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Êxitos e desafios na implementação da política nacional de promoção da saúde em município da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina)
(2025-10-02) Vieira, Rafaelly Gomes
Com o desenvolvimento da presente pesquisa foi possível verificar os principais êxitos e desafios da implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no município de Foz do Iguaçu-PR, com o objetivo de compreender as ações desenvolvidas localmente e a percepção dos gestores sobre essa política. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com delineamento descritivo e exploratório, cujo referencial teórico consiste na fenomenologia, dividida em duas etapas complementares. Na primeira etapa, realizou-se um diagnóstico situacional das ações de promoção da saúde executadas no município, tomando como referência os eixos prioritários e diretrizes da política. Foram levantados e sistematizados os dados institucionais referentes a práticas corporais e atividade física, alimentação saudável, enfrentamento ao tabaco e ao álcool, mobilidade segura, cultura da paz e sustentabilidade, entre outros. Na segunda etapa da pesquisa, foram entrevistados gestores municipais de diversos setores com interface na promoção de saúde; foram aplicadas entrevistas semiestruturadas para captar as percepções dos atores envolvidos. Identificou-se que Foz do Iguaçu desenvolve um número expressivo de ações, especialmente nos eixos de alimentação saudável e atividade física, ações estas, articuladas entre diferentes secretarias; ademais, os setores de saúde, esporte e educação se destacaram em relação à articulação intersetorial. Em relação à fala dos gestores, todos reconhecem a relevância da promoção da saúde, mas apontam limitações na institucionalização da política, como a carência de financiamento específico, a inexistência de um programa contínuo de formação profissional e a falta de espaços formais de governança intersetorial. Os resultados mostram que Foz do Iguaçu possui práticas consistentes de promoção da saúde e experiências exitosas que dialogam com as diretrizes da PNPS; no entanto, evidencia-se a necessidade de fortalecimento da articulação intersetorial, consolidação da política no planejamento municipal e ampliação da educação permanente para os profissionais da rede. Conclui-se, portanto, que o município apresenta potencial para avanços na consolidação da PNPS como eixo estruturante da atenção em saúde, desde que invista em governança, formação e valorização institucional das ações promotoras de saúde. Resumen Con el desarrollo de la presente investigación, fue posible verificar los principales éxitos y desafíos de la implementación de la Política Nacional de Promoción de la Salud (PNPS) en el municipio de Foz do Iguaçu – PR, con el objetivo de comprender las acciones desarrolladas localmente y la percepción de los gestores sobre esta política. Para ello, se adoptó un enfoque cualitativo, con un diseño descriptivo y exploratorio, cuyo marco teórico se basa en la fenomenología, dividido en dos etapas complementarias. En la primera etapa, se realizó un diagnóstico situacional de las acciones de promoción de la salud ejecutadas en el municipio, tomando como referencia los ejes prioritarios y directrices de la política. Se recopilaron y sistematizaron los datos institucionales relacionados con prácticas corporales y actividad física, alimentación saludable, lucha contra el tabaco y el alcohol, movilidad segura, cultura de la paz y sostenibilidad, entre otros. En la segunda etapa de la investigación, se entrevistó a gestores municipales de diversos sectores con interfaz en la promoción de la salud; se realizaron entrevistas semiestructuradas para captar las percepciones de los actores involucrados. Se identifico que Foz do Iguaçu desarrolla un número significativo de acciones, especialmente en los ejes de alimentación saludable y actividad física, articuladas entre diferentes secretarías; además, los sectores de salud, deporte y educación se destacaron en relación con la articulación intersectorial. En cuanto a las declaraciones de los gestores, todos reconocen la relevancia de la promoción de la salud, pero señalan limitaciones en la institucionalización de la política, como la falta de financiación específica, la inexistência de un programa continuo de formación profesional y la ausencia de espacios formales de gobernanza intersectorial. Los resultados muestran que Foz do Iguaçu tiene prácticas consistentes de promoción de la salud y experiencias exitosas que se alinean con las directrices de la PNPS; sin embargo, se evidencia la necesidad de fortalecer la articulación intersectorial, consolidar la política en la planificación municipal y ampliar la educación permanente para los profesionales en la consolidación de la PNPS como eje estructurante de la atención en salud, siempre que se invierta en gobernanza, formación y valorización institucional de las acciones promotoras de salud.
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An agile model for sustainability assessment and reporting in higher education institutions
(2025-10-01) Rosa, Marcos Roque da
As Instituições de Ensino Superior enfrentam desafios no processo de elaboração de seus relatórios de sustentabilidade, como a identificação de atividades e indicadores institucionais, a ausência de estruturas de avaliação adequadas para o ensino superior, dados fragmentados e inconsistentes, além de recursos limitados e carência de pessoal especializado na área de sustentabilidade. Esta tese investiga como as Instituições de Ensino Superior podem aprimorar a gestão da sustentabilidade, analisando práticas atuais e propondo um modelo integrado às metodologias ágeis, com o objetivo de transformar o relato de sustentabilidade de uma tarefa tradicional em um processo colaborativo, responsivo, iterativo e orientado a valor. A pesquisa emprega uma abordagem qualitativa, estruturada em formato de múltiplos artigos, cada um com métodos específicos alinhados a objetivos específicos que compõem a tese. Inicialmente, realiza-se uma revisão sistemática dos padrões e tendências globais no relato de sustentabilidade universitária, revelando um baixo nível de relato e a predominância dos padrões da Global Reporting Initiative e do framework Integrated Reporting. Em seguida, analisam-se práticas de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas universidades, destacando ações em consumo responsável, comunidades sustentáveis e educação de qualidade, apoiadas por técnicas inovadoras de análise de dados e visualização em dashboards. Posteriormente, análises qualitativas por meio de entrevistas com especialistas no processo de elaboração do relatório de sustentabilidade permitem explorar práticas ágeis existentes na gestão da sustentabilidade universitária, identificando desafios e oportunidades para sua integração. Por fim, propõe-se o Modelo Integrado Ágil para Relato de Sustentabilidade, fundamentado na abordagem Design Science Research e estruturado em torno do framework Scrum, incorporando artefatos e cerimônias ágeis, ciclos iterativos e feedback contínuo. A proposta indica que a integração das práticas ágeis representa uma oportunidade para ampliar a flexibilidade, a capacidade de resposta e a colaboração na gestão da sustentabilidade, podendo contribuir para o aprimoramento do desempenho e da eficácia da governança acadêmica. Resumen Las Instituciones de Educación Superior enfrentan desafíos en el proceso de elaboración de sus informes de sostenibilidad, tales como la identificación de actividades e indicadores institucionales, la ausencia de estructuras de evaluación adecuadas para la educación superior, datos fragmentados e inconsistentes, además de recursos limitados y la falta de personal especializado en el área de sostenibilidad. Esta tesis investiga cómo las Instituciones de Educación Superior pueden mejorar la gestión de la sostenibilidad, analizando prácticas actuales y proponiendo un modelo integrado a las metodologías ágiles, con el objetivo de transformar el informe de sostenibilidad de una tarea tradicional en un proceso colaborativo, responsivo, iterativo y orientado al valor. La investigación emplea un enfoque cualitativo, estructurado en formato de múltiples artículos, cada uno con métodos específicos alineados a objetivos concretos que componen la tesis. Inicialmente, se realiza una revisión sistemática de los estándares y tendencias globales en el informe de sostenibilidad universitaria, revelando un bajo nivel de reporte y la predominancia de los estándares de la Global Reporting Initiative y del framework Integrated Reporting. A continuación, se analizan prácticas de implementación de los Objetivos de Desarrollo Sostenible en las universidades, destacando acciones en consumo responsable, comunidades sostenibles y educación de calidad, apoyadas por técnicas innovadoras de análisis de datos y visualización en tableros de control. Posteriormente, análisis cualitativos a través de entrevistas con especialistas en el proceso de elaboración del informe de sostenibilidad permiten explorar prácticas ágiles existentes en la gestión de la sostenibilidad universitaria, identificando desafíos y oportunidades para su integración. Finalmente, se propone el Modelo Integrado Ágil para el Informe de Sostenibilidad, fundamentado en el enfoque Design Science Research y estructurado en torno al framework Scrum, incorporando artefactos y ceremonias ágiles, ciclos iterativos y retroalimentación continua. La propuesta indica que la integración de prácticas ágiles representa una oportunidad para ampliar la flexibilidad, la capacidad de respuesta y la colaboración en la gestión de la sostenibilidad, pudiendo contribuir a la mejora del desempeño y de la eficacia de la gobernanza académica.
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Dinámicas de las políticas públicas de protección social en ciudades gemelas fronterizas: un estudio de caso en Chuy, Uruguay y Chuí, Brasil
(2025-10-01) Romero Nuñez, Romina
Este estudo analisa a dinâmica das políticas públicas de proteção social nas cidades gêmeas fronteiriças de Chuy (Uruguai) e Chuí (Brasil), com foco nos desafios enfrentados pela população em deslocamento para acessar esses benefícios. Os objetivos incluem caracterizar as políticas de assistência social em ambos os países, identificar mecanismos de acesso para cidadãos fronteiriços, destacar acordos e protocolos existentes e avaliar a implementação desses sistemas na região fronteiriça. A pesquisa emprega uma metodologia qualitativa que combina uma revisão narrativa da literatura especializada, uma análise documental de regulamentações e entrevistas semiestruturadas com autoridades locais de ambas as cidades. Os resultados revelam que, embora Uruguai e Brasil tenham sistemas de proteção social estruturados, suas abordagens diferem significativamente: o Uruguai prioriza um modelo centralizado e universalista, enquanto o Brasil adota um sistema descentralizado e focalizado. As entrevistas destacam barreiras como falta de documentação, exigências burocráticas e alta mobilidade populacional, que limitam o acesso aos serviços. Além disso, identifica-se a existência de cooperação informal, como a Mesa Redonda Binacional, mas observa-se a ausência de protocolos formais e de suporte legal que garantam sua continuidade. Profissionais adaptam critérios para tratar de casos não previstos em normas, evidenciando implementação flexível, porém precária. O estudo conclui que políticas públicas em contextos de fronteira requerem marcos legais específicos, maior coordenação interinstitucional e harmonização regulatória regional para superar as limitações atuais e garantir direitos sociais efetivos a uma população em constante mobilidade. A pesquisa contribui para o debate sobre a necessidade de políticas adaptadas às realidades transfronteiriças e ressalta a importância do fortalecimento da cooperação entre os países do Mercosul. Resumen Este estudio analiza las dinámicas de las políticas públicas de protección social en las ciudades gemelas fronterizas de Chuy (Uruguay) y Chuí (Brasil), enfocándose en los desafíos que enfrenta la población con movilidad pendular para acceder a estos beneficios. Los objetivos incluyen caracterizar las políticas de asistencia social en ambos países, identificar los mecanismos de acceso para los ciudadanos fronterizos, rescatar los acuerdos y protocolos existentes, y evaluar la implementación de estos sistemas en la región fronteriza. La investigación emplea una metodología cualitativa que combina revisión narrativa de literatura especializada, análisis documental de normativas y entrevistas semiestructuradas con funcionarios locales de ambas ciudades. Los resultados revelan que, aunque Uruguay y Brasil cuentan con sistemas estructurados de protección social, sus enfoques difieren significativamente: Uruguay prioriza un modelo centralizado y universalista, mientras Brasil adopta un sistema descentralizado y focalizado. Las entrevistas destacan barreras como la falta de documentación, requisitos burocráticos y la alta movilidad de la población, que limitan el acceso a los servicios. Además, se identifica la existencia de cooperación informal, como la Mesa Binacional, pero se señala la ausencia de protocolos formales y respaldo legal que garanticen su continuidad. Los profesionales adaptan criterios para atender casos no contemplados por las normativas, evidenciando una implementación flexible pero precaria. El estudio concluye que las políticas públicas en contextos fronterizos requieren marcos legales específicos, mayor coordinación interinstitucional y armonización normativa regional para superar las limitaciones actuales y garantizar derechos sociales efectivos a una población en constante movilidad. La investigación contribuye al debate sobre la necesidad de políticas adaptadas a las realidades transfronterizas y subraya la importancia de fortalecer la cooperación entre los países del Mercosur.
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Ensino remoto na escola básica: uma questão de políticas públicas
(2023-07-07) Silveira, Dalzira Araújo
O tema deste estudo é o efeito da pandemia na Educação Básica e busca investigar se houve equidade no acesso ao ensino remoto realizado nas escolas públicas, tendo em vista que existe o problema da desigualdade na acessibilidade dos alunos aos recursos tecnológicos, o que não permitiu que todos os alunos participassem das aulas virtuais, e obrigou as escolas a se adaptarem e passarem a realizar o ensino por meio de apostilas impressas e atividades extraclasse. As aulas eram realizadas remotamente pelos alunos e as apostilas entregues nas escolas em datas previamente marcadas visando obter o resultado da aprendizagem e evitar uma defasagem ainda maior. O objetivo do estudo é analisar as políticas públicas municipais de Foz do Iguaçu, na promoção do ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 como elemento capaz de promover a equidade no acesso de todos os alunos ao conhecimento na escola pública. Os objetivos específicos previstos correspondem a identificar as políticas públicas educacionais que definem os parâmetros de acesso ao ensino remoto; comparar os conceitos de Ensino à Distância e Ensino Remoto visando a caracterização de diferenças e semelhanças; descrever os pressupostos legais de amparo ao ensino remoto; e pesquisar a percepção de professores de uma escola pública municipal a respeito do desenvolvimento do ensino remoto emergencial durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa a partir de uma coleta de dados realizada por meio de questionário aplicado a 32 educadores de uma escola municipal de Foz do Iguaçu, a fim de obter o parecer dos mesmos a respeito do aproveitamento escolar durante a pandemia. Resumen El tema de este estudio es el efecto de la pandemia en la Educación Básica y busca investigar si hubo equidad en el acceso a la enseñanza remota realizada en las escuelas públicas, considerando que existe un problema de desigualdad en la accesibilidad de los estudiantes a los recursos tecnológicos, lo que no permitir que todos los estudiantes participen en clases virtuales, y obligó a las escuelas a adaptarse y comenzar a enseñar a través de folletos impresos y actividades extraclases. Las clases fueron tomadas de forma remota por los estudiantes y los folletos se entregaron a las escuelas en fechas previamente programadas para obtener resultados de aprendizaje y evitar una brecha aún mayor. El objetivo del estudio es analizar las políticas públicas municipales de Foz do Iguaçu, en la promoción de la enseñanza remota de emergencia durante la pandemia de Covid-19 como elemento capaz de promover la equidad en el acceso de todos los estudiantes al conocimiento en las escuelas públicas. Los objetivos específicos previstos corresponden a identificar políticas públicas educativas que definan los parámetros de acceso a la educación a distancia; comparar los conceptos de Aprendizaje a Distancia y Aprendizaje a Distancia con el objetivo de caracterizar diferencias y similitudes; describir los supuestos legales que sustentan la enseñanza a distancia; e investigar la percepción de los docentes de una escuela pública municipal sobre el desarrollo de la enseñanza remota de emergencia durante la pandemia. Se trata de una investigación descriptiva con enfoque cuantitativo y cualitativo basada en la recolección de datos realizada a través de un cuestionario aplicado a 32 educadores de una escuela municipal de Foz do Iguaçu, con el fin de obtener su opinión sobre el desempeño escolar durante la pandemia.
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Bioprospecção de fungos isolados da Antártica
(2025-09-25) Zanga, Wara Belen Encinas
A biotecnologia microbiana tem desempenhado um papel central na descoberta e aplicação de enzimas com elevado valor industrial, especialmente aquelas capazes de atuar sob condições extremas. Nesse contexto, fungos isolados de amostras da Antártica apresentam grande potencial como fonte de biocatalisadores devido à sua capacidade adaptativa a ambientes de baixas temperaturas, alta radiação UV e escassez de nutrientes. Este estudo teve como objetivo investigar a produção das enzimas hidrolíticas celulase, amilase, lipase, protease e ligninases, por diferentes isolados fúngicos antárticos, com vistas à aplicação dessas enzimas nos setores alimentício, ambiental, energético e de bioprocessos. As linhagens foram cultivadas em meios específicos, com formulações otimizadas para a indução da expressão enzimática. A atividade celulolítica foi verificada por meio da hidrólise de carboximetilcelulose e coloração com vermelho Congo; a atividade amilolítica foi detectada com solução de iodo em meio de cultivo com amido; a atividade lipolítica foi avaliada por meio da formação de halos fluorescentes sob luz UV em meio contendo óleo de oliva e rodamina B e a atividade proteolítica foi evidenciada por zonas claras em meio com leite desnatado. Para a triagem de ligninases, foi utilizado guaiacol como indicador da atividade destas enzimas e outras oxidases fenólicas. A formação de halos ou alterações de coloração ao redor das colônias fúngicas foi considerada indicativa de produção enzimática. Os experimentos foram realizados em triplicata para garantir a confiabilidade dos dados. Dos 15 isolados avaliados, 3, 10, 6, 11 e 6 apresentaram atividade para celulase, amilase, lipase, protease e ligninase, respectivamente. As faixas de atividade observadas foram: para celulase, entre 4,0 ± 0,9 e 7,0 ± 1,4; para amilase, entre 4,0 ± 0,01 e 30,0 ± 5,66; para lipase, variando de fluorescência fraca a fluorescência intensa; para protease, entre 4,0 ± 0,89 e 31,0 ± 6,01; e para ligninase, de atividade baixa (+) a alta (+++), demonstrando serem promissores para aplicações biotecnológicas. Os resultados mostraram a relevância de fungos oriundos do continente antártico como fontes sustentáveis de enzimas, especialmente em processos que exigem estabilidade em condições adversas. O presente estudo contribui para a valorização dos recursos microbiológicos polares e amplia o conhecimento sobre as potencialidades biotecnológicas dos organismos de ambiente extremo. Resumen La biotecnología microbiana ha desempeñado un papel central en el descubrimiento y aplicación de enzimas de alto valor industrial, especialmente aquellas capaces de actuar en condiciones extremas. En este contexto, los hongos aislados de muestras de la Antártida presentan un gran potencial como fuente de biocatalizadores debido a su capacidad adaptativa a ambientes de bajas temperaturas, alta radiación UV y escasez de nutrientes. Este estudio tuvo como objetivo investigar la producción de las enzimas hidrolíticas celulasa, amilasa, lipasa, proteasa y ligninasas, por diferentes aislados fúngicos antárticos, con miras a la aplicación de estas enzimas en los sectores alimentario, ambiental, energético y de bioprocesos, entre otros. Las cepas fueron cultivadas en medios específicos, con formulaciones optimizadas para la inducción de la expresión enzimática. La actividad celulolítica se verificó mediante la hidrólisis de carboximetilcelulosa y coloración con rojo Congo; la actividad amilolítica se detectó con solución de yodo en medio de cultivo con almidón; la actividad lipolítica se evaluó mediante la formación de halos fluorescentes bajo luz UV en medio que contenía aceite de oliva y rodamina B; y la actividad proteolítica se evidenció por zonas claras en medio con leche descremada. Para el cribado de ligninasas, se utilizó guayacol como indicador de la actividad de estas enzimas y otras oxidasas fenólicas. La formación de halos o alteraciones de color alrededor de las colonias fúngicas se consideró indicativa de producción enzimática. Los experimentos se realizaron por triplicado para garantizar la fiabilidad de los datos.De los 15 aislados evaluados, 3, 10, 6, 11 y 6 presentaron actividad para celulasa, amilasa, lipasa, proteasa y ligninasa, respectivamente. Los rangos de actividad observados fueron: para celulasa, entre 4,0 ± 0,9 y 7,0 ± 1,4; para amilasa, entre 4,0 ± 0,01 y 30,0 ± 5,66; para lipasa, variando de fluorescencia débil a fluorescencia intensa; para proteasa, entre 4,0 ± 0,89 y 31,0 ± 6,01; y para ligninasa, de actividad baja (+) a alta (+++), demostrando así su potencial para aplicaciones biotecnológicas. Los resultados mostraron la relevancia de los hongos provenientes del continente antártico como fuentes renovables y sostenibles de enzimas, especialmente en procesos que requieren estabilidad en condiciones adversas. El presente estudio contribuye a la valorización de los recursos microbiológicos polares y amplía el conocimiento sobre las potencialidades biotecnológicas de los organismos de ambientes extremos.