A docuficcção e as memórias dos campos de concentração no Ceará de 1932: uma análise a partir de Currais (2019)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Autores

Freitas, Yara Ulisses de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho analisa o filme Currais (2019), de David Aguiar e Sabina Colares, uma obra híbrida do gênero docuficção que aborda as secas e a construção dos campos de concentração no sertão cearense, com foco em 1932. Esses campos, conhecidos como “currais do governo”, foram criados sob o discurso humanitário para conter os retirantes, mas na prática visavam manter a fome e a pobreza afastadas das elites urbanas. O objetivo é investigar como Currais (2019), por meio da docuficção, contribui para a construção de memórias contra-hegemônicas, dando voz a narrativas historicamente silenciadas, conforme proposto por Piper-Shafir et al. (2013). O artigo discute a conceituação da docuficção, contextualiza os eventos históricos retratados no filme e examina o momento de sua produção. Por fim, realiza-se uma análise fílmica, explorando as estratégias narrativas e visuais que reforçam a crítica social e histórica do filme. Resumen Este trabajo analiza la película Currais (2019), de David Aguiar y Sabina Colares, una obra híbrida del género docuficción que aborda las sequías y la construcción de campos de concentración en el sertón cearense, centrándose en 1932. Estos campos, conocidos como “corrales gubernamentales”, fueron creados bajo un discurso humanitario para contener a los refugiados, pero en la práctica buscaban mantener el hambre y la pobreza alejadas de las élites urbanas. El objetivo es investigar cómo Currais (2019), a través de la docuficción, contribuye a la construcción de memorias contrahegemónicas, dando voz a narrativas históricamente silenciadas, según lo propuesto por Piper-Shafir et al. (2013). El artículo discute la conceptualización de la docuficción, contextualiza los eventos históricos retratados en la película y examina el momento de su producción. Finalmente, se realiza un análisis fílmico, explorando las estrategias narrativas visuales que refuerzan la crítica social e histórica de la obra.

Abstract

This paper analyzes the film Currais (2019), directed by David Aguiar and Sabina Colares, a hybrid work in the docufiction genre that addresses droughts and the construction of concentration camps in the hinterlands of Ceará, focusing on 1932. These camps, known as “government corrals,” were created under a humanitarian discourse to contain migrants but were, in practice, aimed at keeping hunger and poverty away from urban elites. The objective is to investigate how Currais (2019), through docufiction, contributes to the construction of counterhegemonic memories, giving voice to historically silenced narratives, as proposed by Piper-Shafir et al. (2013). The paper discusses the concept of docufiction, contextualizes the historical events portrayed in the film, and examines the context of its production. Finally, it conducts a film analysis, exploring the narrative and visual strategies that reinforce the film’s social and historical critique.

Descrição

Palavras-chave

campos de concentração, fome, seca, pobreza

Citação