Navegação por assunto "Ensino de história"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
(Even3, 2018-01-15)Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, ... -
Burdening History na Educação Escolar indígena: o que pensam as crianças Mbyá Guarani sobre as narrativas de Colonização do Brasil?
(Even3, 2018-01-15)À luz da Burdening History ou a “história difícil”, o presente texto 3 apresenta reflexões de uma pesquisa em estágio avançado sobre as narrativas de Colonização 4 do Brasil no Ensino de História em contexto escolar ... -
A ditadura militar em londrina desenvolvida por meio de aula oficina
(2014-10)O presente trabalho aborda a metodologia da Aula Oficina, com o uso de evidências, como possibilidade de intervenção em aulas de história no ensino fundamental, a partir dos pressupostos teóricos do Ensino de História ... -
Ensinar a aprender história: teoria e prática
(Proex/UNILA, 2018-11-30)A presente curso de extensão visa oferecer uma oportunidade de qualificação profissional a professores dos anos iniciais e alunos de graduação. Tem também como intuito estabelecer contato entre a universidade e a comunidade, ... -
Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
(2018-12-13)O objetivo deste estudo preliminar é ter uma amostra de como a obrigatoriedade curricular do ensino de história afro-brasileira, segundo a lei 10.639/03, foi recebida no curso de graduação em história, grau licenciatura e ... -
O ensino de História e as novas práticas metodológicas: abordagens e perspectivas via PIBID
(Unila, 2014-10)O presente trabalho visa apresentar de maneira geral algumas práticas metodológicas desenvolvidas pelo subprojeto de História da UNESPAR campus de Campo Mourão, como forma de apontar caminhos que vem dando certo no ... -
O ensino de história e o método dialógico
(Unila, 2014-10)Este texto discute uma perspectiva de ensino em História pautado na investigação e problematização de questões colocadas pelo presente, que é a realidade socialmente vivida e que traz significado e sentido para o aluno, ... -
Ensino de história e suas abordagens na sala de aula: a escrita na Mesopotamia
(Unila, 2014-10)A presente comunicação pretende mostrar o trabalho realizado pelos alunos do PIBID no curso de graduação em História da UENP, com os alunos dos o 6o ano das turmas “D” e “E”, no Colégio Estadual Luís Setti, na cidade de ... -
Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias
(Even3, 2018-01-15)Jörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade. O primeiro desafio são as incertezas e indefinições ... -
Entre ranços e encantos: que história devemos ensinar? Que histórias irão apreender?
(Even3, 2018-01-15)O presente texto reflete a preocupação com o Ensino de História, nas Séries Iniciais do fundamental I, desenvolvidos na cidade de Ponta Grossa/PR, no que se refere a precariedade de sua instrumentalização por parte dos ... -
A História da Vida como metodologia para o ensino de História
(Even3, 2018-01-15)As metodologias utilizadas em sala de aula, mais especificamente no que se refere ao Ensino de História, representam basicamente a forma como o professor demonstra sua concepção histórica. Muitas são as possiblidades ... -
Intervenção Pibid história UENP: mitologia grega e suas representações
(Unila, 2014-10)O presente trabalho pretende relatar a experiência de uma intervenção do PIBID- História/UENP realizada no colégio Rio Branco da Cidade de Santo Antônio da Platina – Paraná, com alunos de 1o Ano de Ensino Médio. A atividade ... -
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
(2018-12-17)Este trabalho teve o intento um mapear o livro didático manuseado em sala de aula, a partir da ótica do professor que o utiliza e propor outras fontes de conhecimento, e a execução de uma aula-oficina com estudantes que ... -
Oficina “Cine Afro”: o uso de filmes nas aulas de história e cultura Afro-Brasileira
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo relatar os resultados e experiências da oficina “Cine afro: o uso de filmes no ensino de História e cultura afro-brasileira e africana” desenvolvido pelos bolsistas do Projeto PIBID/História ... -
Padre Antônio Vieira e o Estudo do Brasil Colonial: Os Sermões como fontes Históricas e ferramentas didáticas
(Even3, 2018-01-15)Essa comunicação foi construída tendo como base um conjunto de experiências oriundas da prática docente na universidade. Formulada como estratégia didática para uma disciplina sobre História do Brasil Colônia, a utilização ... -
O peso do passado : currículos e narrativas no ensino de história das Ditaduras de Segurança Nacional em São Paulo e Buenos Aires
(2015-11-16)Esta tese propõe analisar o peso da história das Ditaduras de Segurança Nacional nos currículos e nas narrativas de jovens que terminaram, em 2013, a escolarização básica/obrigatória em escolas públicas da região central ... -
Uma ponte entre a Teoria e a prática: PIBID História dna Era Vargas
(Even3, 2018-01-15)O PIBID História UNICENTRO-PR, busca ressignificar os parâmetros de ensino de História, no Colégio Estadual João XXIII, a partir de suas experiências, desenvolvendo problematizações e a criticidade dos alunos, afastando-se ... -
O que aconteceu com as pessoas? A ditadura nos livros didáticos de História
(2018-11-23)O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a participação de civis na abordagem da última ditadura brasileira em livros didáticos de História, que circularam no país durante o final do regime e nas ...