PIBID de geografia em ação na Unioeste e a interação docente-conteúdo-discente
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Woitowicz, Eliete
Schlosser, Marli Terezinha Szumilo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho busca analisar as atuações do subprojeto do PIBID “O ensino da
Geografia: da teoria à prática”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus
de Marechal Cândido Rondon, por meio de reflexões a cerca da interação docente-conteúdo-discente
no ensino de Geografia. Pretende-se evidenciar a importância deste subprojeto para o aperfeiçoamento
e a valorização da formação inicial de docentes de Geografia, visto que a partir deste programa têm-se
a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar desde o início da formação, aperfeiçoando e atribuindo
qualidade a futura profissão docente. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, com o uso da
técnica de estudo de caso, com a participação de docentes de Geografia (Universitários e da Rede
Pública de Ensino), acadêmicos licenciandos bolsistas e voluntários e, de alunos e ex-alunos que
vivenciaram a prática pibidiana em duas escolas públicas do município, no período de 2011 a 2013