Itens para a visualização no momento 454-473 of 556

    • Proposta de um módulo didático na abordagem CTS com o tema social enchentes 

      Silva, Jizéli Zeferino da; Ceglarek, Vanessa Marieli; Moreira, Bruna Muraro; Oliveira, Juliana Moreira Prudente de (Unila, 2014-10)
      Apresenta-se neste um dos módulos didáticos elaborados no Subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/CAPES. Neste subprojeto se trabalha com a abordagem CTS, por isso se parte ...
    • Proposta para construção de material didático-pedagógico para o ensino de geografia: calendário do tempo 

      Nascimento, Wuillian Marques do; Machado, Elias; Rempel, Ademir (Unila, 2014-10)
      Atualmente, há necessidade de reinventar materiais didático­pedagógicos que facilitem a compreensão de conteúdos em geografia. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da ...
    • Qual a melhor música para se ensinar? reflexões sobre arte e gosto musical a partir das observações no PIBID 

      Rocha, Gilson Claudio; Sebben, Egon Eduardo (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho, traz algumas reflexões que se originaram e se ampliaram ao longo das observações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Levando em conta as colocações das Diretrizes ...
    • Quão complexo é se avaliar?! 

      Polsin Junior, Norberto Jose (Unila, 2014-10)
      Avaliação é um ato muito complexo. Segue o fato de que os professores devem realizar avaliações periódicas do desempenho de seus alunos e a isto atribuir valor (nota), segundo as normativas da escola. Na atualidade o ...
    • “O que cabe num poema” - uma proposta de letramento literário por intermédio da leitura de poemas de Fernando Pessoa 

      Maia, Midiã Valério; Leonardi, Ana Claudia; Domingues, Renata; Rohweder, Jussara Maria da Silva (Unila, 2014-10)
      Este trabalho visa apresentar e discutir aspectos que envolvem uma proposta de leitura dos poemas de Fernando Pessoa, diante do perceptível distanciamento instaurado entre o gênero poesia e a sala de aula. A inquietude ...
    • A questão da alteridade no ensino dos direitos humanos e a experiência do PIBID 

      Santos, Renato dos; Rosa, Tiago Willian da (2014-10)
      O presente artigo possui por objetivo refletir sobre a dimensão da alteridade no ensino dos Direitos Humanos a partir da experiência do Pibid. Considerando o método fenomenológico, e a partir de pesquisa bibliográfica, ...
    • Questões étnico-raciais no ambiente escolar 

      Ferreira, Angélica Alves; Ferreira, Luana da Silva; Pinto, Poliana Nascimento; Fonseca, Stéphanie (Unila, 2014-10)
      Ao decorrer do trabalho a ser apresentado, temos por objetivo discutir sobre as questões étnico-raciais em ambiente escolar. A sociedade brasileira é formada por uma grande diversidade étnico-racial e é por esse motivo ...
    • A química do tempo: uma oficina temática para o ensino de datação por carbono 14 

      Ribeiro, Elisangela Rosa; Stanzani, Enio de L. (2014-10)
      A ciência e a tecnologia desempenham um papel fundamental e essencial na sociedade atual, por isso a grande importância em promover a cultura científica, aproximando o saber científico aos cidadãos. Nesta perspectiva, é ...
    • Química e investigação: cinética química e as velocidades de reações 

      Kliemann, Claudia Regina; Sabardelotto, Juliana; Kunzler, Kelly Karini; Silva, Vitor Oscar da (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho foi elaborado a partir de experimentos realizados com estudantes da segunda série do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Gisele, tendo como objetivo articular os conhecimentos prévios sobre ...
    • A química forense como forma de contextualizar o ensino e aprendizagem de química 

      Pimenta, Samuel Fernandes; Martins, Bruna Sustiso; Koltz, Elizabeth; Sandri, Marilei Mendes (2014-10)
      É visível a desmotivação dos alunos pelo estudo da disciplina de Química no Ensino Médio. Muitos acham desnecessário o aprendizado desta ciência e não a associam a qualquer utilização para seus futuros, muito menos nas ...
    • As realidades sócio-educativas enfrentadas pelos professores 

      Scatolin, Jackson Everton; Veiga, Juliana da; Silva, Ana Paula Borges da (2014-10)
      O presente artigo traz uma reflexão sobre as dificuldades e as diferentes realidades no qual os professores são submetidos no seu dia-a-dia. Dentre eles, os desafios que encontram no âmbito escolar para conseguir desenvolver ...
    • Reduzir é o começo 

      Parize, Erick; Ozorio, Bernardo (Unila, 2014-10)
      Esse trabalho teve como principal objetivo explanar sobre a educação ambiental e as mudanças que podem ser feitas não só no âmbito escolar, mas social como um todo e despertar a curiosidade de alunos de 9o ano de uma ...
    • Reflexão sobre a integração do sistema locomotor em uma proposta investigativa 

      Viana, Aline; Kliemann, Bruna Caroline Kotz; Lima, Bárbara Grace Tobaldini de (Unila, 2014-10)
      Os conteúdos da disciplina de Biologia são tradicionalmente abordados de maneira fragmentada o que pode propiciar uma aprendizagem isolada dos conceitos. O objetivo desse trabalho foi refletir sobre uma proposta de ensino ...
    • Reflexões acerca da proposta pedagógica de Londrina para a educação física 

      Dalago, Pamela Suelen; Vieira, Caroline de Souza; Gonçalves, Claudio Lísias; Saladini, Ana Cláudia (Unila, 2014-10)
      Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos da Proposta Pedagógica da Educação Física adotada pelos professores da Rede Municipal De Ensino de Londrina, mais especificamente aqueles sugeridos para a Educação ...
    • Reflexões sobre uma proposta para o desenvolvimento de conceitos sobre o átomo 

      Rengel, Eduardo; Hurko, Luana Damiane; Rufino, Mauro César; Samojeden, Lauro Luiz (Unila, 2014-10)
      Esta sequência de aulas teve como principal objetivo desenvolver conceitos relevantes sobre o átomo para melhor interpretação de fenômenos elétricos, tendo como referência a Teoria da Aprendizagem Significativa de David ...
    • As relações entre professoras e crianças na educação infantil no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi 

      Vinha, Maria Lúcia; Freitas, Suellen de Almeida; Vieira, Talita Fialho; Flores, Vanessa Cristina Correia (2014-10)
      O objetivo principal deste trabalho foi analisar as relações estabelecidas entre professoras e crianças na educação infantil posicionadas no âmbito das demandas da EMEI Nona Panichi. Essa EMEI vincula-se ao Programa ...
    • Relações familiares e seus desafios no processo de ensino e aprendizagem 

      Weigert, Bárbara de Freitas; Alves, Vânia Maria; Oliveira, Patrike Soares de; Cesca, Ozélia (Unila, 2014-10)
      O trabalho visa apresentar algumas experiências vividas no interior da escola parceira no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, mais especificamente ligadas às observações de como as relações ...
    • Um relato de atividades sobre semelhança de triângulos no Colégio Estadual IEDA Baggio Mayer 

      Chaves, Cheienne; Theobald, Sara Taís; Carissimi, Alexandre; Toillier, Jean Sebastian (Unila, 2014-10)
      Este trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná noColégio Estadual Ieda Baggio Mayer – ...
    • Relato de experiência do grupo pibid interdisciplinar: uma perspectiva dos acadêmicos de biologia 

      Santos, Daniely Bini dos; Faria, Kamila Krinski; Osternach, Ynaê Martins; Osternach, Ynaê Martins; Kataoka, Adriana Massaê (Unila, 2014-10)
      A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, que possui como objetivo o desenvolvimento da consciência da sociedade sobre aspectos do meio ambiente. Por esse tema possuir o dever de ser trabalhado nas escolas, de ...
    • Relato de experiência do Pibid química do Colégio Estadual Professora Elzira Correa de Sá 

      Santos, Daiane Beatriz Santana dos; Morasco, Maria Isabel; Freire, Leila I. F.; Carlos, Fabiane dos Santos (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho relata algumas das experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas pelos pibidianos, na visão de um bolsista do PIBID do curso de Licenciatura em Química, realizado no Colégio Estadual Professora ...