Itens para a visualização no momento 424-443 of 556

    • Práticas pedagógicas no contexto da sustentabilidade vivenciadas na educação infantil do campo 

      Gonçalves, Josiane; Almeida, Dircelia Alves; Menezes, Regiane de Souza; Fernandes, Denilsa dos Santos (Unila, 2014-10)
      Objetiva iniciar reflexão sobre o tema da sustentabilidade na Educação Infantil do Campo, a partir de duas atividades no âmbito do PIBID-Diversidade, a primeira numa escola de assentamento, a segunda na ciranda infantil ...
    • Práticas significativas do Pibid/inglês na escola pública 

      Pires, Marilize (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar a acadêmicos e professores algumas experiências em sala de aula desenvolvidas no subprojeto PIBID Letras/Inglês. Após várias discussões acerca das DCEs e alguns textos ...
    • A práxis da iniciação na docência na educação infantil 

      Galli, Ana Claudia; Batistoni, Gabriel; Sewald, Silvana; Lima, Vanderléia (2014-10)
      A experiência de atuar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, SubProjeto Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, proporciona aos pibidianos a possibilidade de vivenciar práticas ...
    • Preparação para OBMEP: potencializando novos olhares para a matemática nas escolas públicas 

      Mirkoski, Maikon Luiz; Oliveira, Jonny Lucas de; Iarema, Felipe (Unila, 2014-10)
      Este trabalho, realizado no âmbito do Programa PIDID, apresenta e discute resultados obtidos na intervenção dos bolsistas em um projeto de preparação dos alunos para as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das ...
    • Princípios e prática da alteridade na educação infantil 

      Fernandes, Pâmela Regina; Nassar, Noelma de Campos; Oliveira, Solange da Costa Lima; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo principal apresentar os princípios da alteridade a fim de pensá-la como uma prática na Educação Infantil. As discussões aqui apresentadas são resultado das reflexões realizadas no I Ciclo ...
    • Problematização contextualizada para o ensino de química: dissolução do isopor com acetona 

      Pereira, Ana Carla Fernandes; Oliveira, Jéssica Borges de; Rivelini-Silva, Angélica Cristina; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      Procurando aumentar o interesse dos alunos nas aulas de Química, os bolsistas do projeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana, apresenta uma proposta ...
    • A problemática das salas de apoio à aprendizagem no Paraná: uma reflexão proporcionada pela participação no PIBID 

      Baptistão, Patrícia Ferro; Revelino, Cladilaine Aparecida; Silva, Fernando Oliveira da; Nervis, Jonis Jecks (2014-10)
      Este trabalho pretende comparar aspectos teóricos e práticos do programa Salas de Apoio à Aprendizagem de Matemática da SEED/PR com base na experiência proporcionada a duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas ...
    • O processo de formação dos camponeses na educação de jovens e adultos 

      Biff, Edina Vorpagel; Silva, Jeane Aparecida Soares da; Ramos, Leidiane da Silva de; Anjos, Clarice Felisbino dos (Unila, 2014-10)
      Reflete sobre a singularidade da Educação de Jovens e Adultos-EJA no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, no contexto da Educação do Campo, a partir de uma experiência desenvolvida com apoio do PIBID-Diversidade. ...
    • Produção de hipertexto sobre estrutura função celular 

      Bisewski, Gessica Carolina Aparecida; Lima, Yasmin Cartaxo; Mendonça, Márcia Helena; Schadeck, Ruth Janice Guse (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem o objetivo de mostrar o percurso de uma das atividades realizadas pelos bolsistas do PIBID do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Visando facilitar a aprendizagem dos alunos ...
    • Produção e validação de tecnologia educativa 

      Ferreira, Ana Paula; Berticelli, Manoela Cristina; Rodrigues, Rosa Maria; Conterno, Solange de Fátima Reis (Unila, 2014-10)
      As ações educativas em saúde requerem planejamento, organização e sistematização. Nem sempre o processo educativo conta com materiais adequados para sua efetivação. Objetiva-se expor, a partir de referencial bibliográfico, ...
    • O professor da educação básica e Supervisor/Pibid enquanto agente fundamental na formação de professores reflexivos 

      Jesus, Atair José Bernardino de; Sell, Ana Carolini; Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro (Unila, 2014-10)
      Nosso objetivo neste trabalho, se da na direção de refletir sobre o papel do professor da educação básica, inserido no subprojeto de pedagogia do “PIBID - Programa institucional de bolsa de iniciação a docência”. Pautados ...
    • O programa PIBID diversidade da UTFPR de dois vizinhos no Colégio Estadual do Campo Santa Inês / Chopinzinho 

      Sikorski, Rosane Ivaz; Barbosa, Jeferson Bruno; Dalastra, Solange da Silva (Unila, 2014-10)
      Relato sobre a experiência do Programa PIBID Diversidade da UTFPR de Dois Vizinhos no Colégio Estadual do Campo Santa Inês – Chopinzinho – PR. O cronograma de atividades ainda está em andamento, porém já ...
    • Projeto astronomia na escola com o grupo PIBID Física /UEL: 2014 

      Nobre, José Henrique Ferreira; Carvalho, Luiz Fernandes Sousa de (Unila, 2014-10)
      O grupo atuante no projeto PIBID - Física /UEL-2014, participante do projeto “Astronomia aplicada no colégio” que foi criado com o intuito de ensinar Astronomia básica para alunos do ensino médio. O mesmo tem como objetivo ...
    • Projeto copa do mundo 2014: o trabalho em grupos para o ensino de geografia 

      Santos, Junior Cesar Gonçalves dos; Rosas, Celbo Antonio Ramos da Fonseca (Unila, 2014-10)
      A partir de uma proposta ofertada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UEPG, entre os meses de maio e junho de 2014, aproveitando-se da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, ...
    • Projeto de apoio pedagógico no colégio estadual do campo bom jesus: a sala de aula como espaço formativo dos Pibidian@s 

      Mapelli, Adriane; Krause, Angélica Bianca; Wastchuk, Claudioney Daleffe; Siqueira, Josiane Nunes de (Unila, 2014-10)
      O Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) visa a formação e capacitação de futuros professores via a união da teoria e prática pedagógica tendo a sala de aula como espaço formativo dos bolsistas do Programa Institucional de ...
    • Projeto esperança: respeito à vida 

      Moreira, João Marcos Martins; Algeri, Ana Cristina; Andreatta, Saionara Aparecida; Potrich, Michele (Unila, 2014-10)
      A observação do número de animais domésticos que sofrem maus tratos e são abandonados no município de Dois Vizinhos, Paraná, norteou o desenvolvimento do Projeto Esperança. Este projeto tem por objetivo sensibilizar e ...
    • Projeto Happy Children: aprendendo brincando, a interdisciplinaridade em um subprojeto 

      Vieira, Letícia Duarte; Thalita, Kalina; Silva, Anilde Tombolato Tavares da (Unila, 2014-10)
      O projeto HAPPY CHILDREN: APRENDENDO BRINCANDO, faz parte do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e tem como objetivo ensinar crianças de quatro a cinco anos de idade uma segunda língua, a ...
    • Projeto PIBID em instituições privadas, qualificação da formação de professores 

      Dominschek, Desiré Luciane; Assis, Ligia Lobo de; Vieira, Mônica Caetano; Silva, Daniel Vieira da (Unila, 2014-10)
      O objetivo central desta pesquisa é investigar o perfil de alunos que ingressam no Curso Normal (antigo magistério). O projeto aqui citado situa-se no Paraná em Curitiba. Este projeto PIBID/UNINTER visa a inserção dos ...
    • Projeto Pibid: jogo do ludo 

      Valle, Ana Paula do; Canalli, Kamylla; Paixão, Lucilene; Agranionih, Neila Tonin (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo do Ludo, desenvolvida em uma turma de alunos de quatro e cinco anos no CMEI Nice Braga – Curitiba. A sequência didática foi planejada ...
    • Projeto planeta Menaltor Escola Estadual professor Meneleu de Almeida Torres, Ponta Grossa – PR 

      Santos, Ana Flavia Borges dos; Santos, Junior Cesar Gonçalves dos; Rosas, CelboAntonio Ramos da Fonseca; Camargo, João Paulo (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho tem como intuito descreveralguns resultados de uma prática docente desenvolvida por um professor de Geografia, vivenciada pelos alunos do PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia, exercida no Colégio ...