Paraná, no ano de 2023. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com amostragem não probabilística, com utilização de levantamentos de informações junto a fontes secundárias e primárias, sendo utilizado como técnicas para coleta de informações in loco a observação participante, registro fotográfico, elaboração e aplicação de uma sequência de atividades relacionadas ao trabalho de campo. Verificou-se no decorrer das aulas que os conceitos científicos de cidade e segregação socioespacial, ao serem discutidos em sala de aula e na aula de campo tendo por base a realidade vivida pelos jovens escolares, despertaram maior interesse e participação da turma, pois envolveram o conhecimento cotidiano das/os discentes na construção dos conceitos escolares. Conclui-se que o trabalho de campo, sobretudo pensado numa perspectiva histórico-crítica, constitui uma prática de ensino essencial para os processos de aprendizagem envolvendo conceitos como os de cidade e segregação socioespacial na Geografia Escolar.
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De escola em escola, se faz uma cidade. Foz do Iguaçu: uma biografia.
(2024) Prata, Gabriel Acácio
Este trabalho propõe uma imersão na história do município de Foz do Iguaçu - PR, por meio da construção de uma biografia singular, focando nos patronos e nas patronesses das escolas estaduais aqui situadas, nos símbolos, paisagens e lugares que dão nome a essas instituições de ensino. Ao explorar a vida, a obra e outras contribuições dos (as) patronos e patronesses das escolas, o estudo apresenta as origens da comunidade, destacando líderes, educadores e figuras que moldaram o destino e a espacialidade deste lugar. A narrativa se desenha como um mosaico, conectando eventos históricos significativos com trajetórias individuais dos patronos e patronesses, buscando uma compreensão profunda da cidade e de sua evolução ao longo do tempo. Através dessa abordagem, o trabalho busca promover uma compreensão da identidade de Foz do Iguaçu, destacando a importância da educação para a preservação da memória coletiva.
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Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do rio Iguaçu-Sarapuí e as interferências antrópicas em Duque de Caxias (RJ).
(2024) Balthazar, Kayo Marco de Souza
O município de Duque de Caxias, caracterizado por um processo expressivo de urbanização, em sua maior parte devido a presença do setor industrial que fomentou o desenvolvimento socioeconômico dentro do território, começa a passar por problemas socioambientais devido à falta de um planejamento territorial integrado que atendesse todas as esferas do município, principalmente na questão hídrica, visto que enchentes afetam todo o seu território em períodos de grandes chuvas. Para isso é necessário compreender as características da bacia hidrográfica do rio Iguaçu-Sarapuí, na qual vem sofrendo com interferências antrópicas com o passar do tempo. Neste trabalho foi feito a análise de parâmetros morfométricos junto com o mapeamento da bacia hidrográfica do rio Iguaçu-Sarapuí para obter dados se esta é susceptível a inundações. Com isso, os principais resultados obtidos foram de que a bacia em sua forma possui baixa susceptibilidade a inundação, porém que está disposta a cheias, com isso pode-se observar nos resultados que o processo de urbanização de Duque de Caxias vem ocasionado interferências que estão atreladas a bacia hidrográfica em questão. Ademais, os resultados não descartam a disposição a cheias visto que as interferências antrópicas estão ligadas com a dinâmica fluvial da bacia e como esses fatores podem aumentar o risco de inundações.
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Avaliação do efeito fotoprotetor do extrato hidroalcóolico e metánolico de Aloe vera.
(2024) Perea Lemos, Kiara Crisstell
A pele é o maior órgão do corpo humano, é uma camada que envolve nosso corpo que serve de proteção contra agentes externos, como luz do sol, que é composta por raios UV, e calor. O excesso de exposição a luz do sol pode causar cancer de pele, que corresponde a 25-30% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil. As plantas medicinais são usadas desde os primórdios da humanidade, devido à sua característica de sintetizar vários compostos químicos. Ao redor do mundo milhares de espécies são usadas na preparação de remédios que derivam de saberes populares ou tradicionais de cada país Um grupo de plantas que já pode ser considerada rotineira, devido a sua versatilidade são aquelas pertencentes ao gênero Aloe. Aloe vera já demonstrou sua efetividade em reduzir a porcentagem de radical DPPH, apresentando uma boa capacidade antioxidante, com isso mostrou-se um interesse nos estudos para avaliar sua ação frente à radiação UV. O objetivo do estudo foi avaliar a atividade fotoprotetora do extrato hidroalcóolico e metanólico de Aloe vera. Para proceder com a avaliação após coleta e processamento do material vegetal, foi realizado o preparo dos dois extratos. O modelo de teste selecionado são células da linhagem HBMEC e MIA PaCa, que foram cultivadas de acordo com o protocolo já estabelecido. A citotoxicidade do extrato, citotoxicidade da UV e a atividade fotoprotetora dos extratos foi avaliada mediante a viabilidade celular com o teste de MTT. O cálculo e determinação do FPS foi realizado com a leitura das absorbâncias com Espectrofotômetro UV-VIS dos extratos que mostraram efetivamente o efeito fotoprotetor. Com o estudo concluiu-se que ambos os extratos de Aloe vera não possuem um efeito citotóxico frente as células, a UV irradiada a partir dos 13 minutos é capaz de reduzir em até 35% a viabilidade celular. Apenas o extrato hidroalcóolico na diluição de 25% apresentou um efeito fotoprotetor. Quando realizado a leitura da absorbância e os cálculos o extrato apresentou um FPS de 8, além de não apresentar degradação quando feita uma segunda leitura após irradiação de UV. Com os resultados obtidos, concluímos que pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento de protetores solares eficientes e seguros a partir de substâncias naturais, promovendo a biodiversidade e o respeito ao conhecimento tradicional das plantas.