Projeto de revitalização de prédios para uso misto em Foz do Iguaçu: integrando a av. Juscelino Kubitscheck ao Parque Monjolo

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2023

Autores

Rondón, Emanuel Molina

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso para arquitetura e urbanismo, tem por tema a revitalização de espaços, com foco naqueles que se encontram localizados na área nobre da cidade de Foz do Iguaçu. O prédio revitalizado terá como principal característica a função mista, comercial e residencial, levando em consideração o entorno imediato e uma futura conexão entre o prédio e o Parque Monjolo. A fase inicial da pesquisa, trata-se da justificativa, os documentos e bases utilizadas para a elaboração da mesma. Sobre os conceitos chaves para a pesquisa se encontram tais como, revitalização, restauração, recuperação, vazios urbanos, “retrofit”, direito à cidade, termos utilizados amplamente para este tema. Na segunda fase da pesquisa, busca-se uma identificação mais detalhada daquele prédio e o entorno imediato que se encontra em estado de abandono, e que eventualmente poderia se converter num espaço útil, adequado para aquele determinado local. Após esses levantamentos se fará a proposta de um projeto arquitetônico direcionado para moradia, comércio e cultura, com foco nos estudantes da cidade, com o objetivo de trazer uma reforma e fazer o cumprimento da lei municipal de uso e cupação do solo juntamente com a função social da propriedade. Finalmente serão apresentados os resultados alcançados através dos levantamentos e a proposta realizada.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

Palavras-chave

revitalização; restauração; vazios urbanos; direito à cidade; especulação imobiliária; função social da propriedade

Citação