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dc.contributor.authorTamada, Marcelo H.
dc.contributor.authorMeira, Odair M.
dc.contributor.authorSchadeck, Ruth J. G.
dc.contributor.authorMendonça, Márcia H.
dc.date.accessioned2017-10-03T19:48:00Z
dc.date.available2017-10-03T19:48:00Z
dc.date.issued2014-10
dc.identifier.issn2316-8285
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2619
dc.descriptionAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014pt_BR
dc.description.abstractUma análise do formato atual das escolas brasileiras, públicas ou privadas, revela com nitidez que o modelo tradicional de ensino ainda é amplamente adotado, em detrimento de abordagens didático- pedagógicas alternativas, que possibilitam maior interação do sujeito com o objeto do conhecimento. A constatação de que, para muitos alunos, a exposição meramente teórica é insuficiente para o entendimento de conceitos complexos, como aqueles envolvidos nos processos fisiológicos, levou à opção por uma abordagem prática, em laboratório, adaptando e recriando um modelo que simulasse o funcionamento do sistema cardiovascular. O objetivo foi buscar a concretização e internalização dos conceitos, não logrados pela vertente exclusivamente teórica. Nesse contexto buscou-se trazer modelos que ultrapassassem a barreira do abstrato, levando a uma conformação visual e tátil de fácil compreensão para que os alunos pudessem conceber o funcionamento do sistema cardiovascularpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectModelos didáticospt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciências e biologiapt_BR
dc.titleA utilização de modelos didáticos em aulas práticas sobre o sistema cardiovascular no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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