Práticas pedagógicas no período pandêmico: ação dos docentes da área de Física no curso de licenciatura em Ciências da Natureza - UNILA

Resumo

A pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social, para reduzir as taxas de contaminação e mortes entre os brasileiros culminaram em inúmeras transformações em toda a sociedade. O processo de ensino e aprendizagem desenvolvido nas universidades brasileiras, não passou inerte a tal realidade. Objetivo geral é de analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes da área de Física no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino - Americana (UNILA). A metodologia escolhida para seu delineamento pautou-se em pesquisa de campo, cuja coleta de dados ocorreu pela aplicação de um questionário enviado pelo Google Forms. Análise dos dados foi realizada de maneira qualitativa, consistindo, portanto, em um estudo de caso. Os resultados obtidos, evidenciaram que o ensino remoto exigiu inúmeras transformações na prática pedagógica, bem como, na maneira como os acadêmicos estavam acostumados a estudar. Portanto, o processo de aprendizagem se tornou ainda mais evidente durante a pandemia, se refletindo nos novos papéis assumidos pelos professores e pelos alunos, que precisaram ressignificar suas práticas para que o processo de formação no curso de física pudesse continuar ocorrendo. Por fim, evidencia-se que a pandemia de Covid-19 trouxe consigo inúmeros desafios lançados sobre os professores e acadêmicos de todo o país. Com o ensino remoto emergencial tivemos que aprender a lidar com as tecnologias de informação e comunicação cujas ferramentas permitem inovar o processo de ensino, entretanto, o contato presencial é imprescindível em múltiplos aspectos. La pandemia de Covid-19 y la necesidad de aislamiento social para reducir la contaminación y las tasas de mortalidad entre los brasileños culminaron en innumerables transformaciones en toda la sociedad. El proceso de enseñanza y aprendizaje desarrollado en las universidades brasileñas no ha permanecido inerte a esta realidad. El objetivo general de este estudio fue analizar las prácticas pedagógicas de los profesores de Física de la carrera de Ciencias Naturales – UNILA durante el período de pandemia COVID-19. La metodología elegida para su diseño se basó en una investigación de campo cuya recolección de datos se produjo mediante la aplicación de un cuestionario enviado a través de Google Forms. El análisis de los datos se realizó de forma cualitativa, por lo que se trata de un estudio de caso. Los resultados obtenidos mostraron que la enseñanza remota requirió numerosas transformaciones en la práctica pedagógica, así como en la forma en que los académicos estaban acostumbrados a estudiar. Por lo tanto, el proceso de aprendizaje se hizo aún más evidente durante la pandemia, reflejado en los nuevos roles asumidos por docentes y estudiantes, quienes necesitaron darle un nuevo significado a sus prácticas para que el proceso de formación en la carrera de física pudiera continuar ocurriendo. Finalmente, está claro que la pandemia de Covid-19 trajo consigo innumerables desafíos para docentes y académicos de todo el país. Con la enseñanza remota de emergencia tuvimos que aprender a lidar con las tecnologías de la información y la comunicación cuyas herramientas nos permiten innovar el proceso de enseñanza, sin embargo, el contacto presencial es fundamental en múltiples aspectos.

Abstract

The Covid-19 pandemic and the need for social isolation to reduce contamination and death rates among Brazilians culminated in countless transformations throughout society. The teaching and learning process developed in Brazilian universities has not remained inert to this reality. The general objective of this study was to analyze the pedagogical practices of Physics teachers in the Natural Sciences degree course – UNILA during the COVID-19 pandemic period. The methodology chosen for its design was based on field research whose data collection occurred through the application of a questionnaire sent via Google Forms. Data analysis was carried out qualitatively, therefore consisting of a case study. The results obtained showed that remote teaching required numerous transformations in pedagogical practice, as well as in the way academics were accustomed to studying. Therefore, the learning process became even more evident during the pandemic, reflected in the new roles assumed by teachers and students, who needed to give new meaning to their practices so that the training process in the physics course could continue to occur. Finally, it is clear that the Covid-19 pandemic brought with it countless challenges for teachers and academics across the country. With emergency remote teaching, we had to learn to deal with information and communication technologies whose tools allow us to innovate the teaching process, however, face-to-face contact is essential in multiple aspects.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.

Palavras-chave

práticas pedagógicas, Física, aprendizagem, COVID-19 (doença)

Citação