A utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamental
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Data
2014-10Autor
Tamada, Marcelo H.
Meira, Odair M.
Schadeck, Ruth J. G.
Mendonça, Márcia H.
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Uma análise do formato atual das escolas brasileiras, públicas ou privadas, revela com nitidez que
o modelo tradicional de ensino ainda é amplamente adotado, em detrimento de abordagens didático-
pedagógicas alternativas, que possibilitam maior interação do sujeito com o objeto do conhecimento. A
constatação de que, para muitos alunos, a exposição meramente teórica é insuficiente para o entendimento de
conceitos complexos, como aqueles envolvidos nos processos fisiológicos, levou à opção por uma
abordagem prática, em laboratório, adaptando e recriando um modelo que simulasse o funcionamento do
sistema cardiovascular. O objetivo foi buscar a concretização e internalização dos conceitos, não logrados
pela vertente exclusivamente teórica. Nesse contexto buscou-se trazer modelos que ultrapassassem a barreira
do abstrato, levando a uma conformação visual e tátil de fácil compreensão para que os alunos pudessem
conceber o funcionamento do sistema cardiovascular