Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Chaves, Bruna Paula Pereira Gomes
Macedo, Amanda de Fátima Mello
Ciani, Andréia Büttner
Antunes, Francieli Agostinetto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a
Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência –PIBID, no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo
Branco, na cidade de Cascavel. Na intenção de desenvolver o pensamento algébrico nos alunos,
propomos uma atividade com o jogo de pega varetas. A partir dos registros do jogo, sugerimos a eles
que utilizassem letras para representar as cores das varetas, proporcionando um contexto para a
compreensão da ideia de incógnita. Sugerimos que transformassem esses dados em expressões
algébricas e substituíssem os valores de cada cor para calcular a pontuação no jogo. Depois da
atividade, propomos situações-problemas simulando jogadas de pega varetas. O objetivo desta aula foi
criar nos alunos a necessidade da utilização do pensamento algébrico para organizar situações reais