Dimensões perceptivas sobre sustentabilidade no contexto acadêmico: uma análise multicasos em cursos de administração de Foz do Iguaçu – PR.
Carregando...
Data
2024
Autores
Lacerda, Aline Cristiane Rocha
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa visa ampliar os debates sobre educação para a sustentabilidade, ao analisar, com
base em estudos sobre o tema e investigações sobre aprendizagem social e organizacional, como
os Cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior (IES) em Foz do Iguaçu
integram a sustentabilidade em seus currículos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo
exploratória e descritiva, que estabeleceu como estratégia de pesquisa a abordagem
multicascos. Nas etapas de coleta e análise de dados foram utilizados métodos qualitativos. A
pesquisa foi realizada em três IES, duas de caráter particular e uma pública, especificamente,
nos Cursos de Administração de Empresas. A entrevista semiestruturada, com coordenadores,
professores, e a entrevista em grupo, com os acadêmicos foram as principais técnicas de coleta
de dados, complementadas por análises nos documentos oficiais das instituições. Os resultados
revelaram que as IES analisadas têm se organizado para trabalhar a temática de
sustentabilidade, embora o tema não seja evidenciado nos objetivos e no foco dos cursos. As
disciplinas que envolvem o tema estão se desenvolvendo nos cursos e os professores têm
trabalhado a sustentabilidade, baseando-se, na maior parte das vezes, em suas vivências sociais
dentro e fora do âmbito acadêmico, mas sem considerar a perspectiva interdisciplinar que o
tema requer, ou seja, o tratamento do tema é fragmentado e individualizado. Apesar de
utilizarem diferentes estratégias de ensino, o que pode representar um modelo de ensino mais
condizente com a educação para a sustentabilidade, é possível afirmar, a partir dos resultados
obtidos, que, em algumas situações, os professores posicionam-se no sentido de adaptar a
temática ao modelo tradicional de ensino em Administração. Empregam métodos
convencionais de avaliação, incluindo provas, trabalhos e observações dos alunos em
atividades. Nos três casos estudados, observou-se receptividade ao tema, com as IES
oferecendo recursos e suporte para o fortalecimento da temática, como bibliotecas físicas e
virtuais, parcerias com associações, eventos, palestras, campanhas, mostras científicas, entre
outros. Mesmo com o ensino fragmentado, os resultados revelaram que as atividades
acadêmicas têm tornado os acadêmicos mais conscientes e interessados em contribuir com a
sociedade. Tendo como maior desafio a resistência em aprender sobre sustentabilidade. Os
processos de aprendizagem social envolvendo a sustentabilidade mais mencionados pelos
coordenadores e professores foram: aprendizado a partir da investigação e da reflexão;
aprendizado a partir do compartilhamento de ideias e experiências na instituição e o
aprendizado a partir da experiência, na prática. O significado do conceito de sustentabilidade
mais evidenciado pelos acadêmicos foi que sustentabilidade é pensar nas gerações futuras. Em
síntese, a análise dos resultados das três IES indica que suas diversas abordagens, quando
compartilhadas, podem complementar-se mutuamente, contribuindo para a reorientação e o
fortalecimento do tema da sustentabilidade nos cursos de Administração. Ademais, visando
contribuir com a transposição do discurso da sustentabilidade para a prática, especialmente, nos
currículos dos Cursos de Administração, um modelo de educação sustentável denominado
SEARA foi proposto.
Abstract
Descrição
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Energia e Sustentabilidade.
Palavras-chave
Sustentabilidade, Administração, Aprendizagem Social
Citação
LACERDA. Aline Cristiane Rocha. Dimensões Perceptivas sobre Sustentabilidade no Contexto Acadêmico: Uma Análise Multicasos em Cursos de Administração de Empresas de Foz do Iguaçu–PR. 2024. 177 f. Tese (Doutorado em Energia e Sustentabilidade) – Universidade Federal da Integração Latino Americana. Foz do Iguaçu, 2024.