O uso do rap na elaboração de material didático antixenófobo para a educação linguística em português como língua adicional (PLA)
Carregando...
Data
2025-08-07
Autores
Santos, Lara Rafaely Holanda dos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A necessidade de um ensino de língua adicional crítico e abrangente vem tomando forma nos últimos anos. O campo de estudo da Linguística Aplicada (LA) vem se ocupando de discussões que priorizam percepções de ensino e abordagens para a implementação de uma educação linguística efetiva e crítica. Nessa perspectiva, o que se propõe na presente pesquisa é a elaboração de materiais didáticos de reexistência para o ensino de Português como Língua Adicional (PLA), bem como a análise das potencialidades que o material apresenta. Toma-se assim como recurso principal o rap como possibilidade de formação de falantes críticos, que não somente saibam utilizar as estruturas inerentes à língua, mas que também reconheçam as problemáticas que ocorrem no espaço de uso desta. Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se por ampliar o campo de estudo através de teorias e análises desenvolvidas para a criação do material didático em língua adicional utilizando o rap de um artista Cearense, RAPadura, viabilizando o trabalho com práticas identitárias e culturas de reexistência forjadas nesta região, com foco na educação linguística em PLA e o combate à práticas xenófobas. O estudo resultou na produção de um material didático para o ensino de língua adicional na perspectiva de uma educação linguística transgressora e de reexistência, incorporando os elementos apresentados.
Resumen
La necesidad de una enseñanza adicional crítica y completa del idioma ha tomado forma en los últimos años. El campo de estudio de la Lingüística Aplicada (LA) se ha ocupado de discusiones que priorizan percepciones de enseñanza y enfoques para la implementación de una educación lingüística efectiva y crítica. En esta perspectiva, lo que se propone en la presente investigación es la elaboración de materiales didácticos de reexistencia para la enseñanza del portugués como lengua adicional (PLA), así como el análisis de las potencialidades que el material presenta. Se toma así como recurso principal el rap como posibilidad de formación de hablantes críticos, que no solo sepan utilizar las estructuras inherentes a la lengua, sino que también reconozcan las problemáticas que ocurren en el espacio de uso de esta. Para el desarrollo de la investigación se optó por ampliar el campo de estudio a través de teorías y análisis desarrollados para la creación del material didáctico en idioma adicional utilizando el rap de un artista cearense, RAPadura, posibilitando el trabajo con prácticas identitarias y culturas de reexistencia forjadas en esta región, enfocándose en la educación lingüística en PLA y el combate a las prácticas xenófobas. El estudio resultó en la producción de un material didáctico para la enseñanza del idioma adicional en la perspectiva de una educación lingüística transgresora y de reexistencia, incorporando los elementos presentados.
Abstract
The necessity of a critical and comprehensive education in additional languages has increased in recent years. The field of Applied Linguistics has engaged in debates that prioritize learning perceptions and methodologies for implementing an effective and critical linguistic education. In this regard, this study proposes the creation of didactic materials of re-existence to teach Portuguese as an Additional Language (PAL) and analyzes their potential as an educational tool. We use rap as the principal resource, aiming to form critical speakers who can identify the issues that derive from the use of the language rather than just understanding its structure. To develop this research, we chose to expand the study field through theories and analyses developed to create didactic materials for additional language learning, using the rap of a Ceará-based artist, RAPadura. The study focuses on identity practices and re-existence cultures from the Ceará region, emphasizing PAL linguistic education and combating xenophobic practices. As a result, we produced a didactic material to teach an additional language from the perspective of transgressive linguistic education, integrating the elements mentioned above.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
Palavras-chave
educação linguística, português, xenofobia, material didático