Infância, migrações e a tríplice fronteira: um estudo das práticas de acolhimento, direitos linguísticos e a realidade das crianças imigrantes em escolas de Foz do Iguaçu
Carregando...
Data
2025-08-04
Autores
Mendes, Ana Luiza Alves de Almeida
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre infância e migração sob a perspectiva das Relações Internacionais, com foco na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. O estudo concentra-se em crianças imigrantes matriculadas no Ensino Fundamental I da rede pública municipal, buscando compreender os mecanismos de acolhimento e integração oferecidos pelo ambiente escolar. Pretende-se identificar os principais desafios enfrentados por essas crianças no processo migratório, bem como as estratégias adotadas pelo município e pelas instituições escolares para mitigar seus impactos. Considera-se a especificidade da cidade, localizada na Tríplice Fronteira com Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), local marcado pela presença significativa de comunidades estrangeiras, especialmente de origem árabe, o que contribui para uma diversidade linguística e cultural. A metodologia adotada é qualitativa, com ênfase na análise de aspectos subjetivos, incluindo observações em escolas e relatos de professores e alunos. A pesquisa também contempla revisão bibliográfica e documental sobre os temas centrais como infância, migração e fronteira, além da análise das políticas de acolhimento e das práticas linguísticas no contexto educacional da região. A relevância do estudo reside na necessidade de dar visibilidade à realidade das crianças imigrantes na Tríplice Fronteira. Espera-se contribuir para o campo das Relações Internacionais, propondo uma abordagem que valorize a diversidade cultural e linguística, incentive a participação ativa das crianças na formulação de políticas públicas e fortaleça os dispositivos de integração.
Resumen
Esta investigación busca analizar la relación entre infancia y migración desde la perspectiva de las Relaciones Internacionales, con especial atención a la ciudad de Foz do Iguaçu, Paraná. El estudio se centra en niños inmigrantes matriculados en la Escuela Primaria I del sistema público municipal de educación, buscando comprender los mecanismos de acogida e integración que ofrece el entorno escolar. El objetivo es identificar los principales desafíos que enfrentan estos niños en el proceso migratorio, así como las estrategias adoptadas por el municipio y las escuelas para mitigar sus impactos. Se considera la especificidad de la ciudad, ubicada en la Triple Frontera con Puerto Iguazú (Argentina) y Ciudad del Este (Paraguay), un lugar marcado por la significativa presencia de comunidades extranjeras, especialmente de origen árabe, lo que contribuye a la diversidad lingüística y cultural. La metodología adoptada es cualitativa, con énfasis en el análisis de aspectos subjetivos, incluyendo observaciones en escuelas e informes de docentes y estudiantes. La investigación también incluye una revisión bibliográfica y documental sobre temas centrales como infancia, migración y fronteras, además del análisis de las políticas de acogida y las prácticas lingüísticas en el contexto educativo de la región. La relevancia del estudio radica en la necesidad de visibilizar la realidad de la infancia inmigrante en la Triple Frontera. El objetivo es contribuir al campo de las Relaciones Internacionales proponiendo un enfoque que valore la diversidad cultural y lingüística, fomente la participación activa de la infancia en la formulación de políticas públicas y fortalezca los mecanismos de Integración.
Abstract
This research aims to analyze the relationship between childhood and migration from the perspective of International Relations, focusing on the city of Foz do Iguaçu, Paraná. The study focuses on immigrant children enrolled in Elementary School I in the municipal public school system, seeking to understand the reception and integration mechanisms offered by the school environment. The aim is to identify the main challenges faced by these children in the migratory process, as well as the strategies adopted by the municipality and schools to mitigate their impacts. The specificity of the city is considered, located in the Triple Border with Puerto Iguazú (Argentina) and Ciudad del Este (Paraguay), a place marked by the significant presence of foreign communities, especially of Arab origin, which contributes to linguistic and cultural diversity. The methodology adopted is qualitative, with an emphasis on the analysis of subjective aspects, including observations in schools and reports from teachers and students. The research also includes a bibliographic and documentary review on central themes such as childhood, migration and borders, in addition to the analysis of reception policies and linguistic practices in the educational context of the region. The relevance of the study lies in the need to give visibility to the reality of immigrant children in the Triple Frontier. It is expected to contribute to the field of International Relations, proposing an approach that values cultural and linguistic diversity, encourages the active participation of children in the formulation of public policies and strengthens integration mechanisms.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.
Palavras-chave
migração, infância, fronteiras, Foz do Iguaçu (PR)