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GEOPOLÍTICA DA REGIONALIZAÇÃO: O PAPEL ESTRATÉGICO DOS CORREDORES BIOCEÂNICO DO EIXO CAPRICÓRNIO
(2023-10-10) Silvestro, Renan; Orientação
Análise política do processo de regionalização geopolítica da América do Sul e os corredores bioceânicos, enquanto rede que liga diferentes regiões e permitem o transporte de mercadorias, pessoas e informação por um corredor terrestre entre o Oceano Pacífico e Atlântico na parte austral (Cone Sul) da América do Sul. Reduzindo a dependência das rotas tradicionais e diminuindo a vulnerabilidade da região a bloqueios e sanções. Essas vias de comunicação se tornaram fundamentais para fortalecer a integração econômica e a cooperação entre os países. Esses corredores também podem impulsionar o desenvolvimento econômico e social das áreas por onde passam, estimulando atividade econômica e a integração regional. No entanto, é importante analisar os corredores bioceânicos em seu contexto geopolítico. Embora eles possam trazer benefícios econômicos, também podem gerar desafios geopolíticos. Sendo os corredores constituidores de uma regionalização estratégica, que ocorre em um contexto de crescente rivalidade entre as grandes potências globais. Os Estados Unidos, a China e a Rússia estão todos aumentando a sua presença na região, e competem pelo acesso aos seus recursos naturais e mercados. Esta rivalidade tem criado novas oportunidades e desafios para os países do Cone sul, que precisam encontrar formas de equilibrar os seus interesses entre as grandes potências e o imperialismo que continua a ser vigente hoje em dia. Sendo, a dependência excessiva de rotas tradicionais uma vulnerabilidade em caso de interrupções dessas rotas de comerciais, sendo essencial a ampliação de acesso aos mercados globais e a constituição de novas territorialidades na região.
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Teoria e prática no ensino: Consciência histórica sobre as histórias marginalizadas em Foz do Iguaçu
(2024) Sodré, Luís Fernando Moura; Orientação
O trabalho é resultado do desdobramento da minha participação em um projeto de extensão, o qual me possibilitou pesquisar sobre as favelas e periferias no Brasil. A participação no projeto e as reflexões a partir desse trabalho, instigou-me a levar para a sala de aula a temática das favelas e das periferias de Foz do Iguaçu. Em vista disso, este trabalho objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem a fim entender as contribuições dessa temática para o docente e para os discentes de uma escola pública periférica localizada na Vila C. A análise metodológica está baseada, sobretudo, em conceito da Consciência Histórica de Jörn Rüsen, os quais possibilitam uma educação histórica em contraposição à ideia de um ensino bancário, que coloca o aluno como um espectador passivo no processo de aprendizagem, geralmente, focada na memorização acrítica e no mercado de trabalho. Espera-se construir uma visão mais profunda da história da cidade ao estudar e abordar de forma mais complexa os sujeitos históricos e seus territórios periféricos, cuja importância e suas lutas são apagadas nas histórias oficiais.
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O movimento em prol da instrução do negro no Brasil: o caso da Frente Negra Brasileira e do jornal A Voz da Raça (década de 1930).
(2024) Da Silva, Jonatas Brígido
O presente artigo tende a mostrar a realidade encontrada pelos afro-brasileiros quanto a inserção na sociedade no período pós abolição, bem como as lutas para serem alfabetizados. Para responder a essas questões, foram analisadas fontes como o livro Uma História do Negro no Brasil Wlamyra de Albuquerque e Walter Fraga Filho. Foram encontradas informações de que século XIX, o Brasil testemunhou um período marcado por uma vigorosa campanha pelo fim da escravidão, impulsionada por uma variedade de fatores. A promoção da educação e instrução para escravizados, libertos e pessoas livres foi considerada como uma estratégia essencial para a consecução da emancipação e o avanço da nação. Por meio da educação, esses segmentos sociais almejavam resgatar as raízes históricas de seus antepassados, consolidar sua identidade cultural e reivindicar direitos civis e políticos. Ao analisar os periódicos da imprensa negra da época, especialmente no pós-abolição, notou-se destaque na importância do acesso à educação e formação profissional como instrumentos de capacitação e fortalecimento da comunidade afrodescendente. Além disso, foi encontrada informações de escolas matutinas e noturnas, tanto públicas quanto mantidas por organizações associativas, que se configuraram como espaços de aprendizagem e crescimento para esses grupos. A batalha pela instrução e educação durante o período republicano no Brasil foi um reflexo da demanda por igualdade, liberdade e oportunidades para todos os indivíduos. Esse movimento educacional desempenhou um papel central na reconfiguração do panorama social e na construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva. A ferramenta de análise fundamental para este artigo foram páginas do periódico A Voz da Raça, jornal que era o principal meio de comunicação da Frente Negra Brasileira, um jornal combativo que buscava promover a educação e instrução dos negros, por meios de anúncios, além de denunciar o preconceito de cor que era predominante no país.
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Quem lê junto lê melhor: experiências das oficinas de leitura em aparelhos públicos.
(2024) Suchoi, Carolina Mendes
Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a intersecção entre arte, educação, mediação e leitura nas práticas de mediação literária, analisando dois cenários em Foz do Iguaçu: uma biblioteca comunitária na Vila C, na qual fiz parte como mediadora, e um projeto governamental, especificamente a modalidade de Literatura e Poesia no CAPS AD onde observo e relato a experiencia da arte-educadora Mayara Costa. Por meio da análise das práticas de mediação literária nessas instituições, destaca-se o papel dos mediadores culturais na democratização do acesso à cultura e na formação de leitores críticos e autônomos. Do ponto de vista teórico e conceitual estarei utilizando a perspectiva de Paulo Freire, Vygotsky, Ana Mae Barbosa e Renata Junqueira sobre a leitura do mundo precedendo a leitura da palavra. O estudo enfatiza a importância de um diálogo articulado entre mediadores e leitores, promovendo uma compreensão mais profunda da relação entre texto e contexto. Além disso, são discutidas as experiências e aprendizados acumulados ao longo do processo, evidenciando a evolução dos participantes de receptores passivos a mediadores ativos. Por fim, é analisado como um exemplo de iniciativas para tornar os direitos culturais acessíveis e contínuos, destacando a importância dos espaços públicos como espaços de acolhimento, aprendizado e expressão criativa na comunidade.
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Aprendizado de máquina para a simulação de oxigênio dissolvido da água superficial da represa Billings.
(2024) Jovél, Haiden Arley Ardila
Na atualidade, são muitas as tecnologias implementadas com o objetivo de mitigar os impactos ambientais que ocorrem no mundo, em vista disso, diversas áreas do conhecimento têm agido de forma interdisciplinar com a finalidade de aplicar técnicas e/ou ferramentas que permitam melhorar os processos tradicionais tornando-os mais eficientes. A ciência de dados é uma disciplina com um campo abrangente de atuação nas Engenharias permitindo a otimização de processos rotineiros de forma mais simples utilizando modelos matemáticos e um amplo conjunto de dados. Órgãos públicos como a SABESP realizam monitoramento rotineiro dos parâmetros de qualidade da água da represa Billings disponibilizando um relatório com os resultados no decorrer de um ano, além disso a NASA realiza monitoramento por satélite de diversos parâmetros atmosféricos. O presente trabalho teve como objetivo a utilização de modelos de aprendizado de máquina para simular a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) no braço Taquacetuba (BL-105) da represa Billings, os resultados apontam que devido à natureza não linear das variáveis que compõem o sistema natural, o modelo floresta aleatória (Random Forest) consegue ajustes e predições melhores do que o modelo de regressão linear. Foi possível a obtenção de predições coerentes com a diminuição significativa das variáveis da SABESP para os dois modelos. O modelo floresta aleatória conseguiu diferençar a disponibilidade de OD no meio hidrográfico levando em consideração as especificidades sazonais além dos períodos diurnos e noturnos ao longo de dois anos. O ano 2017 apresentou valores mais precisos do que o ano 2019, quando comparado com os dados reais. Por fim, a pesquisa sugere a possibilidade de tornar o processo de monitoramento da qualidade da água mais econômico, devido à capacidade do modelo de aprendizado de máquina em prever resultados satisfatórios com uma quantidade reduzida de parâmetros de monitoramento do complexo hidrográfico Billings.