Itens para a visualização no momento 1-10 of 10

    • Agentes de apoio: quem apoia? 

      Clabonde, Rafael Luiz; Vieira, Ivanildo Henrique (2018-10)
      O presente trabalho se propõe como um relato participativo de trabalhadores da área da educação infantil municipal - agentes de apoio - de Foz do Iguaçu no Paraná, que buscam, a partir do relato de suas atividades, ...
    • Apropriações Teóricas e suas implicações na Educação Infantil: as jornadas de formação continuada do FEIPAR Pé Vermelho 

      Magalhães, Cassiana; Pitelli, Andrea; Dimitrovicht, Ludmila (Proex/Unila, 2017)
      Este trabalho tem como objetivo compartilhar dados do projeto de extensão intitulado: Apropriações Teóricas e suas implicações na Educação Infantil, protocolado na Proex da Universidade Estadual de Londrina. Como o projeto ...
    • O Ateliê da infância como espaço de interações e brincadeiras 

      Mota, Maria Renata Alonso; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira; Pereira, Cleusa Maria Moraes; Marinho, Andriele dos Santos; Souza, Anna Larissa; Maciel, Dayanne de Oliveira; Almeida, Daniela de Almeida; Ribeiro, Lóry da Silveira; Tarouco, Lisandra Soares; Garcia, Maiara Mesquita; Gomes, Ursula Silva Souza (Proex/Unila, 2017)
      O Ateliê da Infância, projeto que está vinculado ao Programa de Extensão Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi proposto com o objetivo de oportunizar ...
    • Características dos astros: sol e terra 

      Silva, Dheison Maicon da; Gambin, Gracieli Regina; Dorval, Greice; Trojack, Marineide Inês Mielke Lunkes (2018-08)
      O município de Itaipulândia, a exemplo da maioria dos municípios do Oeste do Paraná, elaborou, sob a coordenação do setor de educação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, o Currículo Básico para a ...
    • Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI 

      Beckers, Iohanna Elizabeth; Caten, Claudia Maria Ten; Dahmer, Adriane; Strieder, Izabel Paulina (2018-08)
      Através da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas ...
    • Ensaio crítico sobre o ensino de histórias e culturas dos povos indígenas em centro municipal de educação infantil, do município de Foz do Iguaçu/PR 

      Santos, Simone Rejane dos (2019-12-11)
      Comumente os professores da Educação Infantil realizam atividades sobre a temática indígena no dia 19 de abril, em comemoração ao “Dia do Índio”. Assim, entrevistamos 07 (sete) professores do Centro Municipal de Educação ...
    • O ensino de história na educação infantil: o trabalho com arquivos familiares com crianças de três a quadro anos na perspectiva da educação histórica 

      Silva, Jesuel Ferreira da (Even3, 2018-01-15)
      Neste estudo, objetivamos discorrer acerca da importância do uso de arquivos familiares no contexto da Educação Infantil no ensino de história. E para isso, refletimos sobre as contribuições da educação história na ...
    • Lacunas e possibilidades da aprendizagem histórica na Educação Infantil 

      Oliveira, Andressa Garcia Pinheiro de; Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos (Even3, 2017-01-15)
      O reconhecimento das crianças pequenas como cidadãs e a garantia de seu direito a educação são conquistas recentes 3 e estão relacionadas a trajetória de lutas e reivindicações dos movimentos sociais e também dos/as ...
    • Movimentos da Terra: dia e noite 

      Souza, Claudete Medeiros de; Balzzan, Edilson Carlos (2018-08)
      As crianças aprendem com seus interesses e curiosidades. Brincando e interagindo é que a aprendizagem se torna algo prazeroso. Um dos principais desafios é a formação profissional dos que trabalham com as crianças da ...
    • Práticas pedagógicas no contexto da sustentabilidade vivenciadas na educação infantil do campo 

      Gonçalves, Josiane; Almeida, Dircelia Alves; Menezes, Regiane de Souza; Fernandes, Denilsa dos Santos (Unila, 2014-10)
      Objetiva iniciar reflexão sobre o tema da sustentabilidade na Educação Infantil do Campo, a partir de duas atividades no âmbito do PIBID-Diversidade, a primeira numa escola de assentamento, a segunda na ciranda infantil ...