ATE Foz: Proposta de Aplicativo para Aprender Espanhol Enfocado ao Setor Turístico de Foz do Iguaçu
Carregando...
Data
2022
Autores
Tavares, Silvia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este presente trabalho busca elaborar e apresentar um aplicativo (para smartphones que
utilizam o sistema operacional Android) de ensino de espanhol para trabalhadores do
setor de turismo da cidade de Foz do Iguaçu a partir de uma perspectiva translingue.
Primeiramente serão apresentados os conceitos de gamificação e aplicativos de línguas
que se encontram disponíveis na internet e que utilizam artifícios de jogos em seus
métodos de ensino. Serão abordadas noções de translinguagem e repertório linguístico
para então ser apresentado o aplicativo elaborado, chamado ATE Foz, mostrando como
foi seu processo de elaboração e as estratégias de ensino abordadas e como a
gamificação está presente nele. Este trabalho também apresenta como o aplicativo foi
recebido pelos usuários através de um questionário enviado para um grupo de pessoas
de diferentes idades, conhecimentos de tecnologia digital e nível de espanhol, que
testaram o aplicativo, respondendo questões de usabilidade e dificuldade encontradas
durante os testes e se ele se mostrou efetivo no que se propôs a executar.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
Palavras-chave
espanhol; turismo; ensino; gamificação; aplicativo de línguas