Navegação Congresso Brasileiro de Hispanistas por título
Itens para a visualização no momento 97-116 of 369
-
O emprego do verbo estar com valor não estativo no português brasileiro e no espanhol
(UNILA, 2016-08)O verbo estar apresenta diferentes usos tanto em espanhol quanto em português. Tendo passado por um gradativo processo de dessemantização, atualmente se reconhecem, tanto na tradição gramatical espanhola quanto na ... -
Os encaixes de dois mundos: modernidade, diversidade e cultura em Josefina Plá
(2016-08)Nossa proposta de comunicação visa uma exploração de aspectos da modernidade, diversidade e cultura no ensaio Ñanduti: encrucijada de dos mundos, de Josefina Plá. Por modernidade, para Octavio Paz ao longo de sua obra, ... -
A encruzilhada das relativas não estândar entre o espanhol (E) e português brasileiro (PB) e seus efeitos sobre a aprendizagem de ELE por brasileiros
(UNILA, 2016-08)Ainda que a formação das construções relativas seja semelhante no espanhol (E) e no português brasileiro (PB), o uso das relativas restritivas não estândar parece ser diferente. No E, por um lado, é bastante comum a ... -
A encruzilhada das relativas não estândar entre o espanhol (E) e português brasileiro (PB) e seus efeitos sobre a aprendizagem de ELE por brasileiros
(UNILA, 2016-08)Ainda que a formação das construções relativas seja semelhante no espanhol (E) e no português brasileiro (PB), o uso das relativas restritivas não estândar parece ser diferente. No E, por um lado, é bastante comum a ... -
A encruzilhada das relativas não estândar entre o espanhol (E) e português brasileiro(PB) e seus efeitos sobre a aprendizagem de ELE por brasileiros
(2016-08)Ainda que a formação das construções relativas seja semelhante no espanhol (E) e no português brasileiro (PB), o uso das relativas restritivas não estândar parece ser diferente. No E, por um lado, é bastante comum a ... -
Ensaiar a democracia na América Latina: reflexões desde a crítica cultural de Diamela Eltit e Nelly Richards à Transição no Chile
(2016-08)O trabalho tem por objetivo atualizar os ensaios de Diamela Eltit e Nelly Richards sobre o período de Transição no Chile pósditadura militar, publicados, respectivamente, em Emergencias – Escritos sobre Literatura, Arte ... -
O ensaio, para além das fronteiras
(UNILA, 2016-08)Desde suas origens, com Montaigne, o ensaio se delineou como um tipo de texto, ainda não um gênero, de “tentativas” na qual o autor divagava e ensaiava sobre a vida e a essência da humanidade. Passando pela análise de ... -
Ensayo de escritores: identidad y literatura en cuestión
(2016-08)Este trabajo propone indagar los modos que asume el ensayo de los narradores como estrategia discursiva que, de los años 70 hasta hoy, operó en favor de la desarticulación de una noción ideologizada de la literatura ... -
Enseñanza de traducción literaria propuestas didácticas
(UNILA, 2016-08)El objetivo de este trabajo es presentar una propuesta didáctica que pueda ayudar a desarrollar estrategias adecuadas de traducción, que serán utilizadas en la traducción literaria (portugués- español). La traducción ... -
Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
(Unila, 2016-08)No atual contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países ... -
O ensino de língua espanhola no Instituto Federal do Paraná através da perspectiva interdisciplinar: diálogos possíveis
(UNILA, 2016-08)Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados preliminares de uma pesquisa que está sendo realizada no Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais (IFPR). A referida instituição apresenta como base de seu ... -
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
(2016-08)Esta comunicação tem o objetivo de apresentar os encaminhamentos de uma pesquisa em desenvolvimento que participa das discussões da vertente teórica que integra questões da linguagem com as investigações sobre o trabalho ... -
O ensino de línguas na fronteira – o diálogo entre pesquisa e ensino e as contribuições para a formação do professor de espanhol como língua estrangeira
(UNILA, 2016-08)Apresentase um trabalho de pesquisa e ensino realizado entre docentes e acadêmicos do Curso de Letras Português e Espanhol, considerando a posição geográfica do município de Foz do Iguaçu, fronteiriça com o Paraguai e ... -
Ensino de segunda língua: Uma contribuição para o desenvolvimento da competência interacional na escrita
(UNILA, 2016-08)O presente estudo visa a uma investigação acerca das dificuldades encontradas por falantes nativos de espanhol, aprendizes de português como segunda língua, quanto ao processamento textual de diferentes gêneros textuais, ... -
Entre duas águas: o fluxo entre o nacional e o universal em Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa
(UNILA, 2016-08)Ángel Rama, diz Antonio Candido, faz parte de uma “geração crítica” de intelectuais “participantes” e “desmitificadores” que “transformaram a cultura latinoamericana numa fecunda mediação entre a dimensão nacional e a ... -
Entre la heterogeneidad narrativa y la transculturación: Ángel Rama, Antonio Cornejo Polar y la interpretación de América Latina en clave cultural
(UNILA, 2016-08)La ponencia apunta a establecer una crítica comparada entre las aproximaciones teóricas del uruguayo Ángel Rama y el peruano Antonio Cornejo Polar. Mediante un contrapunteo entre la apuesta de Rama y su idea de ... -
Entre o pensamento liminar e o afrorrealismo: das considerações afrodiápóricas para uma crítica literária e hispanoamericana
(UNILA, 2016-08)De acordo com Boaventura de Sousa Santos (2014) a revisão de epistemologias modernas apresentase como desafio teórico para dar inteligibilidade a um mundo que, apesar de diverso, ainda possui dificuldades em articularse ... -
Ere con Ere con Ere: para além de regionalismos linguísticos, o “encontro” Rulfo, Rosa e Rivera
(UNILA, 2016-08)No presente trabalho, proponhome tratar do encontro estilístico e quiçá de visão de mundo entre três escritores latinoamericanos. A saber: o mexicano Juan Rulfo, o brasileiro João Guimarães Rosa e o chicano Tomás Rivera. ... -
Os erros/desvios fonéticofonológicos no ensinoaprendizagem de espanhol/LE para brasileiros
(2016-08)Os conhecimentos fonéticofonológicos da língua espanhola em contraste com a língua portuguesa são construídos no ensinoaprendizagem de espanhol/LE para o desenvolvimento das competências linguísticas. Comumente, os ... -
Escribir el yo y escribir el otro: experiencias de biografías y autobiografías en Hispanoamérica colonial
(2016-08)En esta ponencia, me propongo a analizar un conjunto de cuatro obras (las autobiografías de Úrsula Suarez, de Catalina de Euraso y de Francisco Manzano y el ensayo histórico biográfico de Vicuña Mackenna sobre Catalina ...