Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.
Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.
Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.
Comunidades no DSpace
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
- Dissertações e Teses (Stricto sensu) de Programas de Pós-graduação
- Artigos, Monografias e TCC dos cursos de Graduação e Especialização (Lato sensu)
- Normativas, Relatórios e Tutoriais
- Publicações e documentos da Editora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
- Trabalhos de Eventos Acadêmicos realizados pela UNILA
- Trabalhos Científicos da Comunidade Acadêmica da UNILA
Submissões Recentes
Material didático audiodescritivo no ensino de espanhol para PcDv: práticas de letramento crítico.
(2024) Alcalde Colina, Andrés José
No ensino de línguas estrangeiras, como no caso da língua espanhola, possui-se variados recursos educativos a utilizar para um aprendizado eficaz delas, deixando nos estudantes conhecimentos efetivos que possam aproveitar em distintas áreas das suas vidas. Mas no caso das pessoas com deficiência visual (PcDv), esses recursos podem se tornar um obstáculo ou vitais para a sua correta formação linguística, acadêmica e cidadã. A proposta deste trabalho é criar e analisar um material didático para o ensino da língua espanhola com ênfase em práticas de letramento crítico, utilizando a audiodescrição (AD) como recurso de acessibilidade e inclusão para PcDv. Relacionando essa proposta com as referências teóricas encontradas, buscou-se produzir um material didático que contemplasse, tanto recursos acessíveis por meio da AD, quanto atividades que envolvessem práticas de letramento eficazes sobre temáticas sociopolíticas sensíveis. O material elaborado conta com elementos acessíveis como audioleturas e audiodescrição de imagens e vídeos, os quais estão inseridos em distintas atividades que visam promover práticas de letramento crítico ao respeito à temática Animais Silvestres. Espera-se que a criação deste material didático audiodescritivo auxilie no aprendizado de espanhol dos estudantes PcDv na rede regular de ensino brasileiro, ao promover informações acessíveis e práticas inclusivas, ao mesmo tempo, que motive os docentes na criação de materiais desta índole.
Intervenção internacional e colonialidade do poder: CORE GROUP, um agente de desintegração entre Estado e sociedade no Haiti.
(2024) Morancy, Samuel
O presente trabalho examina o envolvimento do CORE GROUP no cenário político do Haiti durante o período de crise de 2018-2021. O objetivo deste estudo é analisar os posicionamentos da comunidade internacional, conforme articulados pelo CORE GROUP durante o período de crise (2018-2021), para explicar como impactam na articulação entre Estado e sociedade no Haiti. O CORE GROUP, que funciona como um consórcio de intervenção internacional no Haiti, é composto por embaixadores de um conjunto de países e de representantes de uma série de organizações internacionais seguintes: Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Brasil, OEA, ONU e UE. A composição desse grupo sugere uma certa colonialidade subjacente nas intervenções internacionais, refletindo os legados históricos coloniais e imperiais das nações envolvidas nele em relação ao Haiti. Consequentemente, no referencial teórico do trabalho, o conceito de comunidade internacional, junto com suas diversas organizações intervencionistas, é interpretado como uma das arquiteturas de poder por meio da qual o imperialismo contemporâneo opera. Nesse sentido, a intervenção internacional é percebida como uma das modalidades operacionais do imperialismo coletivo predominantemente orquestrado pelos Estados Unidos. Nossa investigação, caracterizada como pesquisa documental qualitativa, aborda as declarações de posição emitidas pelo CORE GROUP durante a crise de 2018-2021 como uma fonte significativa de dados; portanto, emprega a documentação como técnica para coleta de dados e, posteriormente, integra a análise de conteúdo à análise do discurso como um método para examinar as informações coletadas. Esse esforço analítico revela que os ditados da comunidade internacional, pautados na criminalização dos movimentos populares para legitimar o exercício da repressão estatal contra a população, na implementação da democracia liberal instrumental e na aplicação das políticas neoliberais, alimentam e perpetuam a desintegração entre o Estado e a sociedade no Haiti.
Aspectos das TDIC e da Gamificação no ensino de português como língua estrangeira no município de Jardín América – Argentina.
(2024) Santa Cruz, Gustavo Catriel Esteban
O presente trabalho tem como objetivo analisar e conhecer qual a possível contribuição e importância da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da gamificação no âmbito educativo, especificamente no ensino de português como língua estrangeira (PLE) no município de Jardín América no estado de Misiones – Argentina. Com base teórica, o trabalho se ampara com análises das TDIC, da gamificação e do PLE. Primeiramente será apresentada a metodologia da pesquisa, na qual foi de abordagem qualitativa, na busca de conhecer a relação dos docentes e alunos e a motivação utilizada no ensino do português. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória no qual foi investigada e analisada a usabilidade das TDIC e a gamificação. Desta maneira, foi feita uma leitura e revisão de textos teóricos sobre o uso das ferramentas tecnológicas e jogos digitais no âmbito educativo e no ensino de PLE. Consequentemente os resultados encontrados refletem sobre a necessidade de formação e capacitação na área de TDIC e gamificação para utilizá-lo como recursos atraentes, significativos e transformadores. Este estudo contribui para um conhecimento da realidade do ensino de PLE, na cidade de Jardín América, como também para refletir a respeito da usabilidade e da formação continuada dos professores sob os aspectos das TDIC e gamificação.
Evaluación del efecto de biofertilizantes de microorganismos eficientes y Vermicompost en el cultivo de maíz (Zea mays L.).
(2024) Toledo Perez, Natalia Rubi
Los fertilizantes químicos se utilizan ampliamente en la agricultura para aumentar la producción de alimentos; sin embargo, su uso excesivo ha generado preocupaciones sobre los efectos negativos en la salud y el medio ambiente. Por ello, se han adoptado estrategias para mitigar estos impactos y fomentar prácticas agrícolas más sostenibles. En este contexto, los biofertilizantes han ganado relevancia, ya que promueven la biodiversidad y reducen la dependencia de insumos químicos. Estos fertilizantes contienen microorganismos vivos que, al ser aplicados en semillas, plantas o suelo, colonizan la rizosfera o el interior de las plantas, facilitando su crecimiento al mejorar la disponibilidad de nutrientes esenciales. Este trabajo tuvo como objetivo evaluar la eficiencia de biofertilizantes basados en microorganismos eficientes (EM) y vermicompost (Vc) en el cultivo de maíz (Zea mays L.). Se prepararon los EM a partir de hojarasca forestal fermentada y se obtuvo vermicompost para su posterior aplicación en el maíz desde la etapa vegetativa VE hasta V5. Se evaluaron los parámetros agronómicos: altura, tamaño de raíz, peso fresco y seco de la parte aérea y la raíz, y la concentración de clorofila, utilizando el test ANOVA – test Scott-Knott al nivel de significación de 0,05 utilizando el software estadístico Sisvar. Los resultados estadísticos indican que el vermicompost y la combinación de EM con vermicompost mejoraron significativamente el crecimiento aéreo, peso fresco aéreo, peso seco raíz y peso seco aéreo, mientras que no se observaron diferencias significativas en el crecimiento y peso fresco de la raíz. Se demostró que el vermicompost fue el tratamiento más efectivo, debido a su capacidad de retener agua y su rica comunidad microbiana. Aunque la combinación de EM y Vc no mostró mayores beneficios, se sugiere que la competencia entre microorganismos podría haber limitado su efectividad, subrayando la importancia de estudiar las interacciones microbianas en el uso de biofertilizantes.
Explorando o futuro energético do Paraguai com uma abordagem estatística.
(2024) Echterhoff, Nicolas Krüger
Este trabalho representa o projeto de conclusão de curso do autor na graduação em Engenharia de energia. Desenvolveu-se neste trabalho dois métodos de criação de cenários prospectivos de consumo de energia elétrica foi utilizado como base, a técnica de Monte Carlo de desvio padrão reduzido e códigos na linguagem de programação Pyton, e tendo a regressão linear ponderada por intervalos estatísticos como forma de ajuste de tendência, apresentou-se na sequência um estudo de caso do Paraguai, analisando os planos diretores nacionais relacionados ao sistema elétrico de potência e desenvolvendo um critério para definir o nível de compatibilidade com os pontos destacados no panorama energético atual.