Agentes de apoio: quem apoia?
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Data
2018-10Autor
Clabonde, Rafael Luiz
Vieira, Ivanildo Henrique
Metadata
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O presente trabalho se propõe como um relato participativo de trabalhadores
da área da educação infantil municipal - agentes de apoio - de Foz do Iguaçu
no Paraná, que buscam, a partir do relato de suas atividades, dificuldades e
vivências cotidianas, refletir sobre o seu papel enquanto servidores públicos e o
limite de suas atribuições, direitos e deveres enquanto trabalhadores “perfeitos”
para educação infantil, desde que “perfeito” seja entendido como o mais
rentável economicamente possível. A metodologia utilizada foi a da
observação-participante/etnografia. Nossos resultados são o de constatação da
fragilidade jurídica que sustenta legalmente nossa função enquanto servidores
públicos municipais, o desamparo perante a hierarquia organizativa do
Município, a falta de vontade política-econômica de proporcionar saídas
satisfatórias para a classe e para as demandas da sociedade, e um porvir
incerto, perante o horizonte de uma possível ainda maior flexibilização das leis
trabalhistas de nível federal que poderá repercutir diretamente em nós,
trabalhadores brasileiros em geral, e Agentes de Apoio em Foz do Iguaçu de
forma específica