Itens para a visualização no momento 41-60 of 556

    • Trabalhando com literatura na disciplina de língua estrangeira 

      Bomfim, Diego Vinícius Faria do (Unila, 2014-10)
      Este artigo apresenta o plano de ensino desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Letras / Inglês da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Campus de ...
    • Trabalhando com a matemática básica: adição e subtração de números decimais 

      Bonato, Gisely Foss; Camargo, Joseli Almeida; Kopis, Marisete do Rocio (Unila, 2014-10)
      O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) tem como um dos seus objetivos, inserir os licenciandos no cotidiano escolar da rede pública de educação, proporcionando- lhes oportunidades de criação ...
    • Trabalhando a relação do capitalismo e do socialismo através do jogo com alunos do 8o ano do ensino fundamental 

      Bordinhão, Lucas; Swiech, Anderson; Muchau, Silvia Letícia; Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos (Unila, 2014-10)
      Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati – PR numa das escolas ...
    • Tinha um livro no meio do caminho: estratégias de leitura na sala de aula 

      Silva, Maraisa Daiana da; Tomé, Talita Dias; Corsi, Margarida da Silveira; Ritter, Lilian Cristina Buzato (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho é parte do Subprojeto Pibid-Letras/Português da Universidades Estadual de Maringá e apresenta resultados obtidos por meio de uma oficina realizada com alunos do 6 o ano, do Ensino Fundamental, estudantes ...
    • Teste da chama: análise de um experimento investigativo 

      Müller, Cleverton Miguel; Ferreira, Matheus; Fernandes, Julia Piechontcoski; Santos, Edimara Zacarias dos (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho consiste em uma análise referente a um experimento demonstrativo investigativo realizado em laboratório com as turmas de primeiro ano do ensino médio. Para a turma A solicitou-se que fosse respondido ...
    • Termoquímica, fazendo e aprendendo 

      Caldas Netto, José Silveira; Bagatin, Alessandra Camile Klinger (Unila, 2014-10)
      Esta atividade foi realizada com os alunos do segundo do ensino médio, de um colégio estadual de Curitiba, no segundo semestre de 2013 no subprojeto de Química. Os conceitos abordados foram caloria, mudança de estado ...
    • Teoria e prática: importância da observação para a formação de docentes 

      Amaral, Sandra Caroline do; Assis, Ligia Lobo de (Unila, 2014-10)
      Observar é ver além do que se pode notar, é absorver informações para aprofundar sua pesquisa. É um método científico fundamentador da prática, relacionada com a teoria. No Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à ...
    • Teoria das cores - uma proposta didática 

      Goulartt, Marcello; Dalri, Jackelini; Higa, Ivanilda (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da teoria cores, para o segundo ano do Ensino Médio, em um colégio da rede pública estadual, no município de São José dos Pinhais, Paraná, no âmbito do projeto ...
    • Teorema de Pick: proposta de um trabalho interdisciplinar na educação básica 

      Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala; Rodrigues, Jéssica Augusta Marchiori; Furlan, Miriam da Silva Castro (Unila, 2014-10)
      Este trabalho visa mostrar a importância de um ensino interdisciplinar nas escolas de Educação Básica dando enfoque às disciplinas de Matemática e Geografia. Partindo do conceito de interdisciplinaridade e trabalhando ...
    • Tecnologias na educação: produção de vídeos como proposta de ensino-aprendizagem 

      Chang, Pablo; Borgmann, Claudia; Ziemer, Nadiégi Esteici; Gomes, Elinalva (Unila, 2014-10)
      O uso de tecnologias em sala de aula é cada vez mais constante, principalmente de vídeos. Nesse sentido, discussões de um grupo de pibidianos do curso de licenciatura em matemática promoveu a produção de vídeo aulas ...
    • Tecnologias na aprendizagem da perífrase estar+ gerúndio através de um curta metragem em espanhol 

      Chvaitchuk, Neli; Ribeiro, Débora Letícia; Feix, Sivane Deila; Streiechen, Eliziane Manosso (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem objetiva relatar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia didática ocorreu por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para ensinar o uso da perífrase ...
    • Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem 

      Merlin, José Reinaldo; Yoshitake, Alex Kazumi; Anastácio, Paulo Roberto; Pagno, Rodrigo Tomaz (Unila, 2014-10)
      Diversas tecnologias que não foram, necessariamente, criadas para serem ferramentas de ensino e aprendizagem podem ser utilizadas em sala de aula. Para utilizá-las com eficiência, é necessário conhecê-las e analisá-las ...
    • Teatro e ensino da matemática: atividade desenvolvida num curso de formação docente 

      Oliveira, Ulisses Fernando da Cruz; Sacamoto, Angela; Moraes, Gabriel Eduardo Bittencourt; Gotardo, Lucas Vinicius Rocha (Unila, 2014-10)
      Este trabalho relata uma aula desenvolvida pelas alunas do Curso de Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação de Londrina com a colaboração dos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
    • Subprojeto pibid em educação física: experiências com o ensino de esportes não tradicionais 

      Setim, Guilherme; Costa, Felipe Kuerten Moro; Ferreira Junior, Marcelo França; Ferreira, Kleber Drobenko (Unila, 2014-10)
      O trabalho trata de um relato de experiência proposto por um grupo de acadêmicos participantes do subprojeto PIBID/PUCPR em Educação Física. Inicialmente foi feito um diagnóstico buscando mapear os espaços físicos e ...
    • Subprojeto Pibid em educação física: experiências com o ensino da ginástica 

      Silva, Camila Aparecida Vasconcelos da; Tomczack, Maurício Fernando; Santos, Sheila Coelho dos; Fernandes, Victor Luiz de França (Unila, 2014-10)
      O presente relato trata de descrever as experiências de intervenções práticas dentro da área de Educação física no Colégio Estadual Alfredo Parodi na cidade de Curitiba/ PR, feitas por acadêmicos participantes do Programa ...
    • Subprojeto matemática I UFPR 

      Alison, Murilo Brum; Campos, Elisangela de; Cipriano, Lueinne Christinne (Unila, 2014-10)
      Este artigo relata algumas das atividades que vem sendo desenvolvidas pelo PIBID Matemática I da UFPR. Descreverá de que forma os bolsistas de iniciação a docência elaboram as sequencias didáticas aplicadas aos alunos. ...
    • Sociologia e ideologia: um conflito do campo sociológico no espaço escolar 

      Rugeri, Talita Cristine (Unila, 2014-10)
      A sociologia passa por uma nova fase desde sua implementação legal dentro da educação básica em todas as escolas do Brasil em 2008. A sua entrada traz questões, compreensões, projeções e analises sobre seu ensino; qual ...
    • Sociologia e cinema: o filme como instrumento didático 

      Kuriyama, Rafael Kenji; Lima, Alan Rodrigues; Patriarca, Gabriel Antonio Cabeça (Unila, 2014-10)
      O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho realizado com os bolsistas do Pibid de Ciências Sociais da Uel, no Colégio Estadual Marcelino Champagnat em Londrina-Pr, no primeiro semestre de 2014. ...
    • Sociologia do desenho animado: a transposição dos conceitos sociológicos para o ensino fundamental 

      Marlier, Rogério Martins; Cunha, Raíssa Romano; Jesus, Letícia Jorge de; Santos, Ana Beatriz de Oliveira (Unila, 2014-10)
      O objetivo deste pôster é relatar a experiência da organização do projeto de oficinas intitulado “Sociologia do Desenho Animado” que ocorreu na II Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na ...
    • Situação de estudo: “o poder do limoneno” como proposta didática para o ensino de estereoquímica no ensino médio 

      Machado, Bruno Rafael; Martins, Jéssica Guerreiro; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Apucarana, apresenta uma proposta contextualizada ...