Dimensões perceptivas sobre sustentabilidade no contexto acadêmico: uma análise multicasos em cursos de administração de Foz do Iguaçu – PR.

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Data

2024

Autores

Lacerda, Aline Cristiane Rocha

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Resumo

Esta pesquisa visa ampliar os debates sobre educação para a sustentabilidade, ao analisar, com base em estudos sobre o tema e investigações sobre aprendizagem social e organizacional, como os Cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior (IES) em Foz do Iguaçu integram a sustentabilidade em seus currículos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, que estabeleceu como estratégia de pesquisa a abordagem multicascos. Nas etapas de coleta e análise de dados foram utilizados métodos qualitativos. A pesquisa foi realizada em três IES, duas de caráter particular e uma pública, especificamente, nos Cursos de Administração de Empresas. A entrevista semiestruturada, com coordenadores, professores, e a entrevista em grupo, com os acadêmicos foram as principais técnicas de coleta de dados, complementadas por análises nos documentos oficiais das instituições. Os resultados revelaram que as IES analisadas têm se organizado para trabalhar a temática de sustentabilidade, embora o tema não seja evidenciado nos objetivos e no foco dos cursos. As disciplinas que envolvem o tema estão se desenvolvendo nos cursos e os professores têm trabalhado a sustentabilidade, baseando-se, na maior parte das vezes, em suas vivências sociais dentro e fora do âmbito acadêmico, mas sem considerar a perspectiva interdisciplinar que o tema requer, ou seja, o tratamento do tema é fragmentado e individualizado. Apesar de utilizarem diferentes estratégias de ensino, o que pode representar um modelo de ensino mais condizente com a educação para a sustentabilidade, é possível afirmar, a partir dos resultados obtidos, que, em algumas situações, os professores posicionam-se no sentido de adaptar a temática ao modelo tradicional de ensino em Administração. Empregam métodos convencionais de avaliação, incluindo provas, trabalhos e observações dos alunos em atividades. Nos três casos estudados, observou-se receptividade ao tema, com as IES oferecendo recursos e suporte para o fortalecimento da temática, como bibliotecas físicas e virtuais, parcerias com associações, eventos, palestras, campanhas, mostras científicas, entre outros. Mesmo com o ensino fragmentado, os resultados revelaram que as atividades acadêmicas têm tornado os acadêmicos mais conscientes e interessados em contribuir com a sociedade. Tendo como maior desafio a resistência em aprender sobre sustentabilidade. Os processos de aprendizagem social envolvendo a sustentabilidade mais mencionados pelos coordenadores e professores foram: aprendizado a partir da investigação e da reflexão; aprendizado a partir do compartilhamento de ideias e experiências na instituição e o aprendizado a partir da experiência, na prática. O significado do conceito de sustentabilidade mais evidenciado pelos acadêmicos foi que sustentabilidade é pensar nas gerações futuras. Em síntese, a análise dos resultados das três IES indica que suas diversas abordagens, quando compartilhadas, podem complementar-se mutuamente, contribuindo para a reorientação e o fortalecimento do tema da sustentabilidade nos cursos de Administração. Ademais, visando contribuir com a transposição do discurso da sustentabilidade para a prática, especialmente, nos currículos dos Cursos de Administração, um modelo de educação sustentável denominado SEARA foi proposto.

Descrição

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Energia e Sustentabilidade.

Palavras-chave

Sustentabilidade, Administração, Aprendizagem Social

Citação

LACERDA. Aline Cristiane Rocha. Dimensões Perceptivas sobre Sustentabilidade no Contexto Acadêmico: Uma Análise Multicasos em Cursos de Administração de Empresas de Foz do Iguaçu–PR. 2024. 177 f. Tese (Doutorado em Energia e Sustentabilidade) – Universidade Federal da Integração Latino Americana. Foz do Iguaçu, 2024.

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