Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 7 de 7

Submissões Recentes

Item
Desenvolvimento de um sistema automatizado de baixo custo para a secagem do resíduo de malte com integração entre CLP e Eletrônica de Potência
(2025-09-01) Amaral, Heberty Huilton
A secagem é uma das operações unitárias com maior consumo energético, corresponde entre 8 a 20% da energia utilizada na indústria. Em razão disto, ocorre desperdício de energia em diversos processos de secagem industrial. Desta forma, é imprescindível investigar, projetar e implementar metodologias de controle para automatizar e elevar a eficiência energética de um processo de secagem dos produtos da indústria cervejeira. Embora, há estudos sobre técnicas de controle e sua relação com a eficiência energética, não houve relatos da técnica de controle empregada em um controlador lógico programável, o qual faz parte de um secador e sua função é controlar a temperatura em um processo de secagem e, sua correlação com a retirada de umidade do resíduo do malte em um secador de leito fixo. Apesar dos avanços em eficiência energética, a maioria dos estudos foca em eficiência na parte do controlador empregado, havendo pouca pesquisa sobre a união da área de eletrônica de potência com controlador lógico programável (CLP). Este trabalho confeccionou um secador de leito fixo e realizou a comparação de desempenho do controlador P (proporcional) e do controlador on-off em razão da retirada de água do resíduo do malte. Além disso, foi analisada entre os dois tipos de controladores o consumo elétrico (W) e energético na secagem dos resíduos, podendo ser utilizados futuramente como fontes de energia. A orientação metodológica adotada para este trabalho foi a pesquisa bibliográfica e a experimental, sendo a primeira orientada pela base de dados: portal capes, periódicos, google acadêmico, livros. Já a segunda foi a construção do secador de leito fixo desde a parte mecânica até construção de circuitos e programação dos hardwares. Os resultados demonstraram-se que o secador com a abordagem de controle P consumiu mais energia do que quando controlado pela abordagem on-off, em torno de 28%. No entanto, o secador controlado pela abordagem proporcional removeu umidade em aproximadamente 65%. Logo, com esse nível de retirada de água do resíduo do malte, comprovou-se que a eficiência energética (no caso a elétrica) nem sempre faz a remoção de umidade para um nível adequado para se tornar uma possível fonte de energia. Outro fato, foi a conexão entre o CLP com um circuito de eletrônica potência, o qual resultou em uma economia de 24% e a união de duas áreas que são a eletrônica de potência com a área de eletrotécnica que antes trabalhavam de forma isolada, tornando-se um caminho promissor a junção destas áreas.
Item
A contribuição da farmácia clínica para a humanização e qualificação da gestão hospitalar no sus: uma revisão de literatura
(2025) Schuckes, Adrieli
A farmácia clínica desempenha um papel fundamental no âmbito hospitalar, contribuindo para a segurança do paciente, a humanização do cuidado e a eficiência da gestão em saúde. Evidências apontam que a atuação do farmacêutico clínico promove o uso racional de medicamentos, previne eventos adversos, otimiza recursos e fortalece o trabalho multiprofissional. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica narrativa da literatura, realizado entre julho à setembro de 2025, e que utilizou descritores em português relacionados à farmácia clínica, gestão hospitalar e saúde pública, pesquisados nas bases: Google Acadêmico, Conselho Federal de Farmácia e SciELO, resultando na seleção de 25 publicações, entre artigos científicos, dissertações/teses, trabalho de conclusão de curso e livros. Os resultados mostraram que as principais atribuições do farmacêutico clínico incluem a identificação de interações medicamentosas, gestão da farmácia central e satélites, o controle de estoques, análise farmacoeconomica e a vigilância em saúde, evidenciando que este profissional é peça-chave para a qualidade da assistência hospitalar e para o cuidado integral ao paciente. Conclui-se que a farmácia clínica constitui um eixo estratégico para o fortalecimento da gestão hospitalar, promovendo a segurança do paciente, melhorando a qualidade da assistência ao paciente e a qualificação das práticas em saúde. A integração do farmacêutico clínico às equipes multiprofissionais favorece a humanização do cuidado e contribui para a consolidação de um modelo de atenção mais eficiente e resolutivo no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Item
Dinâmica da localização e fosforilação da PLK1 (Thr210 e Ser137) durante a maturação meiótica de oócitos murinos.
(2025-10-20) Leon Uscapi, Haidi Giuliana; Grade, Carla Vermeulen Carvalho (Orientadora) Feitosa, Weber Beringui (Coorientador)
A proteína quinase polo-like kinase 1 (PLK1) desempenha papel essencial na regulação da progressão meiótica, participando de processos como a montagem e manutenção do fuso meiótico, o posicionamento dos centros organizadores de microtúbulos (MTOCs) e a ligação correta entre cinetócoros e microtúbulos. A hipótese deste estudo foi de que a PLK1 apresenta padrões subcelulares de localização e fosforilação distintamente regulados durante a maturação de oócitos murinos, com funções complementares associadas à fosforilação nos resíduos Thr210 e Ser137. Foram utilizados 15 camundongos fêmeas da linhagem C57BL/6J (6–10 semanas de idade), cujos oócitos no estágio de vesícula germinativa (GV) foram coletados após estimulação hormonal e submetidos à maturação in vitro. As análises de imunofluorescência foram realizadas nos estágios GV (0 h), GVBD (4 h), metáfase I (8 h), anáfase/telófase I (10 h) e metáfase II (12 h), avaliando-se a localização subcelular da PLK1 total, PLK1 fosforilada em Thr210 e PLK1 fosforilada em Ser137. A PLK1 total apresentou marcação redominantemente nuclear em GV, com redistribuição para os polos do fuso e região entromérica a partir de GVBD, presença na zona intermediária do fuso durante a telófase e retorno aos polos e centrômeros em MII. A PLK1 fosforilada em Thr210 exibiu padrão semelhante ao da PLK1 total, mas, a partir de GVBD, também foi detectada ao longo da região do fuso meiótico, sugerindo participação direta na montagem e estabilização dos microtúbulos. A PLK1 fosforilada em Ser137 seguiu o padrão da PLK1 total, restrita a polos e centrômeros durante a maior parte da meiose, com presença adicional na região do fuso apenas em MII, possivelmente relacionada à manutenção do fuso bipolar já estabelecido. Os achados indicam que a fosforilação da PLK1 em Thr210 e Ser137 é diferencialmente regulada durante a maturação oocitária, refletindo funções complementares na montagem, manutenção e reorganização do fuso meiótico, bem como no controle da ligação cinetócoro–microtúbulo, processos essenciais para a segregação cromossômica fiel.
Item
A marcha: formação da Coluna Prestes em Foz do Iguaçu
(EDUNILA, 2025-10-09) Moassab, Andréia; Medina, Hernan; Ochoa, Cláudia; Freitez, Oswaldo
A Coluna Prestes nasceu do agrupamento de revolucionários e revolucionárias paulistas e gaúchos no Paraná, onde o Brasil encontra o Paraguai e a Argentina, na cidade de Foz do Iguaçu. Naquele tempo, Foz do Iguaçu era um município gigantesco, que abarcava, praticamente, todo o oeste do Paraná; a população local no núcleo-sede não chegava a mil habitantes e a mata cerrada isolava o município do restante do estado, exceto pelas embarcações ao longo do caudaloso rio Paraná. A pequena Helô, neta de Clécio, lembra das histórias de seu avô, que era criança quando seu pai se juntou à Revolução, na busca de um futuro melhor para seu filho. Mesclando ficção a uma densa pesquisa documental e iconográfica, realizada no âmbito de um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, este livro em quadrinhos marca o centenário de uma das mais importantes marchas militares da história. Helô e seus primos escutam atentos o que aconteceu com os trabalhadores e trabalhadoras da terra das Cataratas, entre os meses de outubro de 1924 a abril de 1925.