Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias
Resumo
Jörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como
podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade.
O primeiro desafio são as incertezas e indefinições que se dão acerca das identidades
nacionais, antes coesas e unificadas, mas hoje confrontadas com multiplicidades étnicas e sub
e trans-identidades resultantes das migrações. A segunda questão desafiadora é aquela
relacionada à busca de uma identidade em meio a esta multiplicidade de identidades. Afinal,
quem somos em meio a estas novas identificações que caracterizam a contemporaneidade?
O terceiro desafio diz respeito aos ataques à racionalidade ocidental, tirando a
sustentação e a estabilidade de antigas concepções e verdades que são contestadas por estudos
pós-coloniais e pós-modernos. O quarto desafio reside no novo trato com a natureza, uma
relação que se redesenha e envolve as múltiplas identidades frente aos problemas ambientais e
as possíveis soluções, que agora despertam também uma reconfiguração da História em
relação ao meio natural