Competitividade e inserção externa do Uruguai no comércio internacional: uma análise do período de 2000 a 2022

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Data

2025-04-30

Autores

Constant, Jeff

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Resumo

Esta dissertação tem como foco a inserção externa e a competitividade do Uruguai no período de 2000 a 2022, adotando uma postura positivista aliada à abordagem de Fajnzylber e Mandeng para analisar a competitividade sob uma perspectiva quantitativa. Sobretudo, esta dissertação busca examinar as particularidades do padrão de exportação do Uruguai e sua competitividade internacional nesse período. Em particular, propõe-se analisar a competitividade internacional do padrão de exportação uruguaio por meio da matriz de competitividade desenvolvida por Fajnzylber e Mandeng, considerando os mercados relevantes. Especificamente, examina-se o desempenho das exportações em cinco mercados distintos (MUNDO, OCDE, CHINA, ÍNDIA, MERCOSUL), a partir de: (1) a estrutura das exportações nesses diferentes mercados; (2) os dez principais grupos de produtos exportados para esses mercados; e (3) a competitividade do padrão de exportação do país nesses mercados. Além disso, propõe-se uma análise do padrão de comércio intra-industrial do país sob diversos aspectos. As análises baseiam-se nos dados de comércio do TradeCan, segmentados em seis subperíodos. Dessa forma, a pergunta central da pesquisa é: como a inserção externa afeta a competitividade internacional do país? Esta dissertação fundamentase na constatação de que a competitividade internacional do Uruguai entre 2000 e 2022 foi fraca no cenário global, devido à sua estrutura exportadora. Nos últimos anos, a inserção externa do país esteve fortemente associada a uma expansão do grau de abertura comercial, acompanhada por uma série de medidas voltadas à liberalização da economia no comércio externo. Esse processo ocorreu em paralelo à reprimarização do padrão de exportação. Os resultados indicam que os dez principais grupos de produtos exportados estão concentrados em produtos agrícolas e que o Uruguai possui uma estrutura de exportação voltada para recursos naturais. Adicionalmente, os dados mostram que o país possui uma estrutura de exportação baseada em grupos de produtos em declínio (Vulnerável e Em Retirada) nos diferentes mercados analisados. Em outras palavras, a demanda de mercado desses produtos está perdendo dinamismo e, além disso, eles não possuem alto valor agregado no comércio internacional. Por fim, a análise do comércio intra-industrial revela índices baixos, evidenciando uma grande diferença entre a composição dos grupos exportados e importados pelo Uruguai em relação aos seus principais parceiros comerciais, em particular EUA, Brasil, China e Índia. Resumen Esta disertación se centra en la inserción externa y la competitividad de Uruguay entre 2000 y 2022, adoptando una postura positivista combinada con el enfoque de Fajnzylber y Mandeng para analizar la competitividad desde una perspectiva cuantitativa. Ante todo, busca examinar las particularidades del patrón exportador de Uruguay y su competitividad internacional en dicho período. En particular, pretende analizar la competitividad internacional del patrón exportador uruguayo mediante la matriz de competitividad desarrollada por Fajnzylber y Mandeng, teniendo en cuenta los mercados relevantes. Específicamente, examina el desempeño de las exportaciones en cinco mercados diferentes (MUNDO, OCDE, CHINA, INDIA, MERCOSUR), con base en: (1) la estructura de las exportaciones en estos mercados; (2) los diez principales grupos de productos exportados a estos destinos; y (3) la competitividad del patrón exportador del país en dichos mercados. Además, propone un análisis del patrón comercial intraindustrial desde diversas perspectivas. Los análisis se basan en los datos comerciales de TradeCan, segmentados en seis subperíodos. De ahí surge la pregunta central de la investigación: ¿cómo afecta la inserción externa a la competitividad internacional del país? Esta disertación parte de la constatación de que la competitividad internacional de Uruguay entre 2000 y 2022 fue débil en el escenario global debido a su estructura exportadora. En los últimos años, la inserción externa del país ha estado fuertemente asociada con una expansión en el grado de apertura comercial, acompañada de una serie de medidas destinadas a liberalizar su economía para el comercio exterior. Este proceso ha ocurrido en paralelo con una reprimarización del patrón exportador. Los resultados indican que los diez principales grupos de productos exportados se concentran en productos agrícolas y que Uruguay posee una estructura exportadora centrada en los recursos naturales. Además, los datos muestran que la estructura exportadora del país se basa en grupos de productos en declive (Vulnerables y en Retirada) en los diferentes mercados analizados. Es decir, grupos cuya demanda en el mercado está perdiendo dinamismo y que, a su vez, no tienen un alto valor agregado en el mercado internacional. Asimismo, el análisis del comercio intraindustrial revela índices bajos, lo que evidencia una gran diferencia entre la composición de los grupos exportados e importados entre Uruguay y sus principales socios comerciales, en particular EUA, Brasil, China e India.

Abstract

This dissertation focuses on Uruguay's external insertion and competitiveness from 2000 to 2022, adopting a positivist stance combined with Fajnzylber and Mandeng's approach to analyze competitiveness from a quantitative perspective. Above all, it seeks to examine the particularities of Uruguay's export pattern and its international competitiveness during this period. In particular, it aims to analyze the international competitiveness of Uruguay's export pattern using the competitiveness matrix developed by Fajnzylber and Mandeng, considering the relevant markets. Specifically, it examines the performance of exports in five different markets (WORLD, OECD, CHINA, INDIA, MERCOSUR), based on: (1) the structure of exports in these markets; (2) the ten main groups of products exported to these destinations; and (3) the competitiveness of the country's export pattern in these markets. Additionally, it proposes an analysis of the country's intra-industry trade pattern from various perspectives. This dissertation is based on the observation that Uruguay's international competitiveness between 2000 and 2022 was weak on the global stage due to its export structure. In recent years, the country's external insertion has been strongly associated with an expansion in trade openness, accompanied by a series of measures aimed at liberalizing its economy for foreign trade. This process has occurred alongside the recent reprimarization of its export pattern. The results indicate that the top ten groups of exported products are concentrated in agricultural goods and that Uruguay also has an export structure focused on natural resources. Additionally, the data show that Uruguay's export structure is based on product groups in decline ("Vulnerable" and "Withdrawing") across the analyzed markets. In other words, these groups face decreasing market demand and, in turn, do not have high added value in the international market. Similarly, the analysis of intra-industry trade reveals low indices, highlighting a significant difference between the composition of exported and imported goods between Uruguay and its main trading partners, particularly the USA, Brazil, China, and India.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Economia.

Palavras-chave

competitividade, Uruguai, exportações, comércio exterior

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