Listar PIBID - Artigos científicos por título
Mostrando ítems 474-493 de 556
-
Relato de experiência oficina de geologia aplicada ao terceiro ciclo do ensino fundamental
(Unila, 2014-10)O trabalho a seguir foi feito baseado em uma expêriencia junto aos alunos do ensino fundamental do 6o ano, com o intuito de fixar melhor o conteudo de geociências: Tectônica de placas e Vulcanismo, complementando o ... -
Relato de experiência Pibid: a contextualização do ensino de química na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas
(Unila, 2014-10)O presente artigo é um relato de experiência didática do subprojeto de Química do PIBID/CAPES - PUCPR, que procurou desenvolver junto a alunos do 3a ano do Ensino Médio os princípios da química orgânica no auxílio à ... -
Relato de experiência: a percepção de luz e sombra na educação infantil
(Unila, 2014-10)Percepção de luz e sombra na Educação Infantil foi o tema da sequência didática aqui relatada, realizada com o objetivo de conhecer e promover o desenvolvimento de hipóteses das crianças sobre luz e formação de sombras. ... -
Relato de experiência: educação em saúde com alunos do ensino fundamental de um Colégio Estadual do oeste do Paraná
(Unila, 2014-10)Este relato pretende descrever práticas educativas ministradas em um colégio estadual de Cascavel-Paraná, abordando assuntos referentes à educação em saúde para alunos das oitavas séries. As aulas foram ofertadas por ... -
Relato de experiência: estudando progressões
(Unila, 2014-10)Neste relato iremos descrever a experiência obtida após a aplicação de uma oficina envolvendo Progressões Geométricas em quatro turmas do 1o ano do Ensino Médio. Nosso objetivo principal foi introduzir o conceito de ... -
Relato de experiência: prática educativa sobre sexualidade com adolescentes
(Unila, 2014-10)Relato de experiência de intervenções educativas sobre Gravidez na Adolescência, realizadas no Colégio Estadual São Cristóvão/Cascavel-PR. As práticas educativas foram elaboradas com base no conceito ampliado de saúde o ... -
Relato de experiência: vídeo aula como ferramenta para o ensino química
(Unila, 2014-10)Neste relato de experiência foram utilizadas as vídeo-aulas como uma ferramenta de ensino para abordar conteúdos de química. Estas vídeo-aulas foram elaboradas por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de ... -
Um relato de iniciação à docência
(Unila, 2014-10)Este texto é um relato das atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Colégio Estadual Ieda Baggio Mayer – Ensino ... -
Relato de um “Pibidiano” Pós-moderno
(Unila, 2014-10)Esse trabalho é fruto das investigações realizadas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Propomos estudar brevemente a concepção de pós- modernidade por meio do relato de uma ... -
Relatos de experiência do projeto de dança “HIP HOP” - PIBID educação física Colégio Estadual Luiza Ross – EFM
(Unila, 2014-10)Este presente estudo visa relatar as experiências parciais constatadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, através ... -
Relatos de experiência do projeto de luta “judô” - PIBID educação física Colégio Estadual Luiza Ross – EFM
(Unila, 2014-10)O presente estudo se propõe relatar as experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, através do Projeto ... -
Relevância das teorias linguísticas no processo de ensino/aprendizagem do idioma espanhol
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo primeiro a análise da importância das teorias de ensino e aquisição do espanhol como língua estrangeira. Outra pretensão é expor um relato de experiência de ensino/aprendizagem, que consiste ... -
Repertoriando futuros professores de arte com práxis pedagógicas teatrais
(Unila, 2014-10)O inicio do século XXI apresenta um panorama significativo para a aprendizagem do ensino teatral no ambiente escolar, tendo como base os processos cênicos realizados pelo subprojeto Teatro do IFPR- Campus Palmas. O ... -
Representações femininas: percepção de estereótipos e objetificação da mulher em propagandas
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo expor atividade realizada pelo PIBID História 1 UFPR por ocasião do Dia da Mulher. Sob coordenação da Profa. Dra. Karina Kosicki Belotti e orientação dos professores Alisson Gonçalves e ... -
Representações sociais e profissionais do Pibid (em geografia) na visão de diferentes sujeitos da comunidade escolar e universitária
(Unila, 2014-10)A problemática deste trabalho pauta-se na indagação: Qual a visão dos diferentes sujeitos da comunidade escolar e universitária com relação aos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência? ... -
Resolução de problemas na aprendizagem significativa de física
(Unila, 2014-10)A resolução de exercícios é uma pratica necessária na aprendizagem de física e também de outras ciências, entretanto existe um limite até onde a eficiência desses exercícios chega. Exercícios utilizam rotinas automatizadas ... -
Resolução de problemas nos anos iniciais: uma proposta
(Unila, 2014-10)Neste artigo são apresentados os aspectos iniciais do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa “A Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, ... -
Resolução geométrica de equações quadráticas: um novo conceito nas escolas
(Unila, 2014-10)Tendo em vista que muitos alunos têm dificuldade de resolver equações quadráticas utilizando fórmulas matemáticas nós, futuros professores, devemos buscar outras formas de resolução para alterar esse quadro na educação ... -
O retorno da filosofia ao ensino médio no Brasil: desafios para o PIBID
(Unila, 2014-10)Pretendemos investigar sobre o retorno do ensino de Filosofia no Brasil e relatar as contribuições do PIBID no sentido de formar pedagogicamente os futuros professores. O caminho escolhido foi o da análise e contraposição ... -
O RPG como alternativa lúdica para o ensino da filosofia
(Unila, 2014-10)Este relato discute o trabalho científico-pedagógico ora em desenvolvimento com alunos do 1o ano do ensino médio do Colégio Visconde de Guarapuava. Refere-se à possibilidade de, neste grau,ensinar filosofia de forma ...