Entre o pensamento liminar e o afrorrealismo: das considerações afrodiápóricas para uma crítica literária e hispanoamericana
Resumo
De acordo com Boaventura de Sousa Santos (2014) a revisão de epistemologias modernas
apresentase como desafio teórico para dar inteligibilidade a um mundo que, apesar de diverso,
ainda possui dificuldades em articularse como tal. Tomandose como referencial o interesse pela
contribuição epistemológica de “afrosaberes”, considerandoo nas realidades hispanoamericanas de
suma importância, principalmente se enunciados a partir de seus próprios sujeitos e produções,
acreditase que os valores e representações ignorados por muitos podem contribuir de maneira
significativa para (re)compor o escopo de Crítica Literária HispanoAmericana consistente. Tratase
de colocar em prática os questionamentos feitos por Mignolo (2003) sobre a importância de revisar,
histórica e epistemologicamente, as disposições sobre o patrimônio crítico e criativo de vozes
culturais independentes. Este sentimento, que se acredita consenso no campo das Ciências Sociais,
apesar de sua natureza específica, encontra convergência entre os pensadores das Letras, como é o
caso do professor e crítico literário costariquenho Quince Duncan, no ensaio/manifesto “El
Afrorrealismo: una nueva dimensión de la Literatura Latinoamericana” (2006), que ao pensar os
critérios de compreensão do espaço do Negro e a Negritude na Literatura da Costa Rica. Desse
modo, a partir das disposições teóricas dos dois referenciais, “Afrorrealista” e “Decolonial”, busca-
se maior visibilidade das contribuições culturais africanas com vistas a dar uma maior visibilidade
ao negro e a negritude no processo de formação social e literária hispanoamericana por meio da
Literatura