Navegação Hispanistas - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 164-183 of 369
-
A importância da pesquisa in loco no processo de tradução: relato de uma experiência
(UNILA, 2016-08)Este trabalho objetiva relatar uma experiência de pesquisa in loco na área de Tradução. A referida pesquisa foi realizada na Universidad de Granada, Espanha (2016), com vistas a conhecer o contexto de produção da peças ... -
A indisciplina do verso: voz e escuta em Néstor Perlongher
(2016-08)Em “Locas, milicos y fuziles” (2011), Cecilia Palmeiro expõe que Néstor Perlongher convoca os processos dissidentes e antiautoritários nos quais suspende a hierarquia dos gêneros canônicos, a escrita normalizadora, a ... -
A inferência: o que é necessário para desenvolver essa estratégia de leitura?
(2016-08)A busca pela compreensão satisfatória de um texto vem sendo buscada por décadas pelos professores e autores de livros didáticos. Aos primeiros, com frequência, cabe analisar, selecionar e, posteriormente, aplicar tarefas ... -
O insólito nas aulas de espanhol como língua estrangeira: Propostas pedagógicas
(2016-08)Trabalhar a literatura e as suas funções nas aulas de Espanhol como língua estrangeira, sem usála como prétexto para conteúdos linguísticos e/ou estruturais, tronouse uma prática esquecida nesse contexto. Percebese, ... -
Intercambio virtual entre jóvenes de Lationamérica: Una actividad posible
(UNILA, 2016-08)En esa comunicación vamos a presentar la interesante experiencia de intercambio virtual entre alumnos de portugués uruguayos con estudiantes de lengua española en Brasil a través del sistema de video conferencia del ... -
Intercambio virtual entre jóvenes de Lationamérica: Una actividad posible
(2016-08)En esa comunicación vamos a presentar la interesante experiencia de intercambio virtual entre alumnos de portugués uruguayos con estudiantes de lengua española en Brasil a través del sistema de video conferencia del ... -
A Interlíngua escrita de aprendizes de espanhol/LE na modalidade EAD e o papel da instrução com foco na forma (IFF) para a correção de erros gramaticais
(UNILA, 2016-08)Este trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento que se propõe a investigar o papel da Instrução com Foco na Forma (IFF) para a correção dos erros gramaticais sobre o uso do verbo na interlíngua escrita de aprendizes ... -
Internacionalização das Universidades: Impactos e possibilidades na formação do professor de ELE
(2016-08)O acordo do MERCOSUL tem se consolidado como um importante projeto de política do mundo. Entre seus objetivos, que prevê o melhor relacionamento entre os países do bloco, a educação foi vista como elo estratégico de ... -
Uma interpretação historiográfica sobre a publicação da "Grammática da língua espanhola para uso dos brasileiros" (1920), de Antenor Nascentes
(UNILA, 2016-08)A primeira descrição do espanhol, publicada no Brasil, data de 1920. Estamos nos referindo à obra Grammatica da língua espanhola para uso dos brasileiros, escrita por Antenor Veras Nascentes (1886 – 1972). A publicação ... -
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
(2016-08)Situarmos historicamente a inserção do ensino de língua espanhola no currículo do ensino básico no Brasil nos permite perceber que, ao longo da história do ensino dessa língua, a relação entre as diretrizes educacionais ... -
As intervenções políticoeducativas no ensino de línguas: o caso do espanhol em Goiás
(UNILA, 2016-08)Situarmos historicamente a inserção do ensino de língua espanhola no currículo do ensino básico no Brasil nos permite perceber que, ao longo da história do ensino dessa língua, a relação entre as diretrizes educacionais ... -
Isso ajuda ou atrapalha? Implicações das práticas de teletandem português x espanhol no contexto de formação inicial
(UNILA, 2016-08)Nesta comunicação, temos como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as implicações das práticas de teletandem na formação inicial de professores de espanhol/LE. O teletandem, mais recentemente, é definido como um ... -
Jogo e astúcia em Del amor y otros demonios de Gabriel García Márquez
(2016-08)Este trabalho pretende abordar o jogo e a astúcia no romance Del amor y otros demonios de Gabriel García Márquez. Tais características estão presentes no comportamento ambíguo da personagem central, Sierva María de Todos ... -
La crónicahistorieta en Macanudo, de Liniers
(UNILA, 2016-08)Desde el año de 2002 se publica en el periódico La Nación la serie Macanudo, del argentino Ricardo Siri Liniers. Caracterizada por su humor nonsense, sus personajes son los más variados, como los pingüinos, Enriqueta y ... -
La dimensión política e transcultural en la formación de profesores de escuelas fronterizas
(UNILA, 2016-08)El objetivo de esta comunicación es presentar una investigación en el área del Programa Escuelas Interculturales de Frontera del Ministerio de Educación. Haciendo especial referencia a la situación de las escuelas de ... -
La direccionalidad del núcleo en la gramática de los bilingües inglés – portugués brasileño: la dicotomía sufijos flexivos – sufijos derivativos
(UNILA, 2016-08)El portugués brasileño (PB) se considera una lengua de núcleo a la izquierda, como vemos en (1b) frente a (1c). Si bien Zwicky (1985) mantiene que la direccionalidad del núcleo es la misma en la morfología flexiva que ... -
La direccionalidad del núcleo en la gramática de los bilingües inglés – portugués brasileño: la dicotomía sufijos flexivos – sufijos derivativos
(UNILA, 2016-08)El portugués brasileño (PB) se considera una lengua de núcleo a la izquierda, como vemos en (1b) frente a (1c). Si bien Zwicky (1985) mantiene que la direccionalidad del núcleo es la misma en la morfología flexiva que ... -
La direccionalidad del núcleo en la gramática de los bilingües inglés – portugués brasileño: la dicotomía sufijos flexivos – sufijos derivativos
(2016-08)El portugués brasileño (PB) se considera una lengua de núcleo a la izquierda, como vemos en (1b) frente a (1c). Si bien Zwicky (1985) mantiene que la direccionalidad del núcleo es la misma en la morfología flexiva que ... -
La enseñanza de español en la frontera de Brasil: una cuestión de política pública y de política lingüística
(UNILA, 2016-08)Brasil ha incrementado la enseñanza de español a partir de la Ley 11.161/2005 que estableció la obligatoriedad de la oferta de la lengua en el sistema educativo. La diversidad de contextos socioculturales, económicos y ... -
La enseñanza del léxico em las clases de ELE para hablantes del português brasileño: Um análisis comparativo
(2016-08)Es evidente que el avance de la enseñanza del español en Brasil dibuja un objeto digno de estudio y con muchas aristas. Varios factores afectan los resultados: la adecuada programación, la formación de los docentes, la ...