Avaliação de potencialidade e limitações do jogo Alquímica
Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as potencialidades e limitações do
jogo “Alquímica”, criado com a intenção de ensinar o conceito de reações químicas com
um enfoque histórico. O jogo foi projetado com design de jogos de tabuleiro modernos,
aumentando os elementos de decisão e estratégia e reduzindo os elementos de sorte.
Para isto utilizou-se do elemental tetrad (mecânica, estética, história e tecnologia) para
produção do jogo, tendo em mente um jogo educativo enquanto realizava este processo.
Para análise das potencialidades e limitações foi utilizado dois padrões em uma
perspectiva qualitativa: (i) regras implícitas e explícitas, (ii) Intencionalidade lúdica. No
primeiro padrão pode-se observar como a estrutura mecânica do jogo, a narrativa e
estética escolhidas podem favorecer uma atitude lúdica, assim como a decisão de quem
será o alquimista (condutor do jogo) apresenta algumas barreiras de jogabilidade aos
estudantes. O segundo parâmetro nos permitiu entender como a tecnologia escolhida e
as intenções de ensino de química nas regras agem quanto à interação destes elementos
com os estudantes.