Relato de uma Professora-Pesquisadora sobre o Contexto Migratório Educacional em Medianeira: uma Reflexão sobre Acolher e Integrar na Educação Infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Arns, Dalva Machado de Souza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A cidade de Medianeira recebe frequentemente migrantes vindos de países vizinhos em busca de uma melhor qualidade de vida. Como, geralmente, esses migrantes vêm com a família, trazem consigo os seus filhos que precisam ser inseridos em instituições de ensino, sejam públicas ou particulares. Nesse momento surge toda a problemática apresentada no transcorrer deste trabalho que versa sobre o acolhimento e a recepção desses discentes migrantes no contexto escolar, para que esses se sintam parte integrante da comunidade escolar. Diante disso, este trabalho tem por objetivo relatar e refletir sobre os meios utilizados, por uma professora-pesquisadora quando em sala de aula e que no momento desta pesquisa atuava na coordenação pedagógica da SMED, para facilitar a recepção e acolhimento de crianças migrantes na Educação Infantil. Para tanto, foi elaborado um roteiro semiestruturado, composto de 15 perguntas dissertativas, e realizada uma entrevista, que foi gravada e transcrita, com essa professora-pesquisadora, cujo relato serviu para a reflexão sobre o acolher e o integrar os discentes migrantes no contexto de uma escola municipal de Medianeira, a partir dos pressupostos teóricos de Rajagopalan (2013), Magalhães (2013), Freire (1993), Salgado (2018), Bortoni-Ricardo (2015), entre outros. O relato apresentado pela professora, por meio da entrevista, comprovou uma realidade cotidiana vivenciada por muitos professores, as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes como pelos discentes, no caso deste estudo da rede pública municipal de Medianeira, em relação ao acolhimento, tão necessário para que os migrantes se sintam integrados e pertencentes ao ambiente escolar.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Tendo por orientadora a professora mestre Lívia Fernanda Morales.

Palavras-chave

Migração; educação Infantil; escola municipal; professor-pesquisador

Citação