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Avaliação do potencial de bioprecipitação de carbonato de cálcio por bactérias endolíticas da antártica para aplicação na área de cosmética.
(2024) Arcila, Susana Patricia Lotero
O carbonato de cálcio é um composto químico de fórmula CaCO₃, amplamente utilizado em diversas indústrias devido às suas propriedades e versatilidade. O carbonato de cálcio pode ser obtido por extração de depósitos naturais ou também por processos de carbonatação. Outra forma interessante de obter carbonato de cálcio é através da bioprecipitação. Diferentes formas de vida conseguem induzir a formação de minerais, secretando substâncias que atuam como catalisadores ou nucleadores para sua formação. As bactérias endolíticas são microrganismos que possuem a capacidade de viver e proliferar no interior de rochas e minerais, onde podem decompor e extrair nutrientes da matriz mineral. Essas características lhes conferem um grande potencial para precipitar diversos minerais, como o carbonato de cálcio. O uso de amostras e bactérias da Antártica é especialmente importante devido às condições extremas do ambiente, que podem revelar organismos únicos com capacidades biotecnológicas excepcionais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade das bactérias isoladas de três diferentes amostras de rocha, coletadas em diferentes locais na Antártica: 1) Pedras coletadas em Fumarole Bay (FB), Ilha Deception; 2) Pedras coletadas em Ulmann Point (UP); 3) Pedras coletadas no Refúgio, ambas na Ilha Rei George; para precipitar carbonato de cálcio, bem como avaliar os cristais produzidos, visando sua aplicação na área de cosméticos. Para isso, foram realizados ensaios de triagem qualitativa para selecionar potenciais bactérias indutoras da precipitação de carbonato de cálcio, utilizando meios de cultivo contendo indicadores de pH: 1) Meio padrão B4; 2) Meio ácido B4 tamponado a pH 7; 3) Meio alcalino B4 tamponado a pH 8,2. No total, foram isoladas 48 bactérias, das quais 45 apresentaram formação de cristais. Para determinar a capacidade de bioprecipitação do carbonato de cálcio, foi visualizada a formação de cristais na superfície das colônias com a ajuda do estereomicroscópio. Além disso, para confirmar a presença de carbonato nos cristais formados pelas 45 bactérias, foi realizado um teste com ácido clorídrico (HCl). Este teste consistiu em adicionar algumas gotas de HCl sobre os cristais, o que resultou em efervescência ou borbulhamento devido à liberação de CO₂, confirmando assim a presença de carbonato. As 45 amostras testadas presentaram efervescência nos locais onde estavam localizados os cristais. Adicionalmente, foi realizado um teste para confirmar a presença de cálcio nos cristais formados. Para isso, foi utilizado o microscópio eletrônico de varredura (MEV), acoplado a um detector de espectroscopia de dispersão de energia (EDS). Este teste foi conduzido em 13 das amostras de cristais precipitadas por diferentes bactérias, confirmando a presença de cálcio nas regiões onde os cristais se formaram. Quanto à identificação das bactérias, o sistema MALDI Biotyper Sirius One e o Sistema VITEK® 2 COMPACT foram utilizados para identificar um total de 17 bactérias, confirmando que várias das 45 bactérias isoladas correspondiam à mesma espécie. Esse conjunto de análises e identificação permitiu caracterizar de maneira confiável a capacidade dessas bactérias de bioprecipitar carbonato de cálcio, com resultados promissores para sua possível aplicação na indústria cosmética.
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Políticas públicas de protección de niños, niñas y adolescentes ante el abuso sexual. Educación integral de la sexualidad en paraguay, ya!
(2024) Encina Invernizzi, Arami Celeste
Este trabajo tiene como objetivo abordar los acuerdos legales y la práctica de las políticas públicas del sistema de promoción y protección integral de la niñez y adolescencia, especificamente en la protección de niños, niñas y adolescente ante el abuso sexual. Entre los objetivos específicos se encuentra analizar cómo opera la Coordinación Regional del Ministerio de la Niñez y Adolescencia, analizar cómo trabaja la CODENI para la protección de los niños, niñas y adolescentes ante casos de abusos, analizar cómo actua el sector educativo regional del Ministerio de Educación y Ciencias ante el abuso sexual de niños, niñas y adolescentes escolarizados y finalmente identificar una politica pública efectiva para la prevención del abuso sexual de niños, niñas y adolescentes. La metodología se basa en la revisión bibliográfica y documental, descripción etnográfica, aplicación de 3 entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido de ellas en contraste a las normativas vigentes de protocolos y guias para la atención de victimas de abuso sexual. En ese sentido planteo la responsabilidad del Estado de asegurar los derechos sexuales, reproductivos y no reproductivos para los niños, niñas y adolescentes, con la implementación de la Educación Integral de la sexualidad como.
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A importância da representatividade negra na política brasileira para as políticas públicas voltadas para população negra.
(2024) Paula, Flávia Vicente de
O presente trabalho aborda a participação política e a representatividade étnico-racial da população negra brasileira no contexto político nacional. O objetivo é analisar a presença de políticos negros e as políticas, ações e mecanismos institucionais que visam promover a equidade étnico-racial, buscando superar as profundas desigualdades raciais que caracterizam a democracia brasileira. Por meio da investigação das trajetórias de políticos negros e da implementação de políticas públicas direcionadas à população negra, o estudo destaca tanto os desafios enfrentados quanto as conquistas ao longo da história. Além disso, examina como a inclusão de representantes negros nas esferas de decisão pode ser um fator crucial para a diminuição das desigualdades raciais. Ao enfatizar a importância da diversidade na política, o trabalho propõe reflexões sobre a necessidade de um compromisso coletivo em prol da justiça social e da equidade, ressaltando que a representatividade é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
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Mapeamento de áreas suscetíveis ao início de corrida de detritos usando técnicas de geoprocessamento – caso de Mirave, Peru.
(2024) Santos, Mariana Boelter dos
O uso de ferramentas de geoprocessamento em conjunto com análises geotécnicas permite o desenvolvimento de mapas de suscetibilidade à ocorrência de processos gravitacionais de massa. Este estudo foi realizado na região de Mirave, Peru, local onde ocorreram corridas de detritos em 2015 e 2019. A pesquisa sobre as características geomorfológicas é fundamental para identificar pontos suscetíveis ao início dos movimentos de massa e pode evitar danos estruturais e tragédias humanas. Dentre os processos gravitacionais de massa, destaca-se o fenômeno de corrida de detritos, por apresentar consequências mais catastróficas se comparado aos outros movimentos de massa. Isso se deve a característica do material constituinte ser semelhante a um líquido viscoso e, como consequência, apresenta comportamento hidrodinâmico. Foram confeccionados os mapas da área estudada a partir do processamento do modelo digital de elevação Copernicus WorldDEM-30 e dados geomorfológicos da região de interesse, no software de geoprocessamento QGIS. Com a utilização de técnicas de geoprocessamento foi possível delimitar a bacia de drenagem em que a região de estudo está inserida, e os mapas temáticos que caracterizam a região. Depois disso, considerando o comportamento dos processos de gravitação de massa, foi aplicada a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process) para ponderar os pesos de cada mapa temático no mapa de suscetibilidade final, permitindo uma análise mais precisa e integrada. A partir dos resultados do estudo, observou-se a forte influência da geologia, elevação e declividade do terreno na suscetibilidade ao início da corrida de detritos. Por fim, ao comparar o mapa gerado com cicatrizes deixadas pelo último evento de corrida de detritos de 2019, verificou-se que essas cicatrizes estão localizadas em áreas de maior suscetibilidade.
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A atuação do docente ava-guarani na mediação do livro didático nas aulas de geografia: reflexões sobre o tekoha ocoy.
(2024) Chamorro, Gilmar Tupã Re Sapy
O livro didático no território brasileiro se faz presente nas escolas públicas indígenas e não indígenas por meio de uma apolítica pública chamada Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No Colégio Estadual Indígena TekoNemoingo do território TekohaOcoy, localizado no oeste do Paraná, o livro da coleção Araribá de Geografia é utilizado em todas as turmas do Ensino Fundamental II. Assim tendo por base esse material, pergunta-se: o livro didático utilizado na escola indígena território TekohaOcoy atende as demandas locais e culturais dos discentes? Qual o papel do/a docente em escola indígena frente às especificidades socioculturais? Objetiva-se avaliar a efetiva contribuição do livro didático utilizado junto as turmas de 6º anos, no Colégio Estadual Indígena TekoÑemoingo no aprendizado dos/as discentes, tendo por base o “Ñandereko” (cultura Avá Guarani/cosmovisão Guarani). Optou-se pela abordagem qualitativa e o tipo pesquisa participante,por tratar-se de uma realidade na qual encontra-se inserido o pesquisador. Foram realizados levantamentos secundários (material bibliográfico) e levantamentos junto a fontes primárias, no caso com as seguintes técnicas: observação participante, escuta ativa, entrevista semiestruturada e diálogos com sujeitos sociais indígenas do território TekohaOcoy além do conhecimento apreendido pelo pesquisador no decorrer de suas práticas espaciais em seu cotidiano. Verificou-se que conceitos e ideias presentes no livro didático atendem somente a cultura não indígena, sendo de difícil compreensão quando não é realizada uma intervenção docente, no sentido de partir dos conhecimentos produzidos por ancestrais indígenas da cultura Avá Guarani, ou seja, na cosmovisão Guarani assim como a ausência da língua materna Guarani dificulta o entendimento por parte dos/as estudantes. Conclui-se que é fundamental que docentes indígenas atuem em escolas indígenas, com a intencionalidade de mediar o aprendizado a partir dos conhecimentos indígenas e não-indígenas, respeitando toda a ancestralidade e a língua materna do povo no qual encontra-se atuando como professor/a. E no caso das aulas de Geografia faz-se necessário trabalhar com ambos os conhecimentos (científico não indígena e cultura Avá Guarani/cosmovisão Guarani), a partir de estratégias de ensino pensadas a partir do/no território.