Tecendo a diversidade: um olhar crítico sobe as práticas das relações éticos-raciais em colégios municipais de Foz do Iguaçu/embasamento da Lei 10.639/03
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Data
2024
Autores
Lenz, Rosa Assanatú Baldé
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Resumo
No presente artigo abordamos a aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, através de um projeto de intervenção realizado no ano de 2023 na UNILA – Universidade da Integração Latino Americana, onde me formei em e Foz do Iguaçu e que teve continuidade em dois colégios municipais da cidade de Foz do Iguaçu/PR. Em sua aplicação o projeto visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a contribuição negra e africana na formação da sociedade brasileira, combater o racismo estrutural e valorizar a diversidade cultural. A pesquisa destaca a importância de descolonizar o currículo, as práticas educacionais e os lugares de poder a partir dos estudos da Professora Nilma Lino Gomes (2008). A prática de intervenção incluiu diversos autores contemporâneos que desafiam os paradigmas eurocêntricos no modelo educacional, além de abordar temas como diversidade cultural e gênero, incorporando ao debate em sala de aula experiências vividas por mulheres negras que residem em Foz do Iguaçu/PR. As considerações finais destacam a complexidade de trabalhar com relações étnico-raciais na sala de aula e a responsabilidade dos docentes na desconstrução de ideologias racistas.
Abstract
En este artículo abordamos la aplicación de la Ley 10.639/2003, que hace
obligatoria la enseñanza de Historia y Cultura Afrobrasileña en todas las escuelas brasileñas, a través de un proyecto de intervención realizado en 2023, en dos escuelas municipales de la ciudad de Foz de Iguazú. /PR. En su aplicación, el proyecto tiene como objetivo ampliar la comprensión de los estudiantes sobre la contribución negra y africana a la formación de la sociedad brasileña, combatir el racismo estructural y valorar la diversidad cultural. En la actividad de ruptura se utilizó un enfoque lúdico para eliminar la ambigüedad de algunos conceptos, discutir dudas específicas sobre la creación de la ley, además de realizar observaciones sobre su obligatoriedad en el currículo escolar. La investigación destaca la importancia de descolonizar el currículum, las prácticas educativas y los lugares de poder a partir de los estudios de la profesora Nilma Lino Gomes (2008). La práctica de intervención incluyó varios autores contemporáneos que cuestionan paradigmas eurocéntricos en el modelo educativo, además de abordar temas como diversidad cultural y género, incorporando al debate en el aula experiencias vividas por mujeres negras residentes en Foz do Iguazú/PR. Las consideraciones finales resaltan la complejidad de trabajar con las relaciones étnico-raciales en el aula y la responsabilidad de los docentes en la deconstrucción de ideologías racistas.
Descrição
Artigo apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.
Palavras-chave
Lei 10.639/2003, descolonização, relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira, história