O Canto do Teatro Musical Brasileiro: um Estudo de suas Intercorrências Observadas a partir das Vozes de Bibi Ferreira, Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o teatro musical brasileiro, com foco nas cantoras que fizeram e fazem muito sucesso na cena músico-teatral do país. A pesquisa explora as técnicas vocais, processos formativos e a evolução do canto, utilizando uma revisão bibliográfica e análise crítica para compreender as particularidades do teatro musical no Brasil e os desafios enfrentados pelas atrizes/cantoras para alcançar o sucesso nesse gênero. A figura central é Bibi Ferreira, atriz, cantora, diretora e produtora teatral, cuja versatilidade a levou a interpretar papéis memoráveis ​​tanto em produções nacionais quanto internacionais, consolidando-se como referência para futuras gerações de atrizes/cantoras de teatro musical no país. O estudo levanta indagações sobre o perfil profissional e vocal de Bibi Ferreira e sua possível contribuição para seu sucesso. Seria seu perfil uma fonte de inspiração para as cantoras de teatro musical contemporâneas no Brasil? Seu padrão vocal ainda se adequa aos padrões estéticos atuais? Para responder a essas questões, a pesquisa examina semelhanças entre os perfis vocais e profissionais femininos no teatro musical brasileiro entre a segunda metade do século XX e os primeiros anos do século XXI. Além de uma revisão bibliográfica sobre a trajetória da atuação feminina no teatro musical brasileiro, baseada nas pesquisas de VENEZIANO (1991, 2010), FREITAS-FILHO (2006), CARVALHO et. al (2008), FOLEGATTI (2011), CORRÊA (2016), PRADO (2020) e outros, também foi realizado uma revisão bibliográfica sobre as intercorrências do canto no cenário da música popular brasileira e do teatro musical brasileiro, embasada as pesquisas de LATORRE (2002), PICCOLO (2005), MACHADO (2007), RUBIM (2010, 2019), MARIZ (2013, 2016), SEVERIANO (2017) e outros. Por fim, baseando-se nos descritores da voz humana selecionados por McCOY (2004) e nos critérios de análise do canto popular brasileiro utilizados por PICCOLO (2006) e MACHADO (2012), o estudo compara o perfil vocal e profissional de Bibi Ferreira com quatro cantoras contemporâneas de destaque no teatro musical brasileiro: Alessandra Maestrini, Kiara Sasso, Amanda Acosta e Laila Garin. O resultado dessa pesquisa identifica as influências, inspirações e referências que ajudaram a moldar o padrão estético do canto no atual cenário do teatro musical brasileiro, assim como aponta quais são os requisitos técnicos necessários para a atuação e possível sucesso de uma atriz/cantora de teatro musical.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Teatro musical brasileiro; canto; Bibi Ferreira; características vocais

Citação