Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 198-217 of 556
-
Experiência do ensino-aprendizagem de frações
(Unila, 2014-10)De acordo com pesquisas e estudos acerca do ensino-aprendizado do conteúdo de Frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se grandes dificuldades na sua compreensão e contextualização em sala de aula. Desta ... -
Experiência do Pibid artes visuais no Colégio Estadual Alto da Glória
(Unila, 2014-10)Este artigo abordará a experiência do Pibid Artes Visuais do IFPR campus Palmas realizado no Colégio Estadual Alto da Glória a partir do ano de 2012. Para tanto, descreve o contexto do colégio em questão, os objetivos ... -
Experiência do uso de software no ensino médio: operações com sistemas
(Unila, 2014-10)Neste relato de experiência pode-se perceber as contribuições do PIBID para a formação inicial dos bolsistas, ajudando superar preconceitos e barreiras. Este relato de experiência pretende colaborar e incentivar mais ... -
Experiência e vivencias em sala de aula: o movimento corporal contribuindo para a aprendizagem significativa
(Unila, 2014-10)Esse trabalho tem por objetivo socializar nossas experiências, quanto ao desenvolvimento do subprojeto “Aprender é uma arte, em que o corpo faz parte: aprendizagens significativas por meio do movimento corporal”. O ... -
Experiência na alfabetização na relação entre teoria e prática na sala de aula no início da formação docente
(Unila, 2014-10)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos propicia a experiência como professores no início da formação acadêmica. O trabalho aqui proposto apresenta atuação nas salas de aula com início em ... -
As experiências compartilhadas com as crianças da educação infantil
(2014-10)O artigo propõe pensar sobre as experiências nas relações entre os acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEL e as crianças pequenas, a partir do programa PIBID, em proposta desenvolvida no CMEI Valéria ... -
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)Este trabalho discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais as experiências de ensino- ... -
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)Este estudo apresenta uma análise da vivência de acadêmicas do Curso de Graduação em Letras Português-Inglês, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é refletir ... -
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)Este trabalho está concentrado na área da educação no desenvolvimento do projeto PIBID, que tem como objetivo, propiciar uma melhor formação dos acadêmicos do ensino superior em licenciatura, neste trabalho o objetivo ... -
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência das alunas do curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em uma instituição de ensino da rede municipal de Curitiba, visando promover a iniciação ... -
Experiências do Pibid matemática no Colégio Estadual Manoel Ribas
(Unila, 2014-10)Ao entrar em sala de aula, o professor encontra vários desafios, dentre eles, o de formar alunos capazes de resolver problemas encontrados no seu dia-a-dia. O impacto, ao entrar em sala de aula e responder a esse desafio, ... -
Experiências do Pibid no Colégio Estadual Cristo Rei: a vivência escolar contribuindo para formação docente
(Unila, 2014-10)Na maioria das áreas de ensino de graduação era priorizada a formação de bacharéis, mas ao longo dos anos esse cenário veio se modificando de forma positiva com a valorização das licenciaturas. Este trabalho mostra as ... -
Experiências Pibidianas: importância da prática docente
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências docentes vivenciadas pelos pibidianos do subprojeto “Tecnologias e formação de professores para o ensino de Matemática” da UNESPAR, campus de União da ... -
Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho foi utilizar o açafrão como indicador ácido-base, tanto em solução como em papel indicador.Os resultados mostraram que as preparações dos indicadores se mantiveram estáveis. Em seguida, foi ... -
Experimentação problematizadora no ensino de química: reatividade de compostos saturado einsaturados, utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta uma proposta de utilização dos três momentos pedagógicos de Delizoicov na problematização do experimento – Reatividade de Compostos Saturados e Insaturados - como auxílio no processo de ... -
Experimento cativante
(Unila, 2014-10)A partir das dificuldades encontradas pelo grupo do PIBID em conseguir melhorar a aprendizagem dos alunos, realizamos observações em salas de aulas, com intuito de diagnosticar em reuniões medidas que melhorassem a ... -
Experimentos de baixo custo em aulas de física no ensino médio: duas propostas
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo estimular a utilização de experimentos de baixo custo como ferramenta didática em aulas de Física no Ensino Médio, tendo em vista a baixa exploração deste recurso por dificuldades apresentadas ... -
Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas
(Unila, 2014-10)Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ... -
Extinção de espécies no passado e na atualidade: uma abordagem interdisciplinar
(Unila, 2014-10)A extinção dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos é motivo de estudos até os dias de hoje, desta forma é importante analisar as hipóteses que levaram esses animais a extinção. Com o intuíto de despertar nos ... -
“É proibido proibir: o que contam os livros didáticos utilizados pelos supervisores do Pibid/história/UEL sobre a ditadura militar brasileira”
(Unila, 2014-10)Isabel Barca afirma que uma das “maiores potencialidades da História é a consciência da profundidade que ela proporciona a quem procura compreender o mundo” (BARCA, 2012). Por isso, superar o ensino dos fatos históricos, ...