O ensino de história na educação infantil: o trabalho com arquivos familiares com crianças de três a quadro anos na perspectiva da educação histórica
Resumo
Neste estudo, objetivamos discorrer acerca da importância do uso de arquivos familiares no
contexto da Educação Infantil no ensino de história. E para isso, refletimos sobre as
contribuições da educação história na formação das crianças. Para atingir este objetivo,
construí a seguinte questão central para esta pesquisa: Como as crianças de três a quatro anos
constroem conhecimento acerca do passado a partir do uso de arquivos familiares. O trabalhar
com documentos históricos em sala de aula é uma das formas de relacionar o aluno com o
passado. A historiadora Hilary Cooper (2006, 2012) destaca o caráter estimulante do trabalho
com fontes históricas para as crianças. A concepção de aprendizagem histórica na qual se
fundamenta essa investigação tem como referência o campo da Educação Histórica. Toda
nossa investigação se baseará no método de pesquisa qualitativa. Tendo como referência os
pressupostos da pesquisa em colaboração, de acordo com a proposta da pesquisadora Ibiapina
(2008)