Aspectos das TDIC e da Gamificação no ensino de português como língua estrangeira no município de Jardín América – Argentina.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Autores

Santa Cruz, Gustavo Catriel Esteban

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar e conhecer qual a possível contribuição e importância da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e da gamificação no âmbito educativo, especificamente no ensino de português como língua estrangeira (PLE) no município de Jardín América no estado de Misiones – Argentina. Com base teórica, o trabalho se ampara com análises das TDIC, da gamificação e do PLE. Primeiramente será apresentada a metodologia da pesquisa, na qual foi de abordagem qualitativa, na busca de conhecer a relação dos docentes e alunos e a motivação utilizada no ensino do português. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória no qual foi investigada e analisada a usabilidade das TDIC e a gamificação. Desta maneira, foi feita uma leitura e revisão de textos teóricos sobre o uso das ferramentas tecnológicas e jogos digitais no âmbito educativo e no ensino de PLE. Consequentemente os resultados encontrados refletem sobre a necessidade de formação e capacitação na área de TDIC e gamificação para utilizá-lo como recursos atraentes, significativos e transformadores. Este estudo contribui para um conhecimento da realidade do ensino de PLE, na cidade de Jardín América, como também para refletir a respeito da usabilidade e da formação continuada dos professores sob os aspectos das TDIC e gamificação.

Abstract

The objective of this study is to analyze and to find out what kind of contribution and importance can be made by the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and Gamification, and its influence in the learning process, specifically in the teaching of Portuguese as a foreign language (PFL) in the city of Jardín América, in the Province of Misiones – Argentina and. Based on theory, the investigation is supported by the analysis of the DICT, Gamification and PFL. First, the research methodology will be presented, it took a qualitative approach with the attempt to understand the relationship between teachers, students and the motivation strategies used in the Portuguese classes. For this purpose, an exploratory study was conducted, in which the usability of DICT and Gamification was investigated and analyzed. In this way, theoretical texts referred on the use of technological tools, digital games and its impact on teaching PFL were read and reviewed. Consequently, the results obtained of this work reflects on the necessity of improve the training career as well as the management of the differents elements of DICT and Gamification techniques, in order to use them as an attractive, meaningful and transformative resources. This study allows us to understand the reality of teaching PFL in the city of Jardín América, as well as to reflection on usability and continuous training of teachers under the aspects of DICT and Gamification.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.

Palavras-chave

tecnologia da informação, gamificação, Português, ensino-aprendizagem, comunicação.

Citação